A Tuna Luso, quem diria, deixou a desejar novamente na regata realizada ontem (domingo), durante a 1ª prova do Campeonato Paraense de Remo 2013.
Depois de 2009, ao conquistar o seu 40º título estadual, a "Rainha do Mar", como costumava ser chamada, a cada ano vem amargando um quandro de decadência no esporte náutico, deixando os poucos abnegados e torcedores tunantes tristes e decepcionados.
A Tuna não conseguiu vencer um páreo sequer, dos onze programados, coisa inédita na vida esportiva do clube nesta modalidade.
Contrariando os prognósticos, o Paysandu foi o campeão da 1ª regata, com 06 páreos vencidos, ficando o Clube do Remo em segundo, com três páreos, e pra variar a Tuna em terceiro. Duas provas foram transferidas devido a problemas nos barcos dos participantes.
A Tuna participaria de oito provas mas acabou disputando apenas seis, conseguindo dois segundos lugares e quatro terceiros. O fato mais importante nisso tudo é que quatro atletas da Tuna que foram para Clube do Remo e Paysandu acabaram vencendo suas provas e somaram pontos para o rivais, ao invés de terem somado pontos para a Tuna. Pior!
O esporte náutico está no clube desde 1906 e sempre deu muito orgulho aos seus torcedores e associados, inclusive tendo fama nacional. Nunca esteve tão mal dos remos. Infelizmente, a falta de apoio e de comprometimento faz da atual equipe apenas a sombra daquelas equipes que deram muitas alegrias nos dias de Glórias da Lusa.
Os atletas da Tuna, na maioria muito jovens, não conseguem reagir pois não recebem nenhum tipo de apoio, excetuando-se aqueles levados por alguns abnegados e torcedores saudosistas. O técnico "Lindão" até que se esforça mas pouco pode fazer!
A tendência é que na próxima regata a participação da Tuna volte a ser igual a da primeira, ou seja, nula.
Poucos sabem como a Tuna venceu o campeonato de 2009. Naquele ano, conseguimos alguns bons colaboradores que quando somados fizeram a diferença. Naquele tempo também, respirava-se mais liberdade para trabalhar na garagem. Hoje, tudo mudou e é preciso que seja formada uma nova consciência de trabalho para conseguirmos algum progresso. Mas para isso, será necessário muito amor e dedicação!
O último título da Tuna no esporte do remo não foi em 2010? Foi em 2009? Tanto tempo assim?
ResponderExcluirAno passado a Tuna esteve em terceiro e em 2011 esteve em segundo. 2010 quem ganhou?
É lamentável a situação atual da Tuna no esporte do remo. E ainda vem Remo e Paysandu e tiram atletas tunantes. Já é costume fazerem isso. Enquanto a Tuna estiver nesta situação eu não irei às regatas para vê-la pasar vergonha. Márcio.
Em 2010 o Clube do Remo foi campeão. Em 2011 e 2012 o Remo também foi campeão. Poderá chegar ao tetra campeonato este ano de 2013.
ExcluirAcho que os tunantes devem cobrar uma posição da diretoria para que sejam efetivadas melhorias. É triste para a imagem da Tuna ficar passando por isto. É o clube até agora (creio eu) com mais títulos no esporte de remo. Era chamada de "Rainha do Mar" (simbolicamente, pois não temos mar). Esta realeza está sendo negligenciada e a Tuna fica relegada a um plano inferior.
ResponderExcluirTuna deu uma melhorada no futebol, embora ainda seja cedo para muita animação. Claro que já deu uma esperança, uma alegria. Este início de reação no futebol não quer dizer que nos outros esportes não se deva melhorar. O esporte de remo é histórico na Tuna. Não deve ser esquecido. Tuna muitas vezes foi campeã. Agora se vê numa situação de penúria, de inferioridade.
ResponderExcluirMárcio
O Remo, como falou o Von, ganhou os três últimos anos seguidos. A Tuna ganhou seu último título em 2009. O diretor náutico, Jacintho Campina, foi destiuído do cargo pelo atual presidente porque "não ia às reuniões" (grande coisa!), segundo ele. O que aconteceu foi inveja dos diretores que não conseguiam fazer nada e não queriam ver o sucesso de quem realmente é tunante e trabalhou, como o Jacintho.
ResponderExcluirAgora a sede náutica tem tudo para fechar, se não fizermos algo urgente. Com apoio de muitos colaboradores, conseguimos fazer a ponte, que havia desmoronado. Fizemos uma nova, mas agora a coisa é mais séria, porque a Garagem náutica está completamente abandonada, carente de tudo. Visitem e vejam a situação.