Escrevo essa Coluna para o mês de Junho com muita tristeza e amargura no meu coração, pois vejo hoje o Celotex caindo pelas ladeiras, para vocês terem uma ideia, o campeonato paraense de Celotex já contou com mais de vinte Clubes, vou citar alguns do meu tempo, comecei a jogar em 1969, tinham vários, como o Clube do Remo, Paysandu, Tuna Luso Brasileira, Santa Cruz, Bancrevea, CSSA, Bangu, Sacramenta, Icarai, Imperial, Astro, Rodoviário, Vasco da Gama, Coral, Cometas, Estoril e outros que não me lembro agora, times famosos que deixaram saudades como esse do Clube do Remo, Amiltom, Ailton, Ledo, Ruy Barros, Luis Nunes, Ledo e Botelho, o do Paysandu com Plínio, Hélio Cardoso, Jorge Costa, Mourãozinho, Argemiro França, esse do Santa Cruz, com Ailton, Bahia, Batista, Miro, outro do Remo, com Ruy Barros, Botelho, Celio França, Bibi, o CSSA com Guilherme, Ferreirão, Ailton, Batista, Luis Olavo e Ledo, o da Tuna com Batista, Ferreira, Luis Nunes, Cândido, Ailton, outro do Remo com José Viana, Celio França, Bibi, Geraldo França, Ruy Barros e Batista, assim vai, tinha também um time que jogavam só a garotada, como o Icaray, tirando o dono do time que era o velho Bechara, o resto era só garoto, Tati, Nery, Manoel, Tany, a mesa era na casa do Bechara, treinavam todo dia e toda hora, muita saudade também da Tuna Luso na Rua da Quintino Bocaiuva, do saudoso sanduiche de leitão com guaraná depois do treino, nessa época eu jogava no Juvenil da Tuna ( 1969 ), o timaço do CSSA, bi-campeão de 1971/72 ou 72/73, não estou bem lembrado, depois dos jogos, tinha muito Room Montilla com pastel de carne na beira da piscina ou os titulos que o Paysandu ganhava com os meus amigos Plínio e Helio Cardoso, muita cerveja e bolinhos de Bacalhau, uma verdadeira fartura, ou no Santa Cruz, quando campeão, saia muito tira gosto e muitas grades de cerveja, lá no bairro da Pedreira, o tri-campeonato do Bancrevea com um time de craques como Miro, Ailton, Batista, Guilherme e Ventania, era garrafa de Vinho e fartas fatias de salame com queijos do marajó, agora mesmo, soube por um amigo do Celotex, pois estou a quase um ano afastado das mesas, que o Torneio Inicio de Celotex não deram nem Troféu aos campeões, nem medalhas e nem premio, outra coisa que não se ve mais no Celotex, são as notas dos jogos nos Jornais de Belém do Pará, antes saia numa pagina inteira com fotos grandes e lances das partidas, hoje sai uma notinha que você tem que ve com lupa, as salas dos jogos ficavam lotadas de botonistas e torcedores, era um barulho muito grande, hoje não dá mais de cinco torcedores e mais os dois times, não vejo mais aquela amizade sincera nos botonistas depois dos jogos, são gozações maldozas e que afasta as pessoas do esporte tão querido do nosso Pará, para voces terem uma ideia, o campeonato de Celotex de 2008, estão participando 4 equipes, assim mesmo porque o Estoril pertence ao Imperial, além dos dois mais o Remo e Paysandu, antes no mesmo domingo, os torcedores e amantes desse esporte, ficava indeciso, pois no mesmo domingo jogavam Remo x Santa Cruz na mesa do Remo e na Mesa do CSSA, jogavam CSSA e Paysandu e tinha ainda Tuna x Icaray, todos os jogos com casa cheia, agora diminuíram as mesas, trocaram as bolas de lã por borracha, botão de madeira por PVC, goleiro de acrílico, e nada contribuiu para o crescimento do Celotex, ultimamente perdemos logo de cara o São Domingos que tinha voltado as mesas, depois o Cometa, por ultimo agora o Astro, pelo andar da carruagem, para o ano que vem teremos menos times ainda, espero que e
steja errado, paro agora e fico aqui torcendo pelo
CELOTEX.
