sábado, 8 de novembro de 2008

Portuguesa de Desportos em Belém do Pará



Atendendo ao pedido de um amigo, que solicitou no orkut uma foto da Portuguesa jogando em Belém ou jogando contra a Tuna Luso, estamos divulgando uma foto da Portuguesa de Desportos em Belém. Segue também um breve histórico do acontecido naquela época.

Em 1946 a Tuna Luso Brasileira, após ouvir e negociar com Paysandu e Clube do Remo, mandou buscar a delegação da Portuguesa de Desportos, de São Paulo, para realizar uma temporada futebolística na capital paraense. Na última hora o Clube do Remo retirou-se da jornada, motivo pelo qual os Srs. Navas Pereira e Waldemiro Martins Gomes, particularmente responsabilizaram-se pela temporada Lusa em Belém. Se tivesse lucro financeiro seria repassado para a Tuna Luso mas em caso contrário o prejuízo seria dividido entre os dois cruzmaltinos. Aconteceu que no final da estadia os dois tiveram de desembolsar mais de trinta mil cruzeiros (moeda daquela época) .

Independentemente do prejuízo assumido, em fevereiro de 1946, o presidente Waldemiro Ribeiro recebeu a delegação da Portuguesa de Desportos em Belém para a realização do torneiro.

Os resultados desta temporada foram os seguintes:

Portuguesa 4 x 0 Tuna Luso Brasileira
Portuguesa 1 x 2 Paysandu Spot Club
Portuguesa 1 x 3 Combinado Tuna Luso e Clube do Remo

Após o terceiro jogo da Portuguesa em Belém ficou acertado que um quarto jogo seria realizado. Uma revanche entre Portuguesa e Paysandu, que não veio a contecer por razões que desconhecemos.

E esta foi a breve história da Portuguesa em Belém em 1946!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

5ª e decisiva Regata será domingo no Ver-o-Rio


Acontece neste domingo, 09/11, nas águas barrentas da baia de guajará a V e última regata do campeonato paraense de remo 2008.
O Paysandu lidera as regatas com 23 vitórias, seguido pela Tuna Luso com 20 vitórias e na lanterna o Clube do Remo com apenas 1 vitória.
Se o Paysandu vencer a regata será hepta campeão. Certamente que os atletas da Tuna Luso não deixarão isso acontecer!
Todos estão convidados para torcerem pela "Rainha do Mar" neste domingo, a partir das 08:00h, no Ver-o-Rio.

Campeonato Paraense de Remo - 2008

Classificação Geral
Clubes-1o. Lugares/2o. Lugares/3o. Lugares

Clube do Remo-1/2/2
Payssandú Sport Club
-22/16/0
Tuna Luso Brasileira-20/11/0

Resultado da IV Regata
Clube do Remo
-1/0/1
Payssandú Sport Club-4/5/0
Tuna Luso Brasileira-6/2/0


Resultado da III Regata
Clube do Remo-0/0/0
Payssandú Sport Club-7/4/0

Tuna Luso Brasileira-4/5/0

Resultado da II Regata
Clube do Remo-0/1/2
Payssandú Sport Club-6/3/0
Tuna Luso Brasileira-5/3/0


Resultado da I Regata
Clube do Remo-0/0/0
Payssandú Sport Club-5/3/0
Tuna Luso Brasileira-5/2/0

Patrocinadores e colaboradores que participaram da conquista da Copa do Centenário 2008


Comunidade Luso-Brasileira (Pará)




SPA Amazônia

SEEL-Pará

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Site PORTAL BRASILEIRÃO!



