domingo, 23 de dezembro de 2012

Tuna Luso na imprensa

Blog da Clube
BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 21.12.12

- Com organização do ex-presidente Genésio Mangini e ex-atleta Jorge Belo, amanhã a confraternização dos ex-jogadores de futsal da Tuna (1970- 90), a partir de 10 h, no Senadinho da sede social e campestre.

- No amistoso da Tuna de amanhã, 10 h, no Souza, contra Seleção de Colares, novidades serão goleiro Alan e zagueiro Preto Barcarena.


CHUMBO-GROSSO – Paulo Fernando – 20.12.12

- NO CAMINHO CERTO,a Tuna retorna a sua política de valorizar a prata da casa, parabéns a Águia guerreira do Brasil,pois a Tuna só foi Tuna quando trabalhou com os pés no chão,quero ver novamente a Águia do Souza voando alto nos Céus deste Brasil.


Amazônia hoje
Tuna: velhos conhecidos 
Edição de 23/12/2012

Samuel Cândido monta equipe para o campeonato Estadual com jogadores rodados no futebol paraense


Garantida na fase principal do Campeonato Paraense, em função da campanha que fez na edição deste ano, a Tuna começou o ano com o técnico Marajó à frente do elenco. Mas a permanência do treinador não durou muito. Logo após a primeira fase da competição, a diretoria do clube contratou o técnico Samuel Cândido, que deixou o Parauapebas.
Na companhia do novo comandante chegaram ao Souza outros dois velhos conhecidos da pequena torcida tunante: o preparador de goleiros, Mário Fernando, e o preparador físico, José Jorge. Sem grandes recursos em caixa, a Lusa vai montando seu elenco com jogadores rodados no futebol do Pará. A lista de "compras" da Lusa era, até a sexta-feira, a mais longa, com 19 atletas, portanto, um a mais que a do Remo.
De acordo com o técnico Samuel, alguns outros jogadores devem desembarcar no clube nos próximos dias. "Ainda temos carências em algumas posições, mas ainda estamos avaliando essa situação", declarou. O comandante tunante ressaltou que as aquisições do clube estão sendo feitas dentro do orçamento apresentado pelo presidente Fabiano Bastos. "Estamos trabalhando dentro das condições financeiras da Tuna. Sabemos que não há tanto dinheiro, mas mesmo assim a ideia é montar um grupo competitivo e isso, acredito, está sendo feito", comentou o treinador. Diferente de Leão e Papão, que treinarão em Castanhal e Barcarena, na pré-temporada, a Lusa fará seus treinos em Belém mesmo.

OS CONTRATADOS
Goleiros: Alan, Dida e Paulinho


Laterais direitos: Sinésio e Hugo Deleon
Zagueiros: Darlan, Halysson, Edílson Belém e Max Melo
Lateral esquerdo: Léo
Volantes: Preto Barcarena, Daniel e Ângelo
Meias: Tardelli e Everton
Atacantes: Hallace, Fabinho e Vandré


Tuna e Esmac fazem final 
Edição de 23/12/2012


Campeonato Paraense de Futebol feminino encerra a temporada com duelo que decide o título estadual


O campeão de futebol feminino e representante paraense na Copa do Brasil versãos 2013 será conhecido hoje pela manhã no Mangueirão, a partir das 9h30. Tuna e Esmac/Ananindeua decidem o título, como aconteceu no primeiro e segundo turno. Hoje, as duas equipes vão para o jogo extra, que terá cobranças de penalidades caso haja empate no tempo normal. O portão do Mangueirão é aberto ao público e a previsão é de muita gente no estádio para torcer pelas meninas boas de bola.
A Tuna, campeã do ano passado, corre em busca do bicampeonato. Esteve perto quando deixou escapar a oportunidade, no domingo passado, quando perdeu o jogo por 2 a 1 e também sua invencibilidade. A semana de treinamentos foi intensa e contou com as jogadoras que, lesionadas, não participaram da partida anterior. A artilheira Cássia está motivada para o novo encontro com as rivais. "A gente teve tudo pra ganhar e ser campeã naquele domingo (16), porém, amanhã (hoje) vamos mostrar que somos as melhores", diz. Cássia fez o gol luso em cobrança de pênaltis.
A goleira Júlia, que veio de Santa Catarina para a Esmac/Ananindeua, retornou ao seu estado devido problema de saúde de sua mãe. Ela ficou de retornar neste sábado. Caso isso não aconteça, Alessandra será a titular. Por outro lado o técnico Mercy Rodrigues confirmou as estreias de Livia e Neguinha, do Palmeiras (SP) e Unifor (CE). "Elas estão treinando pra jogar", diz. Ambas chegaram em Belém na quinta-feira, mas já estavam inscritas no campeonato. A volante Sara permanece na lateral esquerda, mas com toda liberdade para atuar no meio-campo. A única preocupação do treinador diz respeito ao jogo aéreo da lusa, que é bastante perigoso. "Tomamos nosso cuidado para evitar que os erros se repitam", comentou.
A atacante Irley, carinhosamente chamada de "Negona" pelas companheiras de equipe, está muito motivada pra ser campeã também no futebol de campo. Irley, que ano passado ficava no banco, agora é titular e artilheira da equipe. Virou destaque do time amarelo da Cidade Nova 8. O jogo terá arbitragem de Agnaldo Casto e Silva e assistências de Arlene Barreto Souza e Bárbara Silva.

Um comentário:

  1. Tuna deixou de ganhar o título do feminino.Longe de mim desmerecer as jogadoras da Tuna, mas foi uma pena a perda do título e da vaga para a Copa Brasil. Acho que pode ter faltado mais tranquilidade para as tunantes.
    Ano que vem é tentar de novo. Melhorar, aperfeiçoar, ir em busca do título.
    Acho que faltam mais alguns jogadores para certas posições, não sei se já foram contratados. Pela lista acima, faltam mais um lateral esquerdo, uns dois a mais no meio e talvez mais um atacante. Por que se os titulares se baterem como se vai fazer? Ou a lista aí não está completa? Não estou vendo alguns nomes de jogadores do sub-20.
    Os treinos são importantes para se ajustar o grupo e se definir um time-base. Ver falhas, bolar estilos de jogo aproveitando o potencial de cada jogador, treinar jogadas e ver como está o aspecto físico dos jogadores e o lado emocional, trabalhar o entrosamento e criar uma sintonia entre comissão técnica e jogadores.
    É preciso compensar as limitações com muito trabalho, inteligência e disposição.
    Márcio

    ResponderExcluir