sexta-feira, 9 de maio de 2008

Alex Pinho deixa a Tuna


Com propostas do futebol amapaense, meia rescindiu ontem contrato com a Lusa
O meia Alexandre Pinho rescindiu contrato com a Tuna. Ontem, o jogador esteve com o presidente Marcos Moraes para discutir os motivos do rompimento com os cruzmaltinos. O dirigente não arriscou contra-propostas e até facilitou a rescisão contratual.
Pinho chegou à Tuna no começo do segundo turno, sob recomendação do ex-técnico Carlos Lucena. Foi titular nos primeiros jogos, mas uma lesão, além de uma doença, o levaram a perder a posição. Ultimamente, Alex brigava vaga na equipe titular com Japonês e, como apareceu uma proposta do futebol macapaense, o meia achou viável sua saída. 'Foi um acordo bom para os dois', contou a gerente Simone Muniz.
Já o atacante Róbson Alex não teve o mesmo sucesso no encontro com o presidente. Ele também tem uma proposta de Macapá, mas não pretende deixar o clube sem receber seus salários atrasados. Não aceitou o acordo e, por isso, vai ter de cumprir contrato que termina no dia 20. Róbson Alex mora na concentração do clube e faz refeições na sede campestre. Já marcou três gols no campeonato.
Definição - No coletivo de ontem à tarde, no gramado do Souza, o técnico Reginaldo Mesquita definiu o time para o jogo com o Vila no domingo, às 17h, no Parque: Leandro, Michel, João Gomes, Alex Rava e Paulinho; Wílson, Japonês, Erick e Marcelinho; Albertinho e Fabinho. O zagueiro George saiu do treino com uma pancada na perna direita. Recebeu cuidados médicos e não será problema para o treinador. O lateral Hugo Deleon começou no time reserva e depois foi para o titular.
Anões - O Gigante do Norte se apresenta amanhã na sede campestre da AP contra o selecionado mirim do clube. A cota da partida será repartida entre os jogadores. No domingo, 11, Gigante do Norte estará em Abaetetuba contra a seleção sub-13 formada por garotos até com 1,40 de altura, segundo exigências dos lusos. O criador dos Gigantes do Norte, Carlos Lucena acompanha os ‘’pequeninos’’ bons de bola.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 09/05/2008

quinta-feira, 8 de maio de 2008

NOTÍCIAS DO HANDEBOL PARAENSE

















JOGOS UNIVERSITÁRIOS

As 18 partidas do torneiro denominado de Jogos Universitários Paraenses (JUP's) que começaram no dia primeiro de maio terminaram ontem (6) tendo como campeã a ESMAC em todas as categorias da competição. Os times vencedores irão representar o Pará nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB's) que acontecerão na cidade de Maceió no estado de Alagoas no período de 19 a 29 de junho deste ano. Com a vitória nas duas categorias da competição a Esmac conquistou o bi-campeonato no torneio.
Handebol hoje à noite no Cefet
O campeonato de handebol tem dois jogos hoje (09/05) no ginásio do Cefet. A partir das 19 horas jogam Handebol Clube da Vigia e Uepa pela categoria adulto feminino. O time vigiense é o líder com 6 pontos, enquanto a Uepa é lanterna com zero ponto. Como atração dos vigienses estará em quadra o quarteto Luma, Gleyce, Karla e Cídia, que recentemente esteve participando da seletiva da seleção brasileira de cadete em Teresina (PI). Por isso, o Handebol é franco favorito. No jogo principal, pelo masculino adulto, se enfrentam Cefet e Handebol Clube do grupo A. O Cefet soma três pontos na tabela e o Handebol vem com apenas um.
Na rodada de quarta-feira, o Palmeiras de Abaetetuba bateu o Bragantino por 42 a 30 pelo adulto masculino, grupo B. O time abaetetubense disparou na pontuação com 9 pontos e o Bragantino afundou na tabela: é o lanterna. Pelo juvenil masculino o Palmeiras também foi bem. Marcou 28 a 26 no Cefet.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 09/05/2008