Confira as novidades do site PORTAL BRASILEIRÃO! Com o Campeonato Brasileiro bem próximo do final, chegou a hora dos torcedores escolherem os melhores deste Brasileirão. Pensando nisso, o nosso Portal criou a eleição da Seleção do Brasileirão 2008, através de enquetes em que os visitantes do site poderão escolher os melhores jogadores em cada posição, além do melhor técnico e da revelação do campeonato.
http://www.portalbrasileirao.kit.net/

Brasinha ganha o seletivo

Sport Belém derrota o Time Negra por 3 a 2, na curuzu, e é o campeão da segunda divisão do Estadual

O Sport Belém é o campeão do Torneio Seletivo do Campeonato Paraense de 2009, a segunda divisão da competição estadual. Ontem à tarde o Brasinha venceu o Time Negra na Curuzu por 3 a 2 e foi a dez pontos, um a mais que o Papão B, que já estava classificado para a primeira fase do Parazão. Na outra partida da quinta rodada o Abaeté goleou o Independente por 7 a 1. A primeira fase do Campeonato Paraense começa dia 18 desse mês e vai até o dia 16 de dezembro. Os confrontos da primeira rodada (ver quadro) já estão definidos.
fonte: Amazônia - Edição de 05/11/2008

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Tuna Luso conquista Copa dos Clubes Campeões do Centenário

Assista alguns momentos do jogo:
http://www.youtube.com/watch?v=tiSG2vk5XvE

Nem a desistência da dupla RE x PA ofuscou o brilho da Copa dos Clubes Campeões do Centenário, promovida pela Federação Paraense de Futebol e encerrada na tarde de domingo (02.11.2008) no Estádio Olímpico do Pará (MANGUEIRÃO), com a conquista histórica a Tuna Luso Brasileira, que empatou em 0 x 0 com o União Esportiva, representado na competição pelo Clube Municipal de Ananindeua. A decisão aconteceu na preliminar de Águia de Marabá (PA) 1 x 2 Duque de Caxias (RJ), pela Série “C” do Campeonato Brasileiro.Vencedores na estréia da Copa, alvi-negros e cruzmaltinos, que não tomaram conhecimento dos chamados titãs do futebol paraense, realizaram uma partida de bom nível técnico, embora o desgaste físico provocado pelo sol causticante, não tenha permitido um futebol de extrema velocidade.Jogando com cautela, diante de um time bem agressivo, a cruz de malta soube neutralizar as principais investidas do União, chegando ao título depois de noventa minutos de 0 x 0, beneficiada pelo saldo de gols. Na abertura da competição a Tuna Luso, marcou 3 x 1 sobre o Clube do Remo e o União Esportiva derrotou o Paysandu Sport Club por 2 x 1.Tuna Luso: Flávio, Michel (Nicolas), João Gomes, Evair e Paulinho; Catita, Érick, Dimico (Cássio), Marlindo (Thiago); Marcelinho (Elber) e Junior Moraes (Vitinho). Técnico: Reginaldo Mesquita.União Esportiva: Jonathan, Paulinho (Jones), Junior, Felipe Bragança e Devair (Thales Macarrão); Dudu, Robson (André Mensalão), Rai (João Luis) e Diego; Del Curuçá (Alex Silva) e Cléo. Técnico: João Gabriel.Arbitragem: Olivado Moraes, Assistentes: Heronildo Freitas e Arlene Barreto e o 4º Árbitro: Fernando José de Castro Rodrigues.

Copa dos Campeões do Centenário do Campeonato Paraense

Classificação final da Copa Centenário
POS/TIMES/PG/J/V/E/D/GP/GC/SG
1° Tuna 3/1/1/0/0/3/1/ 2
2° União Esportiva 3/1/1/0/0/2/1/ 1
3° Paysandu 0/1/0/0/1/1/2/-1
4° Remo 0/1/0/0/1/1/3/-2
ARTILHEIROS:
1 Gol:
Jr. Moraes, Cássio e Paulinho (TUNA)
Paulo de Tássio (PAYSANDU)
Cicinho (REMO)
Cléo e Tales Macarrão (UNIÃO ESPORTIVA)

1ª Fase - Classificatória
1ª rodada Jogos Data Dia Hora Local
Paysandu 1 x 2 União Esportiva 18.10 SÁB 15:00 Mangueirão
Tuna Luso 3 x 1 Clube do Remo 18.10 SÁB 17:00 Mangueirão

2ª rodada (CANCELADA)
Tuna Luso x União Esportiva 01.11 SÁB 15:00 Mangueirão
* Clube do Remo x * Paysandu 01.11 SÁB 17:00 Mangueirão
* Remo e Paysandu desistiram da competição.

