quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Alan Fonteles Oliveira ganha prata em Pequim


Alan Oliveira ajudou equipe de revezamento 4x100 a conqustar segundo lugar no pódio
Em uma final surpreendente, a equipe verde-amarela brilhou e conquistou a medalha de prata no revezamento 4x100m T42-T46. O time formado por André Luiz Oliveira, Yohansson Nascimento, Claudemir Santos e pelo paraense Alan Fonteles Oliveira correu em 45s25 e voltou a levar o país ao pódio no atletismo paraolímpico.
O ouro ficou com os americanos, que bateram o recorde mundial da prova com o tempo de 42s76. Os australianos conquistaram o bronze com 45s80.
'Vi que minha velocidade estava muito grande e pensei: 'Vou passar, vou passar' ', disse Alan Oliveira, em entrevista ao canal SporTV.
Superação - A segunda colocação do paraense no revezamento 4 x 100 metros rasos revelou para o mundo um histórico de superação iniciado aos quatros meses de idade.
Alan ganhou destaque no noticiário nacional por causa do desempenho fundamental para a vitória da equipe e pela pouca idade (16). Mas do esforço para superar as dificuldades, quem sabe muito bem é a mãe, Cláudia Fonteles, a torcedora mais orgulhosa.
Cláudia acompanhou a competição pela internet, junto com a filha de 8 anos, que também treina o atletismo, enquanto o pai do atleta, Almir, trabalhava, em uma distribuidora de gás. De longe, ela se desesperou ao ver que o penúltimo integrante da equipe brasileira demorava a passar o bastão para o filho.
Mais uns minutos e a tensão se transformou em alegria e orgulho, sentimentos que ainda a fazem chorar quando conversa com a reportagem. É impossível não vibrar, diz, e, mais ainda, não associar a vitória às dificuldades que o filho enfrentou para andar.
Cláudia conta que o adolescente teve infecção intestinal aos 21 dias de vida, foi internado na UTI, contraiu septicemia e acabou perdendo os pés aos quatro meses. Aos nove meses, ele colocou a primeira prótese e, prestes a completar um ano, começou a andar.
A mãe conta que não deixou que ele engatinhasse e sempre estimulou o filho a não se limitar. Tanto que o menino aprendeu logo a andar de bicicleta e não ter dificuldades para brincar com os colegas, apesar das inúmeras cirurgias. Extrovertido, também namora e se diverte.
Ao descobrir o atletismo, Alan se empenhou nos treinos três vezes por semana, uma rotina mantida até hoje. Para isso, ele tem o apoio da família, auxílio governamental para aquisição das próteses e pagamento de despesas em competições, além de um patrocinador.
Atualmente, ele concilia as aulas na primeira série do ensino médio aos treinos, com a técnica Suzete Montalvão. Alan já conquistou várias medalhas em competições estaduais. Foi campeão nacional e recordista em competição realizada em julho, em Nova Jersey (EUA).
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 17/09/2008

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Tuna vence por 2 a 1 amistoso contra o Santa Rosa


A Tuna Luso enfrentou hoje, terça-feira, o time do Santa Rosa, de Icoaraci, que está se preparando para o seletivo do campeonato de 2009. O jogo treino aconteceu no campo do Souza e a partida terminou com o placar de 2 a 1 para a Tuna. No primeiro tempo a Tuna jogou com o seu time principal e no segundo o técnico Reginaldo deu chance a todos os jogadores que estão treinando no elenco de profissionais para participarem do treino.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Tuna vence amistoso em São Caetano por 3 a 0



Quem achava que o futebol da Tuna estava parado se enganou. O time de futebol profissional da Tuna Luso esteve se movimentando neste final de semana no interior do estado. A Lusa enfrentou no último sábado, 13/09, o selecionado de São Caetano e venceu por 3 a 0. Outros amistosos estão previstos para o time cruzmaltino que está se preparando para disputar a primeira etapa do campeonato de 2009. Durante os amistosos o técnico Reginaldo Mesquita está aproveitando para observar diversos jogaroes do sub-20 da Tuna e das equipes adversárias.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Fotos das obras do novo parque aquático da Tuna Luso (09/09/2008).











