segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
SPORT BELÉM X TUNA LUSO SERÁ NA CURUZÚ
Tuna Luso 2 X 0 Time Negra
A Tuna Luso Brasileira venceu o Time Negra ontem (domingo) e conseguiu sua primeira vitória nesta 1ª fase do Campeonato e passou a ocupar a 5ª posição na tabela de classificação.
Correu um boato na cidade de que o jogo entre Tuna Luso e Time Negra seria de portões fechados aos torcedores por falta de um laudo de engenharia do estádio da Curuzú. Muita gente acreditou na falsa notícia e deixou de ir ao estádio. Quem conseguiu ser informado a tempo pode e ver a Lusa vencer o Time Negra pelo placar de 2 a 0, com direito a duas bolas na trave e muitos gols perdidos pelos atacantes cruzmaltinos. Com a vitória de ontem a Tuna Luso volta a respirar e sonhar com uma das duas vagas em disputa.
Na próxima rodada todos os jogos serão realizados na próxima quarta-feira e a Tuna joga contra o Sport Belém.
Os gols da Tuna foram marcados aos 15 minutos do primeiro tempo (Charles) e o segundo foi nos descontos da etapa final (Cleydir).
O goleiro Paulo Wanzeller chocou-se com o atacante Fabinho da Tuna e ambos se contundiram. O Time Negra não tinha médico no banco e o atendimento foi feito pelo médico da Tuna, Helton Nóvoa. O goleiro do Time Negra continuou em campo com um baque na cabeça enquanto que atacante Fabinho teve que ser substituido com ferimento no joelho.
De acordo com 99% dos torcedores da Tuna, a escalação que era para ter acontecido já no jogo de estréia contra o Castanhal foi colocada em prática neste domingo. Os autores dos gols estrearam ontem com a camisa da Tuna e foram decisivos com gols de Charles e Cleydir. Além de Charles e Cleydir, os jogadores Analdo e Fabinho entraram jogando e tiveram um bom desempenho na partida, dando mais rítimo ao time.
FICHA TÉCNICA:
Time Negra - Paulo Wanzeller; Cláudio Allax, Tobias, Diego e Bray; Pitbull, Billy, Augusto (Fábio) e Neto (Belo); Juba (Ferreira) e Tiago Silva.
Técnico: Didi Pereira.
Tuna Luso - Cléber; Cristóvão, Charles e Flávio; Pituta (Cleidir), Analdo, Japonês, Fininho e Joel (Hugo De Leon); Jailson e Fabinho (Negreti).
Técnico: Zé Carlos Pereira.
Local: Curuzu
Público: 386 pagantes / Renda: 3.430,00
Árbitro: Joelson Silva dos Santos
OS GOLS - Tuna Luso 1 a 0 - Charles - 15’ do 1º tempo / Tuna Luso 2 a 0 - Cleidir - 48’ do 2º tempo
Remo é o rei da baía
Clube vence por antecipação o campeonato de regatas, mesmo com páreos adiados
Por causa das ondas na baía do Guajará, a Federação Paraense de Remo (Fepar) suspendeu à quinta regata quando faltavam três páreos para conclusão da última prova do campeonato estadual de remo. Os três páreos, conforme acordo entre federação e clubes, serão no dia 8, quarta-feira, a partir das 9h. 'Não há condições para prosseguir com a regata. Está ventando muito e não vamos colocar em risco a integridade física dos atletas’’, disse Altair Bezerram, da Fepar. Já passavam das 12h quando o dirigente anunciou a decisão da Fepar. A competição começou com muito atraso, daí um dos motivos para a competição se alongar. De um páreo para outro houve até 30 minutos de espera. Mesmo assim o público não arredou pé da Estação. O ex-diretor do Remo Carlos Alberto da Silveira lembrou que, até então, nenhuma regata havia passado das 12h. 'É muito vento e se torna impossível remar. Achei muita demora da federação para fazer o anúncio da suspensão’’, criticou.
