quinta-feira, 2 de abril de 2015

"Sou uma TUNÁTICA"

Cartaz elaborado pela Tunática Iodelza para homenagear sua Tuna. 
Dizem que dos três grandes times de futebol que o Pará tem, ou já teve, a Tuna Luso Brasileira é a que menos possui torcedores, ao contrário dos dois outros times, Clube do Remo e Paysandu, tradicionais rivais que são detentores de muitos torcedores no Pará e na Região Norte. Ainda que parte disso seja verdadeiro, não podemos descartar a importância que a marca Tuna Luso Brasileira representa para a história do futebol paraense, regional e brasileiro. 
Quem disse que a Tuna não tem torcedores? Engana-se quem achar que isso é verdade. Muitos torcedores tunantes encontram-se em nosso meio, na capital e no interior, sejam eles mais experientes, de meia idade, ou até mesmo os mais jovens. Na sequência dessa matéria, apresentamos o depoimento de uma apaixonada torcedora da Tuna.Trata-se da amiga Iodelza, que se considera uma "Tunática".  

A Tunática Iodelza, no Mangueirão. Metade Tuna, metade Corinthians.

Bate papo com Iodelza, a Tunática:

01) NOME DOS SEUS PAIS, IRMÃOS (SE TIVER), SEU NOME COMPLETO, ANO E LOCAL DE NASCIMENTO:

R- Raimundo Brasão de moura
     Maria Sampaio coelho de Moura
     Iodelza coelho de Moura (meu nome)

02) ESTADO CIVIL?

R- Casada.

03) É ESTUDANTE OU JÁ EXERCE ALGUMA PROFISSÃO?

R- Técnica em Radiologia Médica.

04) QUANDO DESCOBRIU QUE TINHA PAIXÃO PELA TUNA?

R- Descobrir que tinha paixão pela Tuna quando fiz um ano jogando vôlei. Eu tinha apenas 13 anos.

05) QUANDO E ONDE FOI SEU PRIMEIRO CONTATO COM A TUNA?

R- Meu primeiro contato com a Tuna foi em 1985, quando entrei na escolinha de vôlei. Fui obrigada pela minha mãe, e no primeiro dia de treino chorei muito pq eu não queria ir pra escolinha.

06) ALÉM DA TUNA, TEM AFINIDADE COM ALGUM OUTRO CLUBE/TIME DO BRASIL?

R- Tenho afinidade pelo Corinthians, sou corinthiana roxa.

07) TEM MAIS ALGUÉM NA SUA FAMÍLIA QUE TORCE PELA TUNA?

R- Não tem ninguém na família que torça, eu sou a ÚNICA Tunante,

08) É ASSOCIADA DA TUNA?

R- Infelizmente não sou associada, meu sonho assim que der é me tornar uma sócia. Lembro-me que quando eu ia pagar minha mensalidade do vôlei, na nave da Xuxa, era como eu chamava a sede kk,eu ficava olhando aquela imensa piscina e convidava minhas amigas pra gente mergulhar escondido, e eu falava para elas: a gente paga ,então temos direito de tomar banho, vamos? Mas elas não iam com medo kkk,Êh, tempo bom!!

09) SEUS FAMILIARES APOIAM SUA PAIXÃO PELA TUNA?

R- Não sei se me apoiam por eu ser tunante, mas acho que NÃO pq sou sacaneada sempre por todos, principalmente por minha filha, ela diz que sou a única tunante em Belém kkk.

10) QUEM A TROUXE PELA PRIMEIRA VEZ PARA ASSISTIR UM JOGO DA TUNA?

R- Nunca assisti nenhum jogo da Tuna! Pq nunca tenho quem vá comigo. Meu Marido é do batalhão de choque e sempre em todos os jogos da Tuna ele tá de serviço no jogo.

11) QUAL FOI A SUA MAIOR ALEGRIA COMO TORCEDORA DA TUNA?