Fotos tiradas em 10/09/2008
Por motivo de atraso na conclusão das obras e visando o melhor conforto de seus associados, a diretoria do clube resolveu adiar a inauguração do seu novo parque aquático para o próximo sábado, 20/09.
Pedimos desculpas e contamos com a colaboração e paciência dos associados pois a Tuna Luso, assim como todos, também deseja inaugurar seu novo parque o mais rápido possível.
Não percam, no próximo sábado, 20/09, inauguração do novo
parque aquático da Tuna Luso. Venham participar desse grande evento e tragam suas famílias!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Futebol Sub-15


O Clube do Remo, no último sábado, 08/09, em jogo realizado no Baenão, venceu o sub-15 de futebol da Tuna pelo placar de 4x3, sagrando-se campeão da modalidade.
Nosso time sub-15, tecnicamente é bem melhor que os demais mas na hora "H" o fator emocional mais uma vez influenciou. Lamentável mesmo!
Segundo opinião de alguns torcedores e até mesmo jogadores da Tuna que estiveram presentes, o jogo foi levado pelo juiz até próximo dos 50 minutos, beneficiando o Remo. A Tuna ainda teve dois jogadores expulsos.
Deu pena de ver a garotada cruzmaltina chorando a perda do título pois fizeram uma excelente campanha e mereciam ser campeões. No final foram Rou...Até na base!
A forma com que o adversário conquistou o título do sub-15 não parece ter sido muito justa. Se o cara que botaram para correr dentro de campo, vestido de juiz colaborou, paciência, já estamos acostumados com isto e de certo a consciência dele, se é que ele tem uma, não deve ter deixado dormir bem!
Valeu aos torcedores que foram ao Baenão dar o seu apoio aos garotos.
Apesar dos lamentos e da derrota, observamos o surgimento de uma nova safra de bons jogadores. Com todas as dificuldades que eles enfrentam no dia-a-dia, ainda conseguiram mostrar muito talento. Com um pouquinho mais de incentivo eles chegam longe. Precisamos apenas saber moldá-los para que em breve tenhamos frutos para ambos os lados.
Parabéns para a CT e atletas do sub-15 da Tuna!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Novo parque aquático da Tuna inaugura dia 14 de setembro.












Os aparelhos do novo parque aquático da Tuna Luso já foram colocados na piscina infantil do clube mas sua inauguração ficou para o dia 14/09, ao invés de 07/09, como anunciado antes.
O novo parque aquático foi doado para a Tuna Luso pela comunidade portuguesa de Belém, liderada pelo Sr. João Pisco e demais membros.
Até o final do ano outras boas novas aparecerão, aguardem!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Breves inaugura moderno estádio de futebol









A cidade de Breves, no Arquipélago do Marajó, viveu um dia de festa no último domingo (31/08/2008), com inauguração do Estádio Municipal Luiz Furtado Rebêlo. Com capacidade para 7.000 torcedores, a nova Praça de Esportes do Interior Paraense é um retrato da arquitetura moderna, contando com arquibancadas cobertas, tribuna de honra, cabines para imprensa, alambrado e vestiários com túnel de acesso ao gramado de jogo, que mede 105x68m.

Atrações
A festa começou pela manhã, com a inauguração oficial do Estádio. À tarde, o Paysandu, com a sua equipe principal e contando a presença do atacante e Deputado Robgol, e a Musa da Arbitragem Ana Paula Oliveira, do quadro da Federação Paulista de Futebol, foram as grandes atrações do amistoso da Seleção local, com o time alvi-azul. Um público entusiasmado lotou todas as dependências do “REBELÃO”, e acompanhou a vitória do Papão por 3 x 1. O Presidente da FPF, Antonio Carlos Nunes, um dos convidados especiais do Prefeito de Breves, Luiz Rebelo, prestigiou a inauguração do bonito Estádio Interiorano, não escondendo também seu entusiasmo e empolgação.
Fonte: fonte: Redação FPF

A decadência dos pequenos grandes clubes brasileiros?