Dos oito páreos corridos, o Remo ganhou três, número suficiente para conquistar o título de campeão de 2010 por antecipação.
Com título definido em favor dos azulinos agora está em disputa a quinta regata. A briga é entre azulinos e tunantes. A Tuna, por enquanto, está na frente com quatro primeiros lugares. Remo tem três e o Paysandu, 1. Mas, na pontuação da regata, o Remo está liderando com 22 pontos, com a Tuna com 20 e o Paysandu com 10. O bicolor não tem mais chance. O Paysandu só ganhou o primeiro páreo - Single Skiff Junior. A participação alviazul está sendo considerada a mais fraca de todas as regatas. 'Nem dá pra atrapalhar o Remo’’, vislumbrou José Macieira, torcedor bicolor, visivelmente aborrecido com atuação do seu clube de coração. A torcida azulina fez barulho na Estação, afinal, são dez anos de jejum do Leão Azul no mar. Sua última conquista aconteceu em 2000, ainda sob direção de Carlos Alberto Silveira.
Com os 22 pontos de ontem e mais os 105 das outras regatas, o Remo soma 127 pontos. A Tuna vinha com 75, faturou 20, passou para 95. Saiu da terceira colocação para segunda. O Paysandu desceu para terceiro com 93 pontos (83 das quatro regatas e mais 10 de ontem).
Apoio - A Fepar vive extrema dificuldades, não tem recurso financeiro para custear seus eventos. 'Nossa situação é quase de penúria, pois não contamos com ajuda de nenhum órgão’’, avaliou Altair Bezerra. A situação crítica fez a federação excluir do seu orçamento os programas de regata. Guia que é distribuído entre torcedores no qual há toda informação dos páreos com nomes dos remadores. 'Felizmente conseguimos ajuda do vereador Wandick Lima, do PP, que nos deu medalha e os troféus’’, contou.
fonte: Amazônia Jornal - Edição 06/12/2010
LISTA OFICIAL DO TOP 1OO DA TUNA
domingo, 5 de dezembro de 2010
Tuna 2 X 0 Time Negra
JOGO NA CURUZÚ SEM TORCEDOR
Tuna encara o Time Negra
A Tuna Luso entra em campo, hoje, às 9h30, na Curuzu, disposta a se reabilitar na primeira fase do Paraense, após cair frente ao Castanhal (2 a 0), na abertura da competição. O adversário alviverde, o Time Negra, por sua vez, fará a sua segunda apresentação na condição de mandante, também buscando os primeiros três pontos. A ex-filial do Papão estreou empatando com o Sport (1 a 1). Os cruzmaltinos ocupam a lanterna do campeonato, com zero ponto, e dois gols negativos. Abaeté e Santa Rosa também ainda não pontuaram, mas levam vantagem na classificação por terem sofrido, cada um, apenas um gol na rodada passada.
A palavra de ordem entre os lusos é reabilitação. O técnico Zé Carlos, em conversa com os atletas os alertou de que o time não pode voltar a perder, sob pena de ficar mais perto da eliminação no campeonato. Pelas contas do treinador, a equipe que sofrer duas derrotas seguidas estará praticamente afastada da disputa pelas duas vagas à fase seguinte. "Não tem como, o campeonato e sem jogos de volta", observou. Nesta primeira fase cada time fará sete partidas, podendo somar 21 pontos, o que, no caso da Tuna, já não será mais possível em função da derrota para o Japiim.
Zé Carlos promoveu mudanças no time. Duas delas já eram esperadas: o zagueiro Charles e o volante Analdo substituem David e Euller, suspensos. O treinador prometia na sexta-feira estudar outras mudanças na defesa - lateral direita - e meio-campo. Ele preferiu, no entanto, não adiantar quem deixaria e quem entraria no time. O anúncio ficou de ser feito ontem, após o recreativo do time, quando esta edição já havia fechado. "O que posso assegurar é que outras alterações vão ocorrer", declarou.