R- Minha maior alegria como torcedora da Tuna foi quando eu cheguei em Mosqueiro, ano passado, e eu estava com minha camisa da tuna e tinham uns senhores num estabelecimento discutindo futebol, e eles  discutiam quem tinha a maior torcida, uns diziam que era o papão e outros Remo, foi quando eu interrompi a conversa e disse que quem tinha a maior torcida era a Tuna, eles caíram na rizada, e um deles disse: VC tá louca, a TUNA nem joga como tem a maior torcida? Eu respondi: amigo, se jogar REMO x TUNA pra quem os papão vão torcer? Pra TUNA né? Se jogar PAPÃO x TUNA,pra quem os leões vão torcer? Pra TUNA né? Então comprovado que nós temos a maior torcida,então esse título de maior torcida é nosso!! Eles pegaram na minha mão e concordaram e um deles disse:eu nunca tinha visto por esse lado! Mas VC tá certa e sai de lá toda orgulhosa de ter calado a boca deles kkkk

12) TEM ALGUMA MÁGOA OU DECEPÇÃO QUE QUEIRA FALAR?

R- Não tenho mágoas, mas fico decepcionada quando a TUNA perde!

13) O QUE VOCÊ ESPERA DA TUNA , DEPOIS DE SER REBAIXADA PARA A SEGUNDA DIVISÃO DO PARAZÃO?

R- Eu espero da TUNA que se esforcem para ir para a primeira divisão.

14) VOCÊ CHEGOU A PENSAR OU GOSTARIA DE TORCER POR OUTRO CLUBE/TIME QUE NÃO A TUNA?

R- Nunca pensei em torcer por outro time paraense, aguento encarnações, remistas e papões não fazem a minha cabeça.

15) TEM ALGUMA SUGESTÃO QUE GOSTARIA DE DAR PARA MELHORAR A ESTRUTURA DO FUTEBOL DA TUNA?

R- Minha sugestão é que orem por mim, pq sempre falo para meus parentes e amigos, se um dia eu ganhar na Mega Sena vou investir na Tuna com bons jogadores e que ainda vão ver meu nome nas camisas deles como patrocinadora kkkkkk

16) TEM ALGUÉM QUE VOCÊ GOSTARIA DE LEMBRAR E/OU AGRADECER POR VOCÊ GOSTAR DA TUNA?

R- Quero agradecer a minha mãe Maria Sampaio Coelho de Moura que é remista doente que me obrigou a jogar vôlei quando eu tinha 13 anos e desde então passei a ter amor pela TUNA.

17) GOSTARIA DE DEIXAR ALGUMA MENSAGEM AOS TORCEDORES DA TUNA?

R- Minha mensagem que deixo para todos nós torcedores que cantem mais o hino da TUNA.
Um trecho que gosto muito


VERDE, BRANCO É A CRUZ DE MALTA,
QUE MORA NO MEU CORAÇÃO.
TU ÉS A ÁGUIA DO SOUZA
E SERÁS SEMPRE EM TODA GERAÇÃO.

18) ACRESCENTE OUTRAS PERGUNTAS, FOTOS E VÍDEOS QUE DESEJAR.

R- Concordo que publique o que achar que deve. Ficarei muito feliz em poder mostrar o meu eterno amor cruzmaltino.sou uma TUNATICA.



 Rcelógio e camisetas criadas pela Tunática Iodelza, em homenagem aos seus times do coração, Tuna e Corinthians.

2 comentários:

  1. Que bom ver a fidelidade desta torcedora à Tuna. A Tuna poderia dar um brinde para ela Von, uma camisa por exemplo. Poderiam ver se ela pode ficar com uma ou duas cartelas da feijoada. E na ocasião, se ela fosse, chamá-la lá na frente e presenteá-la com um camisa. Seria um incentivo. Outra coisa, há uma lei de incentivo das empresas ao esporte, de repente, se for útil: http://www.esporte.gov.br/index.php/institucional/secretaria-executiva/lei-de-incentivo-ao-esporte/como-apresentar-projetos
    É em relação a empresas privadas que queiram incentivar o esporte.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. kkk. na foto acima tem um poster do remo.....ela torce pra outros times.........remo do poster ..e ainda colocou a merda do cúrinthins em cima do nosso era pra ser ao contrario....e eu nunca vi ela num jogo da tuna jora de do souza e nem do souza eu nunca vi olha que eu to em todos e sei quase todo mundo que vai....mas parabens...PELO POSTER DE 30 ASNOS QUE TEM UM DOP REMERDA la.....

    ResponderExcluir