Tuna Luso-PA











Inter de Limeira-SP

América-RJ
Londrina-PR






Juventus-SP
Uberlândia-MG

Bangú-RJ






Grêmio Maringá-PR

Vila Nova-MG





Fonte: http://www.interney.net/blogs/deprimeira/?cat=2241
por Felipe Lessa

Villa Nova e Uberlândia em Minas, Londrina e Grêmio de Maringá no Paraná, Campo Grande, América e Bangu no Rio de Janeiro, Internacional de Limeira, União de Araras e Juventus em São Paulo e Tuna Luso no Pará. São clubes que carregam em suas histórias algo muito importante em comum. Foram destaque no cenário nacional e sonharam com o dia que seriam grandes.
Alguns foram vice, outros campeões, mas hoje não carregam distinções. Todos dependem de calendário improvisado pelas federações locais para continuar jogando. Alguns, até mesmo dispensam tal calendário extra, por falta de dinheiro.
A falta de grana é fruto de dois fatores. O primeiro fica pela administração amadora destes clubes. O segundo é a Lei Pelé (9.615/98), que favorece empresários e clubes empresas.
Para tentar dialogar e debater sobre o segundo problema, dirigentes de clubes e federações estiveram reunidos terça-feira, em Brasília. Na Câmara dos Deputados, eles analisaram e opinaram em assuntos sobre possíveis mudanças na Lei Pelé.
No que vai dar, não sabemos. Mas, para você não pensar que certos clubes já morreram, o De Primeira preparou um pequeno guia dos desesperados. Saiba um pouco mais sobre os clubes que já sonharam em ser grandes, no entanto, hoje, fora do campeonato nacional, lutam para não cair no esquecimento.

Londrina Esporte Clube/PR - Campeão da Taça de Prata em 1980, quarto colocado na elite do brasileiro em 77 e três vezes o melhor do estadual. Tais campanhas não impedem um saldo devedor que supera R$5 milhões. Para tentar se salvar e viver, a diretoria do time precisou realizar uma parceria com um empresário paulista. O novo dono cuida de todos acordos do clube, inclusive da venda de atletas. O empresário salvador da pátria fica com mais de 80% da arrecadação do Tubarão, que vai disputar a Copa Paraná com intenção de se classificar para a Quarta Divisão do Brasileiro em 2009. Atualmente, o grande feito do antigo clube de Elber é a torcida. Os alvicelestes se aquecem para o torneio regional jogando na Time Mania, fazendo do LEC o maior do interior do Brasil nas apostas. Site: http://www.londrinaesporteclube.com.br/

Grêmio de Maringá/PR - O saldo negativo nas contas fez com que o clube mudasse de nome. Sem dinheiro, mas com esperança de voltar a ser o grande Galo Guerreiro que bateu no Santos e foi vencedor do Torneio dos Campeões da CBD em 68, diretores entregaram o clube ao "empresário" Aurélio Almeida. O homem que, por interesses pessoais tentou fazer Maringá esquecer dos três campeonatos paranaenses, foi defenestrado, surgindo o Galo, novo time da cidade. O novo clube, apesar de ter toda a simpatia dos antigos adeptos do Grêmio e de toda a cidade canção, ainda luta para conquistar receitas e voltar forte ao cenário nacional. No segundo semestre de 2008, o Galo vai ficar parado, aguardando novidades sobre o paranaense 2009. Vai investir nos times de base.Site: http://www.galomaringa.com.br/

Internacional de Limeira/SP - Foi o primeiro clube paulista a levar o caneco para o interior do Estado, em 86. Já em 88, o alvinegro conquistaria a segunda divisão do campeonato brasileiro, batendo o Náutico. Hoje, longe da fama, o Leão de Limeira fechou uma parceria com um empresário carioca. O novo dono da bola enviou um treinador para comandar a equipe no Sub-20 estadual 2008 e futuramente, na A3 paulista. Pelo jeito, ainda vai demorar para que o Limeirão, com capacidade para 40 mil pessoas, volte a lotar para fazer festas em preto e branco. Os torcedores andam desanimados.Site: http://www.internacionaldelimeira.com.br/

União São João de Araras/SP - Dos decadentes, é o mais recente a vencer um campeonato importante. Em 1996, o ex-clube de Roberto Carlos, venceu a 2ª Divisão do Brasileiro. Hoje atua apenas pela Copa Paulista, e está fazendo feio. Na 5ª rodada estava em 6º do grupo 3, sem nenhuma vitória. Em 2009 vai disputar o Campeonato Paulista pela A-2.Site: http://www.uniaosaojoao.com/

Juventus/SP - O Moleque Travesso levou a segunda divisão do campeonato brasileiro para a Mooca em 1983, ao bater no que viraria tri-vice-campeão do torneio, o CSA de Alagoas. Na atualidade, disputa a Copa Paulista. Na condição de terceiro colocado de seu grupo, o Juve empatou sua última partida com o São José em casa, na Rua Javari.Site: http://www.juventus.com.br/

Tuna Luso/PA - Os cruz-maltinos do norte conquistaram a segundona do Campeonato Brasileiro em 1985. Carregam nas costas 10 campeonatos paraenses. No ano passado, na condição de vice estaduais, disputaram a C do brasileiro. Em 2008, o fiasco veio com a penúltima posição no estadual. Fiasqueira legitimada com a goleada de 5 a 1 para o Paysandu, na rodada final. Site: http://www.tunaluso.net/

Villa Nova/MG - O primeiro campeão da segundona nacional, em 1980, completou o centenário em 2008. Foi uma grande festa mensal, que rendeu selo nos correios, hino cantado por banda de rock e amistoso contra o Flamengo. A equipe se prepara para fazer bonito na Taça Minas Gerais e venceu um jogo treino contra o América por 1 a 0. O Leão do Bonfim comemora sua presença na mídia, embora, na posição de campeão nacional, merece lugar bem mais digno.Site: http://www.villanovamg.com.br/

Uberlândia/MG - O Periquito do triângulo mineiro foi o melhor da segunda divisão do Brasileiro em 1984. Em 2007, o verdão de Minas chegou a contratar Viola, com a missão de fazer Uberlândia sorrir. Mas, atualmente os torcedores reclamam da ausência de Sheslon e Pedro Paulo para a estréia contra o Tupi. O jogo será válido pela Taça Minas Gerais. E faz tempo que o Periquito está em baixa. Tanto que precisa comemorar conquista Sub-21 do Atlético Mineiro na Holanda, com participação de sete jogadores do time do alviverde, que em 2009, volta ao campeonato da elite mineira. Foi vice-campeão da segundona estadual. O América Mineiro foi o vencedor. Site: http://www.uberlandiaec.com.br/

Bangu/RJ - Em 1985, o time do bicheiro Castor de Andrade deu show no brasileiro da primeira divisão. Apenas não passou pelo Coritiba, nas penalidades, com um maracanã completamente lotado. O campeonato carioca foi parar em Moça Bonita duas vezes. Atualmente, o show acabou. O clube implora por uma parceria. Ainda assim, vai bem na segundona local. No seu último confronto, o Bangu que era líder, foi derrotado em casa pelo Miguel Couto. Mas foi uma zebra.Site: http://www.bangu.net/

Campo Grande/RJ - O Campusca foi campeão da segundona do brasileiro em 1982, mas seu time de maior sucesso foi o de 91. Na ocasião, o clube contou com Roberto Dinamite e Cláudio Adão. Falando em ídolos, (W)Vanderley Luxemburgo começou sua carreira no alvinegro, em 1983. Seu principal rival é o Bangu. Atualmente o clube se encontra na terceira divisão carioca.Site?

*América/RJ – O campeão dos campeões de 1982 quase tirou o São Paulo do brasileiro de 86. Trata-se de um dos mais tradicionais clubes do Brasil, que inspirado pelos feitos do Bangu em 85, se agigantou diante do tricolor do Morumbi. O São Paulo se classificou pela contagem mínima, privilegiado por ter Careca em seu elenco, um dos maiores centro-avantes que nossa pátria já viu jogar. Foi a última grande campanha do Diabo. Atualmente, o time de Tim Maia sumiu do mapa. Em 2008, conseguiu a proeza de ser rebaixado no Campeonato Carioca. Site: http://www.americafootballclub.com/
*Juan Saavedra colaborou c/ o América/RJ

4 comentários
FutebolCampeonato BrasileiroSérie BFutebol ParanaenseFutebol CariocaFutebol PaulistaMemóriaFutebol Paraense

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Petrobras inicia produção no pré-sal no Espirito Santo

















A bordo do FPSO JK (P-34), presidente Lula participou da cerimônia de produção do primeiro óleo da camada pré-sal, no campo de Jubarte, que faz parte da Bacia de Campos
A Petrobras
iniciou nesta terça-feira (2/9) a produção do primeiro óleo da camada pré-sal, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo.
A produção começa com um Teste de Longa Duração (TLD), com o objetivo de observar o comportamento do óleo do pré-sal, devendo durar de seis meses a um ano.
Às 9h30, a bordo do navio-plataforma JK (P-34), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia de produção do primeiro óleo da camada pré-sal. Também estiveram presentes a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, e os ministros Edison Lobão, de Minas e Energia, e Franklin Martins, da Comunicação Social, além do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e diretores da companhia.
Camada Pré-sal
Nos últimos dois anos a Petrobras investiu aproximadamente R$ 1,7 bilhões na perfuração de 15 poços que atingiram as camadas pré-sal. Oito já foram testados e indicaram presença de petróleo leve de alto valor comercial e grande quantidade de gás natural associado, mas ainda não tiveram declarada a comercialidade, estando em fase de avaliação.
Para atingir as camadas pré-sal, entre 5 e 7 mil metros de profundidade, a Petrobras desenvolveu novos projetos de perfuração, onde mais de 2 mil metros de sal foram atravessados. Os dados obtidos possibilitaram delimitar com elevado grau de segurança que as rochas do pré-sal estendem-se por uma área que vai do Espírito Santo a Santa Catarina, com 800 km de extensão e 200 km de largura, em lâmina dágua entre 1 e 3 mil metros de profundidade.
O FPSO JK (P-34), inicialmente usado para importar petróleo para o Brasil, como parte do famoso Plano de Metas (50 anos em 5), foi batizada em 1958 como navio-tanque Presidente Juscelino. Com a cassação dos direitos políticos de JK, o navio teve seu nome mudado para Presidente Prudente de Moraes e depois Petrobras-34. O navio foi convertido no primeiro FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transbordo,na sigla em inglês) da Petrobras, dando início à produção de vários reservatórios na Bacia de Campos: Garoupa, Albacora, Barracuda e Caratinga. Em 2006, após passar por adaptações no Porto de Vitória, foi rebatizado em homenagem ao ex-presidente JK. Agora a unidade extrai o primeiro óleo da camada pré-sal, inaugurando uma nova era para o Brasil.
Dados FPSO JK (P-34)
Comprimento: 230 metros
Largura: 26 metros
Altura: 17 metros
Lâmina d'água: 1.350 metros
Poços: 4 a 5 produtores
Alojamento para 90 trabalhadores