O Time Negra é o quinto colocado, com um ponto, tendo 33% de aproveitamento. A equipe comandada pelo técnico Didi Pereira, recebeu mais quatro reforços, Cláudio Allax (lateral direito), Billy (lateral esquerdo), Blaya (volante) e Wellington (atacante), todos vindos do Paysandu, que, assim, segue sendo o maior fornecedor de jogadores do time. Os alvinegros esperam conquistar a primeira vitória no campeonato, tirando proveito do fator campo e ainda da necessidade de reabilitação do adversário. Os atletas relacionados para a partida encerraram os preparativos da equipe ontem com um recreativo.
fonte: Amazônia Jornal - Edição 05/12/2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Após cair na estreia do Campeonato Paraense, tunantes tentam corrigir erros para seguir na briga
Depois de tropeçar na estreia frente ao Castanhal (2 a 0), na quarta-feira, reabilitação passou a ser a palavra de ordem na Tuna Luso. Os cruzmaltinos admitem que a atuação do time, que se preparou por quatro meses para a primeira fase do Paraense, não foi a esperada na Cidade Modelo. "Deixamos a desejar em vários aspectos", afirma o técnico Zé Carlos.
Um dos problemas detectados pelo treinador e seus auxiliares no jogo foi a falta de objetividade. "Tivemos algumas chances, principalmente no segundo tempo, e não soubemos tirar proveito para conseguir um resultado melhor", diz o comandante luso. Mesmo com a derrota, Zé Carlos acredita que a Tuna teve bom desempenho técnico e tático. Mesmo assim, mudanças de ordem tática devem vir por aí
Entre os jogadores, o pensamento não é nada diferente do treinador. Segundo eles, o árbitro Joquetam Moreira Guimarães "teve uma atuação desastrosa", disse o atacante Jaílson. "Ele prejudicou bastante o jogo, aplicando cartões desnecessários e deixando de marcar faltas claras do adversário", completou o jogador. A direção da Lusa também não ficou nada satisfeita com a atuação do apitador. Segundo a assessoria do clube, a Comissão de Arbitragem deveria ter escalado um árbitro de melhor nível por se tratar de um confronto tradicional."
Joquetan expulsou quatro jogadores de campo, sendo dois da Lusa, no caso, o zagueiro David e o volante Euller. Provavelmente, vai entrar o Charles, na zaga, e o Analdo, no meio de campo, no lugar dos expulsos. A partir do treino de amanhã (hoje), é que vamos fazer as outras duas mudanças", explica o técnico da Lusa. A Águia do Souza jogará contra o Time Negra, às 9h30 deste domingo, na Curuzu.. Ontem o grupo se reapresentou, à tarde, no mesmo local, quando os jogadores que enfrentaram o Japiim foram submetidos a uma avaliação clínica com o médico Helton Nóvoa. Os atletas utilizados pelo treinador fizeram trabalho leve e os demais pegaram no pesado com o auxiliar técnico Mazinho.
Caso os cálculos do técnico Zé Carlos estejam certos, a Tuna não pode, em hipótese alguma, sofrer uma derrota no domingo, sob pena de ficar de fora da fase principal do Paraense. "Quem não conseguir pontuar nas duas primeiras rodadas estará praticamente fora da próxima etapa do campeonato", previu, na semana passada, o treinador. Apesar de o time não ter feito uma boa estreia, pelo menos um jogador conseguiu agradar. O meia Fininho, único do elenco vindo de fora - futebol mineiro - se saiu muito bem, na avaliação da comissão técnica.
fonte: Amazônia Jornal
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
A TORCIDA FEZ A SUA PARTE!
Antes que seja tarde!
TUNA LUSO PERDE PARA O CASTANHAL
A Tuna Luso, ao contrário do que todo mundo esperava, iniciou o jogo de forma apática, sem criatividade e com seu meio campo completamente perdido em campo. A defesa batia cabeça em todo momento e não se entendia. O centro avante Jailson ficou isolado no campo do adversário e não criou muita coisa. Aos dez minutos de jogo a defesa da Tuna falhou e o pequeno jogador Helinho conseguiu fazer o primeiro gol de cabeça. O Castanhal continuou pra cima da Tuna e o goleiro Cléber fez algumas boas defesas importantes que evitaram um placar mais dilatado.