Reginaldo trabalha para tirar a Tuna Luso da lanterna

O técnico Reginaldo Mesquita segue na sua batalha de ajeitar o time da Tuna no campeonato paraense, cuja missão especial é tirar a lusa da lanterna. Ontem foi mais um dia de treino na Vila Olimpica visando o jogo com o Vila Rica, domingo em Cametá. Mesquita deu a entender que manterá a formação do jogo de Santarém com Leandro, no gol. No começo da semana surgiu a especulação da troca de Leandro por Eduardo, considerado o terceiro goleiro. Se houver alteração na equipe, esta pode acontecer no meio-campo onde Mesquita está observando os comportamento dos meias Japonês e Alexandre Pinho. Quem for melhor do duelo ganha a camisa de titular. Na derrota de 3 a 2 para o São Raimundo, Japonês entrou jogando e no segundo tempo deu lugar para Alexandre Pinho. Japonês veio da divisão de base e Pinho foi contratado no começo do segundo turno, enfrentou uma lesão no tornozelo e somente agora está se recuperando tecnicamente.
O treino para definir a equipe titular está previsto para manhã de sexta-feira. A viagem para Cametá será no sábado, 10, às 14 horas. O zagueiro João Gomes já teve confirmação do técnico do seu retorno a time. Gomes retirou um cisto do pesçoco e ficou 10 dias sem treinar e jogar. A volta do capitão fortalece, sem dúvida, o setor de defesa da lusa. Também o lateral Hugo Deleon passou a treinar. Com conjuntivite, o jogador havia parado dois dias e passa agora a brigar com Michel para reaver sua posição de titular.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 08/05/2008

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Reginaldo deve manter a mesma formação titular da Tuna contra o Vila Rica

A Tuna deve enfrentar o Vila Rica no próximo sábado, 10, em Cametá, com a mesma formação do jogo passado. Segundo o técnico Reginaldo Mesquita, o ideal é não mexer muito na formação tática da equipe. 'Vou esperar pelos treinos de amanhã (hoje) para começar a escalar o time', declara o treinador, que ficou mais tranqüilo com o retorno do capitão João Gomes aos treinamentos - o zagueiro se submeteu recentemente à uma cirurgia no pescoço.
Vítima de uma conjuntivite, o lateral-direito Hugo de Leon, sumido desde o sábado, compareceu ontem à Vila Olímpica e justificou sua ausência nos treinos. Hugo conversou com Mesquita sobre o problema e, logo que estiver bem, retorna ao trabalho. O treinador contava com a presença de Hugo na partida contra o Vila Rica. 'Tudo se vira contra a gente, mas devemos saber superar as dificuldades. Vamos para a briga', avisou Mesquita.
O jogo será domingo, às 16h, no Parque do Bacurau.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 07/05/2008

terça-feira, 6 de maio de 2008

Lateral some dos treinos (Hugo De Leon)















Com o time na lanterna do parazão, fazendo uma péssima campanha, lusa ainda lida com a indisciplina

A situação não é nada boa no Souza, depois de nova derrota da lusa no campeonato. Ontem, o lateral Hugo Deleon faltou na reapresentação do elenco. O fato foi comunicado pelo treinador Reginaldo Mesquita ao supervisor de futebol João Bosco. Se não apresentar boa justificativa à comissão técnica, o atleta poderá ser multado em seus vencimentos. Uma coisa que Mesquita não permite é a falta de respeito ao clube e a disciplina por parte de seus comandados. Ele diz sempre ‘’quem não está satisfeito pode ir falar com o presidente’’.
Desde que assumiu o comando do time, Reginaldo Mesquita vem trabalhando para tirar a Tuna da triste posição na Parazão: lanterna do segundo turno. Apesar dos tropeços com duas seguidas derrotas, Mesquita não desanima e segue em frente no seu objetivo e já se prepara para o jogo contra o Vila Rica em Cametá, domingo à tarde, no Parque do Bacurau. Hoje pela manhã os jogadores vão para uma academia fazer trabalho de reforço e na vesperal treinam no Souza. Amanhã será o coletivo, quando o treinador começa formar a onzena.
Pelo rendimento em Santarém, o goleiro Leandro pode voltar para o banco de reserva. Ele falhou em dois gols da Pantera. Neste ano a lusa não vem dando sorte com seus goleiros. Jackson Souza foi titular no primeiro turno. Na disputa da Copa do Brasil diante do Coritiba errou infantilmente na goleada de 6 a 0, depois de segurar o empate de 0 a 0 em Belém. Desde esse jogo ele não mais jogou como titular e acabou deixando o clube. A Tuna tem como goleiros Leandro, Flávio e Eduardo, este revelado no time sub-20. Pode ser a bola da vez de Reginaldo Mesquita.
O lateral Paulinho deu um susto na comissão técnica ao ficar desmaiado por 10 minutos no ‘’Barbalhão’’ após um choque com um adversário. Ele saiu direto para uma clínica santarena, quando passou por exames que nada atestaram de anormal e o jogador está em boas condições. O zagueiro João Gomes, após uma pequena cirurgia, volta a treinar a partir de hoje. Sem dúvida, deve reassumir a posição de capitão do time em Cametá.
O supervisor João Bosco classificou de 'oficiosa' a notícia que circulou em torno da transferência do atacante Alex Róbson para o futebol cearense. ‘’Nada chegou ao nosso conhecimento. Sei apenas que o pai do jogador está em Belém’’, contou. O genitor de Róbson Alex é também procurador do atleta.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 06/05/2008

O que fazer!?

