domingo, 22 de maio de 2011

II Regata homenageou o remador Heronides Moura, da Tuna Luso

A II regata do campeonato paraense de remo 2011 aconteceu na manhã deste domingo (22), na raia baía de Guajará, com chegada das provas no complexo Turístico Estação das Docas.
As provas tiveram início às 08:40h, conforme programação e contou com 10 provas (4+, 2X, 2-, 1X, 2+, 4X, 1X, 2X, 4-, 8+). Tuna Luso Brasileira, Clube do Remo e Paysandu participaram da segunda regata.

CLASSIFICAÇÃO DA II REGATA:
1º lugar: Clube do Remo com 25 pontos (não disputou a 6ª prova)
2º lugar: Tuna Luso com 26 pontos 
3º lugar: Paysandu com 18 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL (I e II regatas) 
1º lugar: Clube do Remo (25 + 27 = 52 pontos)
2º lugar: Tuna Luso (26 + 21 = 47 pontos)
3º lugar: Paysandu (15 + 18 = 33 pontos)

CONFUSÃO
O que deveria ser apenas uma manhã de divertimento, homenagem e emoção, acabou virando confusão no final da prova do Oito Com (8+). Aconteceu que na ótica dos presentes na Estação da Docas, mesmo com uma pequena diferença, o vencedor da prova 8+ pareceu ter sido o Paysandu mas para o juiz da prova o vencedor foi o barco do Clube do Remo, o que gerou um grande mal estar e protesto por parte de diretores e atletas do Paysandu.  decisão do juíz foi mantida e é bem provável que o Paysandu leve a decisão para o tribunal. O Paysandu ameaça deixar o campeonato em função do acontecido.
O Clube do Remo foi o vencedor da segunda regata do campeonato com cinco primeiros lugares, além de conquistarem três segundos lugares e um terceiro, totalizando 27 pontos. A Tuna Luso ficou em segundo lugar com três primeiros lugares, dois segundos e cinco terceiros, com 21 pontos. O Paysandu só venceu dois primeiros lugares, ficando com cinco segundos lugares e um terceiro, somando 19 pontos.
Na classificação geral do campeonato, o Clube do Remo tem 52 pontos, seguido por Tuna, com 47, e o Paysandu, com 33.

HOMENAGEM
O atleta Heronides Gomes Moura, ex-remador da Tuna Luso, foi homenageado. Heronides era natural Curralinho, cidade da Ilha do Marajó, nascido em 1923. Foi remador na Tuna Luso de 1945 até 1956. O atleta respirava remo pois morava na garagem náutica da Tuna enquanto completava o curso de engenharia civil, ajudado por seus colegas de esporte e pela diretoria da Tuna, representada pelos senhores Illydio Gomes e Francisco Carrapatoso, dentre outros.
Este grande desportista colaborou muito com a Tuna Luso, seja como atleta ou como diretor, de onde teve a honra de receber o título de "Sócio Benemérito". Heronides também foi diretor de remo da Federação Paraense de Desportos. Faleceu no dia 02 de junho de 2010 e foi representado na regata de hoje por seus familiares.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário