quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Tuna com poucas chances na náutica em 2013

De acordo com matéria divulgada no blog Didascália, a temporada de 2013 já começa mal para o esporte náutico da Tuna., aquele que outrora já fo o principal esporte na história do clube, detentora de 40 títulos ganhos águas barrentas da Baía do Guajará. Segundo o blog, em 2012 a equipe náutica da Tuna já não vinha bem e acabou ficando em terceiro lugar no campeonato estadual. O último titulo veio em 2009, na gestão do diretor Jacynto Campina, apoiado por alguns cruzmaltinos dedicados.
A informação que nos chega é de que neste ano de 2013, logo na primeira regata (dia 3 de março), a Tuna só alinhará em sete dos onze páreo programados pela FEPAR.
O diretor técnico José Wildemar (Lindão) diz que está se virando como pode para manter a sede em atividade, e que continua sem receber nenhum apoio da atual diretoria. Segundo ele, além da falta de apoio financeiro, o prédio da sede náutica também apresenta sérios problemas de estrutura, principaçmente nos banheiros.
Desde 2009, a Tuna vem perdendo seus melhores atletas, que preferem mudar de clube em troca de algum tipo de ajuda financeira que lhes é oferecida.
"Não se pode fazer nenhum tipo de esporte sem apoio. Já perdemos, para o campeonato deste ano, alguns atletas e vamos para essa regata por amor ao Clube. Na verdade, estamos resistindo com ajuda de alguns fiéis colaboradores, que ainda ajudam, mas o número diminui cada vez mais. Ou a gente ganha apoio e entra para competir com chances para vencer, ou mais uma vez seremos meros participantes", afirma Lindão, triste com a atual situação da sede náutica da Tuna.

fonte: Blog Didascália 

4 comentários:

  1. Não dá para fazer uma campanha em prol do esporte do remo na Tuna? Fazer promoções! Pelo amor de Deus! Este é um esporte tradicional da Tuna! É preciso resgatá-lo! O que eu puder, dentro de minhas possibilidades, posso ver o que posso fazer, comprar algumas rifas ou bilhetes de almoços, fazer alguma pequena doação de alimentos de vez em quando. Se outros puderem, façam o mesmo ou mais! Nestas horas temos de deixar diferenças de lado para não deixar o esporte morrer na Tuna! Não vamos ficar esperando o negócio simplesmente acabar! Eu não irei assistir regatas para ver a Tuna passar vergonha! Só irei se a Tuna tiver condições de enfrentar os seus adversários.
    Márcio

    ResponderExcluir
  2. Os atletas precisam de café, açucar e leite diariamente para o café da manhã, após os treinos. Os que puderem sugiro que façam essa doação para ajudá-los. A garagem está aberta diariamente, de segunda a segunda, a partir das 05h até às 08h.

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas é preciso mais que estas doações. Tem que haver um apoio maior para que a Tuna possa ter mais condições de competir! Atletas bons e em quantidade suficiente, bem motivados, bem alimentados e bem treinados; barcos bons e em condições; garagem estruturada. Márcio

    ResponderExcluir
  4. Devo lembrar aos amigos que essa doação é o mínimo do mínimo que os atletas necessitam para compensar o desgaste dos treinamentos. A padaria XVI de Novembro, do amigo Mário, doou por três anos consecutivos (2009 a 2012)cerca de 40 pães diários para a garagem náutica. A partir de 2012, a padaria da Sra. Janete Moraes, esposa do ex-presidente Marcos Moraes, passou a doar os mesmos 40 pães diários. O complemento do café da manhã que me referi (café, acuçar, leite, aveia, etc...), no ano de 2009 foi feita pelos amigos da Confraria da Sauna da Tuna. A partir de 2010, eventualmente passou a ser feita por outros colaboradores, dentre eles os Srs. Jaime Eiras, Mário Mangas, Gerardo Von e outros. A cota mensal de biscoitos e massas que a Trigolino/Ricosa fazia para a sede náutica deixou de ser entregue.
    A sede náutica precisa de um diretor nomeado que trabalhe com uma equipe de forma independente para poder atender as necessidades da mesma. Somente assim poderemos realizar as reformas necessárias para o esporte náutico do clube voltar a bombar. Enquanto isso temos de manter pelo menos o mínimo do mínimo. Quem estiver interessado em ajudar basta ir na sede náutica e levar o que achar que pode. Qualquer doação será bem vinda.

    ResponderExcluir