É meus amigos e amigas.... mais uma derrota!
A maré não está pra peixe, nem pra bacalhau e muito menos pra Tuna. Perdemos mais uma partida no estadual masculino de futebol, dessa vez para o São Raimundo. Pedermos também, nesse domingo, a final do primeiro turno no futebol feminino para o Sacramenta. O que fazer!
Apesar de ter realizado um bom jogo lá em Santarém, assim como já havia acontecido contra o Castanhal no jogo anterior, a Tuna, mais uma vez, não obteve sucesso e mesmo jogando melhor que o adversário não deu sorte nessa quarta rodada do segundo turno do Parazão 2008 e voltou a perde por 3 a 2 para o São Raimundo, com gol aos 43 minutos do segundo tempo. Recebemos de volta o troco do jogo passado contra o Pantera, quando haviamos vencido pelo mesmo placar, no Souza, com gol aos 47 minutos do segundo tempo também. Lembram? Foi nossa última vitória nessa Parazão. O que fazer!
A questão, além de ser psicológica, é também uma somatória de problemas que se acumulam no clube. O que fazer?
Os próprios jogadores estão conscientes de que fizeram um bom jogo. Empenharam-se para vencer mas não deram sorte e concordam que a questão é mais de cabeça do de outra coisa. A questão salarial influencia um pouco mas não é o fator único causador dos insucessos. O que fazer?

FUTEBOL FEMININO












Sacramenta é a campeã do 1º turno do Paraense

EstadualSupremacia no torneio é mantida com goleada por 5 a 2 diante da Tuna
As meninas do Sacramenta deitou e rolou na decisão do primeiro turno do Campeonato Paraense Feminino de futebol, ontem, no estádio Mangueirão. A goleada por 5 a 2 sobre a Tuna garantiu ao time do técnico José Maria Carvalho o título invicto e a campanha de aproveitamento 100%, com sete jogos e sete vitórias. O time fez 37 gols e sofreu 10. Suzi e Pingo são as artilheiras com 12 gols, cada.
Ontem, o Sacramenta dominou a Tuna e ta abriu o placar com Pingo, aos 31 minutos. Dois minutos depois, Pingo aumentou para 2 a 0 com um gol de placa: ela driblou toda zaga e entrou com bola e tudo. No segundo tempo, Suzi fez 3 a 0 aos 12 minutos. Aos 25, Nalva desperdiçou um pênalti, chutando para fora.
Mas, aos 27 minutos, Pingo voltou a marcar. Dominada, a Tuna não tinha forças para reagir. O quinto gol do Sacra veio com Suzi aos 33 minutos, numa jogada individual. Com o resultado garantido, o Sacramenta relaxou e a Tuna aproveitou descontar com Natasha, aos 43 e aos 45.
Sacramenta - Maysa; Raquel (Kel), Andreia, Darlene (Fernanda) e Elisandra; Cíntia (Dani BB), Elisangêla, Nalva (Deise) e Vânia; Pingo (Tica) e Suzi. Técnico - José Carvalho.
Tuna - Jully;Jamaica, Helaine, Aurilene (Laurinha) e Dalva (Raissa); Dani, Tati, Perotes e Natasaha; Mônica (Larissa) e Glayce. Técnica - Aline Costa.
Fonte: O Liberal - Edição de 05/05/2008