'Garota Verão' do Remo e da Tuna









Clube do Remo e Tuna apresentaram, no domingo, as suas respectivas 'Garota Verão', na promoção das ORM que é realizada pelos jornais O LIBERAL e o nosso Amazônia, tendo o patrocínio da Carmem Academia. O colunista e Clara Pinto, coordenadores da promoção, comandaram a programação nas respectivas sedes dos clubes.
No Remo os anfitriões foram o presidente Raimundo Ribeiro Filho; o vice, Cláudio Bernardo; e o presidente do Condel, Pedro Lima. Olívia Moraes França, de 16 anos e filha de Quitéria Moraes França, foi apresentada como 'Garota Verão', recebendo a faixa da jovem Andréa Lima e presentes entregues por Lindomar Oliveira, Max Fernandes e Pedro Lima.
Na Tuna Luso teve como anfitriões o presidente Marcos Moraes; o vice, Carlos Pampolha; e a diretora social Josete Pavão. Alana Thayra Nascimento Rodrigues, 16 anos, filha de Rosângela Nascimento e José Arlindo Rodrigues, foi apresentada como 'Garota Verão', sendo a faixa colocada por Lucinha Azeredo, Rainha do Carnaval do clube, e recebeu um presente entregue pelo presidente, Marcos Moraes.
Em ambos os clubes desfilaram as 'Garotas Verão' do Mosqueiro, Yasmin Friaça; de Salinas, Hanna Barbosa Rocha; e do Cepe, Vivian Bruna Oliveira. O patrocinador, Carmem Academia, foi representado pela professora Rose Matos.
Fonte: Amazônia Hoje - Adenirson Lage (Terça-feira) Edição de 19/08/2008

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

SUB-15 DE FUTEBOL DA TUNA PRÓXIMO DO TÍTULO

Confira os resultados:
1º JOGO TUNA 4 X 3 Paysandu (SOUZA)
2º JOGO Castanhal 2 X 3 TUNA (CASTANHAL)
3º JOGO TUNA 3 X 1 S. Parà (SOUZA)
4º JOGO Ananindeua 1 X 6 TUNA (CT DO ANANINDEUA)

Neste último jogo contra o Ananindeua choveu muita bola na trave DELES e varias chances de gols que por pouco não se concretizaraum. Neste sábado ou domingo que vem será a grande final contra o Remo, lá no Baenão. Vamos comparecer galera e não esqueçam de levar seus R$ 10,00 da entrada!!!!

domingo, 31 de agosto de 2008

Heróis paraenses perseguem o ouro




Atletas mostram força para brigar por medalha nas Paraolimpíadas
Leandro Lageda Redação