3ª rodada (CANCELADA)
União Esportiva x * Clube do Remo 08.11 SÁB 15:00 Mangueirão
* Paysandu x Tuna Luso 08.11 SÁB 17:00 Mangueirão
* Remo e Paysandu desistiram da competição.

Final
Jogos Data Dia Hora Local
Tuna 0x0 União Esportiva 02.11 DOM 14:00 Mangueirão
*OBS: TUNA LUSO (CAMPEÃ)

fonte: Redação FPF

Tuna comemora título da Copa do Centenário, mas mantém pé no chão

Apesar de o time ter chegado ao seu objetivo, conquistando o título da Copa do Centenário, o técnico da Tuna Luso, Reginaldo Mesquita, afirmou, ontem, por telefone, que esperava um pouco mais de sua equipe no torneio promovido pela Federação Paraense de Futebol (FPF). Na avaliação do treinador, o fato de a Lusa ter treinado bastante, a produção da onzena deveria ser acima do que foi mostrado. 'A preparação que tivemos foi muito puxada e a minha expectativa era a de que o grupo apresentasse um futebol melhor do que apresentou nos dois jogos que disputou', alegou. Mesquita ressaltou, por outro lado, que o grupo soube manter a humildade.
''Depois da vitória sobre o Remo (3 a 1) temi um pouco que o resultado fosse mexer com a cabeça dos meus jogadores', contou. 'Mas conseguimos trabalhar essa questão com o grupo, que manteve os pés no chão', completou. O fato de Remo e Paysandu terem desistido de continuar disputando o torneio, na opinião do técnico, tirou um pouco do brilho da competição. 'Independentemente das condições em que estão, Remo e Paysandu são, sem dúvida, as grandes atrações. Todo time quer vencê-los. Com a Tuna não é diferente', observou.
'Sobre o empate com o Time Negra, na final do torneio, o treinador afirmou que o resultado ficou de bom tamanho em função de a Lusa ter perdido, logo no começo do jogo, o seu principal articulador. 'A saída inesperada do Marcelinho, o nosso melhor jogador de meio-campo, influenciou muito no rendimento do time', avaliou.
'Ontem o dia foi de folga para os jogadores e comissão técnica. Hoje, às 10h30, o elenco festejará a conquista do torneio com um almoço na churrascaria Pavan. 'Será uma coisa simples, só para os atletas, que estão começando na carreira, ficarem sabendo que cada conquista, a mais simples possível, é sempre acompanhada de algum tipo de premiação', declarou Mesquita. O treinador pretende, a partir de amanhã, voltar com toda a carga ao trabalho. 'Temos o Parazão pela frente. É uma competição bem diferente, com jogos mais difíceis e todo mundo de olho no título', afirmou.
por:Amazônia - Edição de 04/11/2008

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Águia volta a se complicar após derrota para o Duque


BELÉM (PA) - Sem muita criatividade e, como de praxe, desperdiçando algumas oportunidades cristalinas de gol, o Águia voltou a tropeçar, em casa, em partida válida pela 9ª rodada do octogonal final da Série C do Campeonato Brasileiro. Dessa vez, o algoz foi o Duque de Caxias (RJ), que arrancou três pontos da equipe aguiana, ao vencer o embate de virada por 2 a 1. Para o representante paraense, o único gol foi marcado pelo volante Gleydson. O visitante conseguiu a virada com dois tentos assinalados pelo armador Dudu. Mesmo com o tropeço, o Águia é o quarto colocado. E na rodada seguinte, quarta-feira, medirá forças contra o Brasil de Pelotas (RS), fora de casa, e precisará pontuar, sob pena de complicar ainda mais a sua manutenção no G-4, grupo de equipes que subirá à segunda divisão do Brasileirão. Já o Duque de Caxias volta ao Rio de Janeiro para enfrentar o temido Atlético (GO).
CLASSIFICAÇÃO ATUAL
CLUBE/PG/JG
1-Atlético-GO/21/9
2-Campinense-PB/15/9
3-Duque de Caxias-RJ/13/9
4-Águia-PA/12/9
5-Confiança-SE/12/9
6-Guarani-SP/11/9
7-Brasil-RS/10/9
8-Rio Branco-AC/7/9
fonte: Diário do Pará - Edição de 03/11/2008