Albertinho tenta entender a derrota da Tuna

Embora tenha ficado satisfeito com a quebra do jejum de gols no Paraense, o atacante Albertinho lamentou a falha da defesa que causou a derrota por 3 a 2, sábado passado, em Santarém, contra o São Raimundo, pela quarta rodada da Taça Estado do Pará - o 2º turno do Estadual.
Albertinho, que contra os santarenos marcou seus dois primeiros gols com a camisa cruzmaltina, disse que ainda não consegue entender como a Tuna perdeu um jogo, quando tinha um homem a mais em campo - o atacante Emerson Bala havia sido expulso pouco antes.
'Quando Lucena ainda estava no comando da Tuna, o nosso time vinha jogando bem mas falhava nos momentos decisivos e perdia. Agora, com o Reginaldo, que vem dando outro padrão de jogo ao time, essas falhas ainda acontecem. Fizemos boa apresentação contra o São Raimundo, mas acabamos falhando novamente no final do jogo e deixamos escapar um empate fora de casa', comentou Albertinho.
Ao analisar o jogo contra a Pantera, o atacante admitiu que ainda falta um pouco de sintonia com os armadores das jogadas. 'A equipe começou bem no primeiro tempo, mas no decorrer do jogo o meio-campo ficou um pouco distante do ataque', lamentou Albertinho.
A baixa da partida de sábado foi o lateral-esquerdo Paulinho, que sofreu uma pancada no pescoço e chegou a ficar desacordado no gramado do Colosso do Tapajós. O atleta, no entanto, se recuperou bem e retornou ontem com a delegação tunante para Belém. Hoje, ele deverá ser submetido a um exame de ressonância magnética para constatar se houve alguma lesão no local da pancada.
São Raimundo:
TiagoRóbson (C. Alberto), DarlanCésar, Lira, Maurian, Buiú, DivanorAnderson (Neto), Emerson Bala, Helcio Marcel (Wellington) - Técnico: Carpegiani
Tuna Luso:
Leandro, Michel, George, Alex Rava, Paulinho, Wilson, Japonês (Alexandre), Erick (Róbson Alex)Marcelinho, Albertinho, Fabinho (Zé Augusto) - Técnico: Mesquita
Local: Colosso do Tapajós (Santarém)
Renda: R$ 14.595,00
Público pagante: 1.549
Fonte: O Liberal - Edição de 05/05/2008

sábado, 3 de maio de 2008






Estivemos participando hoje, 02/05, na sede campestre do Caixaparah, representando a Tuna Luso Brasileira em elegante coquetel festivo de lançamento do programa CAIXAPARAH NO ESPORTE. O programa será exibido todos os domingos às 13:00h pela TV Rauland, canal 14. O CAIXAPARAH NO ESPORTE terá a apresentação do ex-jogador de futebol Jorginho Macapá que também já foi jogador da Tuna e campeão brasileiro pela Lusa em 1985.
A Tuna Luso Brasileira parabeniza o Caixaparah pela iniciativa e deseja sucesso em seu programa esportivo.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

PARAZÃO - 2008











TUNA LUSO / SÃO RAIMUNDO

2º TURNO/4ª RODADA

DATA: 03/05/2008 (SÁBADO)
LOCAL: ESTÁDIO BARBALHÃO
CIDADE: SANTARÉM-PA
HORÁRIO: 16:00h
INGRESSOS:
R$10,00 (INTEIRA)
R$5,00 (MEIA)
OUTROS JOGOS DA RODADA:
Castanhal x Remo 03.05.08 SÁBADO 19:30 M. Porpino - Castanhal
Ananindeua x Vila Rica 04.05.08 DOMINGO 10:00 Souza - Belém
OUTROS RESULTADOS DA RODADA (JOGOS JÁ REALIZADOS):
Paysandu 3 x 2 Tiradentes
Águia de Marabá 4 X 0 Pedreira

TUNA LUSO BRASILEIRA - PROGRAMAÇÃO














DIRETORIA SOCIAL - MÊS DE MAIO/2008

BAILE DA SAUDADE
TODA 6ª FEIRA
Local: SALÃO VERMELHO

Dia 09/05 - Ivo dos Teclados e Roberto Leal;
Dia 16/05 - BAILE DAS FLORES ( com banda Cannon na boite da Tuna a partir das 22:00h. Mesa para 4 pessoas - R$40,00;
Dia 23/05 - AGNÊS & DIONOR MINDELO
Dia 30/05 - GUI E CONVIDADOS

Observação:
Baile da Saudade no Salão vermelho - Sócio em dia com o clube NÃO PAGA:

Paulo Amaral, morre no Rio de Janeiro, aos 84 anos















CBF NEWS
E
m uma época em que a preparação física dos times de futebol, e até da Seleção Brasileira, era tarefa dos técnicos e auxiliares, Paulo Amaral apareceu no cenário do futebol como um pioneiro. Integrante da comissão técnica do Brasil que disputou a Copa do Mundo de 1958 - também uma novidade na época - Paulo Amaral foi o primeiro preparador físico específico da Seleção Brasileira, que conquistou na Suécia o primeiro título mundial.
Com um estilo próprio que o tornou muito querido pelos jogadores, profissional apaixonado pelo que fazia, ele comemorou intensamente a conquista da Copa do Mundo de 1958, feito que se repetiu em 1962. É dele uma cena que entrou para a história, ao dar a volta olímpica depois do jogo final no Estádio Rasunda, em Estocolmo, carregando a bandeira da Suécia.
- Os suecos adoravam o futebol brasileiro e nos trataram com muito bem durante a Copa. Depois do jogo, fiz questão de homenageá-los dando a volta olímpica com a bandeira do Brasil e da Suécia também - contou, em entrevista da época..
Paulo Amaral foi, além de preparador físico, também técnico do Botafogo, clube em que passou a maior parte da carreira, e participou em 2006 de evento em que os campeões do mundo foram homenageados pela CBF, ao lado do dentista Mário Trigo, os dois integrantes da comissão técnica em 58/62.
Paulo Amaral morreu aos 84 anos em sua casa, em Copacabana, no Rio de Janeiro, cercado pelo carinho dos familiares, como contou sua única filha, Paula Amaral.
O velório foi realizado no Memorial do Carmo, sala 3, no Caju. O sepultamento aconteceu às 17 horas, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.
Veja a ficha da carreira de Paulo Amaral:
Nasceu: 18/10/1923, Rio de Janeiro
Títulos:
Como Preparador Físico - Seleção Brasileira: Copa do Mundo 1958 e 1962; Botafogo - Carioca (1957, 1961, 1963); Fluminense (1969).
Como Treinador: Fluminense (Taça de Prata de 1970).
Treinou Vasco, América (RJ), Remo (PA) entre outros.
ADEUS!
Ex-técnico do Remo, Paulo Amaral morre aos 84
SÃO PAULO e RIO (Folhapress/Redação) - Uma leitura superficial das páginas esportivas dos jornais de 1958 não deixa dúvida: Paulo Amaral era “o cara” na comissão técnica da seleção, que conquistaria a Copa da Suécia. Primeiro especialista em preparação física da história da seleção, Amaral morreu ontem aos 84 anos, em sua casa em Copacabana, no Rio. Ele enfrentava um câncer havia mais de cinco anos.Carioca, formou-se na Escola de Educação Física e Desportos em 1953, ano em que começou no Botafogo. Também foi um técnico de sucesso. Nos aspirantes do Botafogo, ganhou 52 jogos seguidos. Dirigiu Juventus e Genoa (ITA) e Porto (POR). O técnico também comandou o Clube do Remo, no tricampeonato em 73, 74 e 75.

Futebol feminino vai ter a final no Mangueirão













A final do primeiro turno do campeonato de futebol feminino entre Sacramenta e Tuna será no Mangueirão, domingo, 4, a partir das 9 horas. Se houver empate, o campeão sai das cobranças do tiro direto. Arlene Barreto dirige a partida. Inicialmente o jogo estava marcado para o Souza, estádio Francisco Vasques da Tuna Luso Brasileira, mas depois mudou para o Ceju. Na quarta-feira à noite, o presidente da federação deu última forma: programou para o Estádio Olímpico do Pará. Sacramenta e Tuna Luso Brasileira chegam à final após eliminarem Estrela e Independente, respectivamente. É jogo revanche para o time luso, que na fase de classificação foi derrotado por 2 a 1. O Sacramenta, do técnico José Maria, está invicto no campeonato. Seis jogos, seis vitórias com 32 gols marcados e apenas 8 contra. Suzi com 11 gols é a artilheira da competição. A campanha da lusa aponta três vitórias em seis partidas disputadas; dois empates e uma derrota.

Paulinha, com três cartões amarelos, e Heliane lesionada no rosto desfalcam o Sacramenta. O técnico José Maria não está preocupado com os desfalques, pois garante que o Sacramenta é uma equipe com bons valores e possui boas jogadoras.

Ajuda - No dia 18, ainda sem local definido, será realizado um festival de futebol feminino beneficente em prol das jogadoras Nelma e Pelé que estão com dificuldades e precisam de ajuda. O evento contará com todas as jogadoras dos principais times do campeonato. Haverá sorteio de prêmios com toda arrecadação destinada para as duas atletas.
Fonte: Amazônia Hoje - Edição de 02/05/2008