SUCESSO CONSISTE EM NÃO FAZER INIMIGOS.
Nas
relações humanas no trabalho, existem apenas 03 (três) regras.
Regra
01:
Os
colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar
de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos
depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém
se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.
Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa
ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.
Regra
02:
A
importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma
desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como
um O empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.
Regra
03:
Um
colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece
um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo. Mas isso só dura até um dos
dois mudar de emprego. Amigo
é
aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa.
Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma
coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender. Durante sua carreira,
uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia
dúzia de inimigos. Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é. A “Lei da
Perversidade Profissional” diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é
provável que quem mais poderá ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos
inimigos.
Portanto,
profissionalmente falando, e pensando em longo prazo, o sucesso consiste,
principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência
biológica, os poucos inimigos são
exatamente
aqueles que têm boa memória.
Texto de Max Gehringer, enviado pelo colaborador Salatiel Campos
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