Empate dá Copa do Centenário à Tuna



Nova Taça
Lusa joga mal, mas quebra jejum de mais de uma década sem títulos

A comemoração dos jogadores da Tuna pela conquista do título da Copa Centenário, após o empate sem gols, ontem à tarde, diante o União Esportiva, no Mangueirão, contrastou com tudo o que envolveu a disputa do torneio. Da criação da Copa para que se colocasse em atividade Remo e Paysandu após o fracasso na Série C à participação pífia e desinteressada desses dois times, passando pelo descaso justificável da torcida, tudo deu errado. Como a final foi o dia mais importante, a partida não poderia desapontar. Mas, com todo esse histórico, era de se esperar que a final terminasse 0 a 0 e com atuações sem nenhuma inspiração.
A 'cereja do bolo' foi o troféu entregue ao time campeão. A Federação Paraense de Futebol (FPF) encomendou um troféu de cristal de uma empresa catarinense, mas o objeto não foi bem embalado e chegou em vários pedaços a Belém. Para contornar o problema, a FPF teve que ir às pressas a uma loja comprar um troféu mais simples. 'Felizmente, não chegamos nem a pagar pelo troféu que chegou todo esmigalhado', comentou o presidente da entidade, Antônio Carlos Nunes.
A equipe cruzmaltina jogava pelo empate devido ao saldo de gols. Na primeira rodada, a Lusa bateu o Remo por 3 a 1, enquanto o União venceu o Paysandu por 2 a 1. O título do torneio simbólico foi justo, não há como negar, mas o próprio técnico Reginaldo Mesquita deixou transparecer uma certa frustração ao comentar sobre a Copa. 'É uma competição boa para manter os times em atividade, mas teria sido mais interessante para nós se todos os jogos tivessem sido realizados. O elenco da Tuna é composto por jogadores jovens, que precisam ter experiência. Eles não são uma realidade, ainda são promessas', disse Mesquita.
Paysandu e Remo abandonaram o torneio porque o objetivo original dele, o de arrecadar fundos para amortizar a crise financeira de ambos, deu em frustração com a participação irrisória dos torcedores. Para piorar, os dois decepcionaram ao menosprezarem os adversários e receberem o troco em campo. A Tuna, por exemplo, é formada quase totalmente por juniores. Já o União Esportiva, o Ananindeua transvestido com a camisa do primeiro campeão paraense, é um sucatão que mal treinou para participar dos jogos. Ou seja, foi um final de ano condizente com a performance dos donos das maiores torcidas do Estado.

O JOGO
Dos 90 minutos do jogo de ontem, quase nenhum foi digno de destaque. Nenhuma jogada de maior perigo foi criada, nenhuma defesa dos goleiros foi daquelas salvadoras ou houve uma jogada sequer que ficasse na memória dos poucos torcedores que já estavam no Mangueirão para a preliminar de Águia e Duque de Caxias/RJ, pela Série C. O União mostrou mais disposição, mas não tinha qualidade ou entrosamento. A Tuna mostrou mais conjunto, mas entrou em campo já pensando em garantir o resultado que lhe interessava. Conseguiu. Foi competente em seu objetivo. Pior para o 'espetáculo'. 'O pessoal mostrou muita vontade. Se por um lado não tem experiência ainda, por outro tem muita vontade disposição. Hoje (ontem) não fomos melhores e admito isso, mas jogamos com muita raça', comentou, no final do jogo, Mesquita.