Até junho, o velocista Alan Fonteles era exemplo de superação. Mesmo sem ter parte das duas pernas, o jovem de 15 anos venceu as próprias limitações físicas para disputar provas de atletismo. Seguiu os passos do ídolo, o sul-africano Oscar Pistorius, recordista mundial nos 200 metros rasos. Depois de julho, o corredor se tornou mais do que uma lição de vida. Alan será um dos representantes brasileiros nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, em setembro.
Na China, enfrentará o próprio ídolo. Pistorius tentou disputar as Olimpíadas, mas, como não alcançou os índices, voltará a competir nas Paraolimpíadas, onde nunca foi ultrapassado. 'Vamos nos encontrar nos 200 metros. É muito peso ter que enfrentar o melhor do mundo numa prova', diz Alan Fonteles, que nem pensa em abrir passagem para o ídolo. 'Vou treinar para ir para cima dele. Nesse caso, a situação muda um pouco.'
Alan tem pressa. Antes de viajar ao Oriente, o jovem atleta esteve em New Jersey, nos Estados Unidos, para treinar. Lá, percorreu os 200 metros em 24,39 segundos e bateu o próprio recorde. 'Estava me preparando para conseguir um bom resultado, mas não esperei que fosse tão rápido. Nos primeiros 100 metros, consegui pegar todos os atletas. Deixei uma distância muito grande do segundo', conta Alan.
Agora, com a certeza da vaga, o velocista quer voltar com medalha. Se conseguir, será o atleta paraense mais jovem a subir no pódio olímpico. 'Aos 15 anos, trazer uma medalha olímpica seria muito bom. Mas, se não der, paciência. É treinar para ver se consigo um bom resultado.'
Aos nove meses, Alan Fonteles usou as primeiras pernas mecânicas. Precisou ter as pernas amputadas no primeiro mês de vida, mas começou a andar antes dos dois anos. Hoje, está mais do que acostumado às limitações. No início deste ano, o velocista paraense ganhou as duas próteses 'chitas' do triatleta paraolímpico Rivaldo Martins, o que melhorou sua auto-estima e os índices nas pistas. Alan, agora, é pop star. Depois do assédio da imprensa, é reconhecido na rua, ficou famoso na escola. Mesmo assim, não se importa. Quer mesmo é continuar batendo recordes.
Os Jogos Paraolímpicos de Pequim começam em setembro, mas Alan está em Macau, cidade próxima de Pequim. Além de aumentar o ritmo de treinos, o atleta quer se adaptar ao clima poluído do País. 'Vou treinar e conhecer o local para se acostumar. Pelo que andam dizendo, o ar está muito poluído lá. Então, vai ser difícil se acostumar. Tanto eu quanto os outros atletas devemos ter dificuldades', explicou.
Em entrevista ao Amazônia, Alan lamentou o tempo longe da família nos próximos meses, mas comemorou a classificação. O corredor também comentou a oportunidade de enfrentar o próprio ídolo.

O que espera de Pequim?
Vai ser duro. Vou passar mais de um mês lá. Recentemente, passei uma semana em Nova Jersey e já foi difícil.
Por que diz que ficou surpreso com a classificação?
Pelo treinamento que estava fazendo, achei que iria esperar mais algum tempo para disputar as olimpíadas.
E quanto a ter um adversário como Oscar Pistorius?
É difícil. Ele tentou vaga para as Olimpíadas, mas não conseguiu. Só que vai disputar as paraolimpíadas.
Ansioso para conhecê-lo pessoalmente?
Sim. Ele já faz atletismo há bastante tempo, então sei que vou sentir algo diferente. Mas vou treinar e dar o máximo na corrida.
E como está a vida de astro, agora que está classificado para Pequim?
Ser conhecido em alguns lugares é algo muito bom. Mas tem o outro lado. É preciso saber dividir a hora de diversão e de treino.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 31/08/2008

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Grupo discute infra-estrutura e transporte para 2014

O Grupo de Trabalho GT Belém 2014, comissão designada pelo Governo do Estado para direcionar os esforços na escolha de Belém com sede da Copa do Mundo do Brasil, reuniu-se ontem no prédio da Federação de Indústrias do Estado do Pará para um workshop que visou debater a infra-estrutura e o transporte na cidade. Os próximos workshops abordarão as questões sobre turismo e segurança pública.
Durante o workshop, foi apresentado um plano diretor que aponta onde seriam feitas as principais mudanças para a adequação das vias de Belém para receber um evento do porte da Copa do Mundo. A coordenandora do GT, Lucia Penedo, mostrou-se confiante acerca das possibilidade que a cidade tem de ser escolhida. Ela destacou também que a Assembléia Legislativa do Estado já aprovou o empréstimo de US$ 165 milhões junto ao Banco do Brasil, valor que seria suficiente para concluir a primeira etapa da obra.
A FIFA decidirá, em março de 2009, quais serão as cidades -sedes da Copa do Mundo. Se Belém for escolhida, terá até o fim de 2012 para que todas as mudanças sejam executadas.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 29/08/2008