A Tuna jogou muito mal no primeiro tempo e depois das expulsões (duas para cada time) as substituições do lado cruzmaltino demoraram muito para serem feitas pelo técnico Zé Carlos. Sem criação e combate no meio-campo, as coisas se complicaram para o goleiro Kleber, da Tuna. Evair, Cristovão e David não se entendiam na defesa.
No segundo tempo as equipes voltaram sem muitas mudanças. A Tuna tentou buscar o empate e o Castanhal, sem o mesmo pique do primeiro tempo, cedeu algum espaço ao adversário. Aos 25 min. do segundo tempo o jogador Hugo Deleon, da Tuna, cometeu um penalti infantil e desnecessário e Helinho cobrou e fez 2 a 0 para o Castanhal.
A Tuna precisa corrigir urgentemente posicionamentos na zaga e no meio campo. Zé Carlos terá que entrar com um esquema de jogo mais ofensivo no domingo que vem pois precisa vencer de qualquer forma para pensar em classificação. Na opinião dos torcedores da Tuna que estavam presentes no estádio, o jogador Analdo nunca deveria ter ficado no banco de reservas e deveria pelo menos ter entrado logo após as expulsões, ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo as equipes voltaram sem muitas mudanças. A Tuna voltou buscando o empate e o Castanhal, sem o mesmo pique do primeiro tempo, cedeu espaço ao adversário que ainda tentou uma reação mas sem êxito. Aos 25 min. do segundo tempo o jogador Hugo Deleon, da Tuna, cometeu um penalti infantil e desnecessário. Helinho cobrou e fez 2 a 0 para o Castanhal.
Na opinião dos torcedores da Tuna que estavam presentes no estádio, o jogador Analdo deveria ter entrado já no início do segundo tempo ou pelo menos logo após as expulsões que aconteceram, ainda no primeiro tempo.
Na reapresentação de hoje o técnico Zé Carlos terá que conversar com o elenco para acertar e corrigir os erros que contribuíram para a derrota de ontem.
FICHA TÉCNICA DO JOGO:
Castanhal: Ângelo; Thiago Gaúcho, Neném, Preto Barcarena e Souza; Ricardo Capanema, Paulinho 47, Soares (Iraílson) e Flamel; Helinho (Maílson) e Branco. Técnico: Luis Carlos Apeú.
Tuna Luso: Cléber; Cristovão, David, Evair, Hugo Deleon (Cledir) e Fininho; Euller, Pituta (Joel), Japonês (Analdo); Júnior e Jaílson. Técnico: Zé Carlos
Cartões amarelos: Flamel (Castanhal) e Cristóvão (Tuna) Cartões vermelhos: Euller, David (Tuna Luso), Flamel e Ricardo Capanema (Castanhal)
Local: Maximino Porpino Filho (Castanhal)
Renda: não divulgada
Público: não divulgado (tinha mais de 2.000 torcedores no estádio)
Árbitro: Joquetan M. Guimarães
GOLS: Castanhal 1 a 0: Helinho aos 10’/1º tempo // Castanhal 2 a 0: Helinho aos 25’/2º tempo (pênalti)
RESULTADOS DA 1ª RODADA:
Ananindeua 2 x 1 Abaeté
Santa Rosa 1 x 2 Parauapebas
Sporte Belém 1 x 1 Time Negra
Castanhal 2 x 0 Tuna Luso
CLASSIFICAÇÃO:
1º CASTANHAL - 03 pts
2º ANANINDEUA - 03 pts
3º PARAUAPEBAS - 03 pts
4º SPORTE BELÉM - 01 pt
5º TIME NEGRA - 01 pt
6º SANTA ROSA - 0 pt
7º ABAETÉ - 0 pt
8º TUNA LUSO - 0 pt