U. Esportiva
Johnatan, Paulinho (Jones), Felipe Bragança, Júnior, Devan (Thales), Dudu, Rai (J. Luís), Róbson (André)Diego Silva, Del (Alexandre), Cléo
Técnico: João Gabriel

Tuna
Flávio, Michel (Nicholas), João Gomes, Evair, Paulinho, Catita, Marcelinho (Elber), Erick, Marlindo (Thiago)Dimico (Cássio), Júnior (Vitinho)
Técnico: Reginaldo Mesquita
Local: Mangueirão (Belém)
Renda: R$ 12.700,0
Público: 2.315 pagantes
Cartões amarelos: Paulinho Cascavel, João Luís, Róbson, Diego Silva e João Gomes (Tuna);
Paulinho (União)Cartão vermelho: André Mensalão (União)
Árbitro: Nivaldo da Silva Moraes/PA

fonte: O Liberal - Edição de 03/11/2008

domingo, 2 de novembro de 2008

TUNA LUSO BRASILEIRA É CAMPEÃ DA COPA CENTENÁRIO

Tuna Luso 0




União Esportiva 0

Acabou neste momento, empatado em zero a zero, o jogo iniciado às 14:00h (no Mangueirão) entre Tuna Luso e União Esportiva, na decisão da Copa do Centenário do campeonato paraense. O torneio foi organizado pela FPF e incentivo financeiro da SEEL.
No dia de finados a Tuna Luso Brasileira, que jogava pelo empate, comemora a conquista do caneco da Copa do Centenário ao despachar o já extinto União Esportiva (representado no torneio pelo Ananindeua) que ficou com o vice-campeonato. Paysandu e Remo, que perderam seus jogos na abertura do torneio e, alegando falta de público, abandonaram o torneio antes mesmo de seu final, ficando em terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Parabéns aos jogadores da Tuna Luso Brasileira, comissão técnica, diretoria e colaboradores por mais essa grande conquista.

TUNA LUSO BRASILEIRA
Campeã do Centenário!

Decisão em tom melancólico



Tuna e União Esportiva decidem título da copa do centenário

O duelo entre Tuna e União Esportiva, marcado para hoje, às 14 horas, no Mangueirão, é o refugo da Copa do Centenário. Após a saída de Remo e Paysandu, só restou à Federação Paraense de Futebol (FPF) encerrar o torneio sem nenhum prestígio, na preliminar do jogo entre Águia e Duque de Caxias-RJ, pela Terceirona. A Copa que deveria celebrar os cem anos de criação do maior evento do futebol paraense acabou piorando a relação entre os clubes, a FPF e a própria Seel.
Por outro lado, a partida significa mais do que a final da Copa do Centenário. É a prova de que, atualmente, times 'pequenos' como a Tuna e o Ananindeua, representante do União Esportiva, têm mais competência e estrutura para suportar tempos de crise. 'Remo e Paysandu mostraram total desinteresse pelo futebol paraense e desrespeito pelas outras equipes, mas esse assunto não me diz respeito', desabafa Reginaldo Mesquita, treinador da Tuna Luso. 'Não quero criar polêmica.'
Tuna e União Esportiva, no entanto, estão cheios de moral. O jogo pode não ser um clássico do futebol local, mas os dois times venceram a dupla Re-Pa. Na primeira rodada do torneio, a Tuna Luso venceu os azulinos por 3 a 1. E o União Esportiva, ainda comandado por Artur Oliveira, ganhou do Papão por 2 a 1. Com os dois resultados, o saldo de gols é favorável para a Tuna, que entra em campo com a vantagem do empate.
'Eles ganharam do Paysandu, nós do Remo', diz Reginaldo. 'Então, para quem vencer, nada mais justo do que comemorar'. O confronto de domingo é quase uma partida de sub-20. As bases das duas equipes são formadas por jogadores novos, inexperientes, porém motivados pela chance de conseguir visibilidade para a temporada 2009. 'Como o Ananindeua e a Tuna são times em formação, tenho certeza que o jogo ser dez em disposição', comenta Reginaldo.
Desistência - Na última terça-feira, em reunião na sede da FPF, Remo e Paysandu decidiram abandonar a Copa do Centenário. O presidente bicolor, Luiz Omar Pinheiro, propôs que os últimos jogos da competição fossem transferidos para a última quinta-feira e a final para ontem, sob a justificativa de que o torneio estaria causando prejuízos para Leão e Papão. O presidente da FPF, Antônio Carlos Nunes, não concordou e a entidade antecipou a final do campeonato.
Para Reginaldo, final não tem favoritos
Apesar da vantagem do empate, Reginaldo Mesquita, o treinador da Tuna Luso, acredita que ambas as equipes entrarão em campo com chances iguais de levar o título da Copa do Centenário. Mesquita espera que os jogadores não confiem apenas no saldo de gols. 'Em toda a minha carreira como jogador, sempre vi isso de forma negativa', diz. 'O time precisa entrar pensando em vencer.'
O jogo entre Tuna e União Esportiva, segundo o técnico, não será um espetáculo em termos técnicos. Mas Reginaldo garante que todos os atletas entrarão em campo aguerridos. 'Não vai existir um futebol nota dez, mas pode ter certeza que os rapazes vão mostrar muita vontade e disposição', declara o treinador, que praticamente manterá o mesmo time que venceu o Leão na primeira rodada.
fonte: Amazônia - Edição de 02/11/2008

Tuna e União decidem a Copa do Centenário

O duelo entre Tuna e União Esportiva, hoje, às 14 horas, no Mangueirão, é o refugo da Copa do Centenário. Após a saída de Remo e Paysandu, só restou à Federação Paraense de Futebol (FPF) encerrar o torneio sem nenhum prestígio, na preliminar do jogo entre Águia e Duque de Caxias/RJ pela Terceirona. A Copa que deveria celebrar os cem anos de criação do maior evento do futebol paraense piorando a relação entre os clubes, a FPF e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Na terça-feira, em reunião na sede da FPF, Remo e Paysandu decidiram abandonar a Copa. O presidente bicolor, Luiz Omar Pinheiro, propôs que os últimos jogos da competição fossem transferidos para a última quinta-feira e a final para ontem, sob a justificativa de que o torneio estaria causando prejuízos para Leão e Papão.

U. Esportiva
André, Júnior, Felipe Bragança, Dudu, Ricardo Capanema, Leandro Silva, Diego Silva, Flamel, D. Curuçá, Cléo, Cléber
Técnico: João Gabriel

Tuna
FlávioMichel, João Gomes, Evair, Paulinho, Catita, Marcelinho, Erick, Marlindo, Júnior Moraes, Dimico
Técnico: Reginaldo Mesquita
Local: Mangueirão (Belém)
Hora: 14 horas
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
Arbitragem: Será definida no estádio
fonte: O liberal - Edição de 02/11/2008

sábado, 1 de novembro de 2008

Cruzmaltinos prometem time aguerrido na decisão da Copa do Centenário

A Tuna Luso não dará nenhum show de bola na decisão da Copa do Centenário, amanhã, no Mangueirão, diante do União Esportiva. O aviso é do técnico Reginaldo Mesquita. Em contrapartida, ele promete um time aguerrido, lutando os 90 minutos pelo resultado que o leve à conquista do título do torneio. A Lusa, por ter um melhor saldo de gols que o adversário, tem a vantagem do empate. No entanto, Reginaldo espera que sua equipe deixe o estádio com uma vitória, que, segundo ele, vai servir como fator de motivação para a estréia alviverde na primeira fase do Campeonato Paraense de 2009.
'Nosso time não é formado por grandes craques, mas tem jogadores interessados em vencer na carreira', elogiou Reginaldo. 'O grupo é formado por jogadores jovens, que já mostraram que possuem grande potencial', elogiou. A Lusa é composta quase toda por jogadores vindos das divisões de base do clube. O mais velho é o zagueiro João Gomes, espécie de esteio da defesa do time. 'É sempre muito importante contar com um atleta mais rodado para que o time não perca totalmente a experiência', ensina o treinador.
No jogo de estréia na Copa, a Lusa surpreendeu o Remo, aplicando 3 a 1 no rival. O resultado acabou colaborando para a desistência do time remista da competição. A formação para o confronto com o União já está definida por Reginaldo. Será a mesma do jogo passado: Flávio, Michel, João Gomes, Evair e Paulinho; Catita, Marcelinho, Erick e Marlindo; Dimico e Júnior Moraes. Ontem, na Vila Olímpica, Reginaldo ministrou o penúltimo treinamento da equipe, marcando a tradicional recreação para hoje, no mesmo local.
fonte: Amazônia - Edição de 01/11/2008