O Internacional tem no título do seu hino as palavras ?Celeiro de Ases?. E não é para menos. O clube colorado afirma-se ao longo dos anos como uma legítima escola de talentos de futebol. O Beira-Rio tem a tradição de formar dentro e fora de campo atletas exemplares. Nesta matéria, os torcedores poderão conhecer a fantástica e profissional estrutura oferecida para os craques do futuro. Desde o alojamento das categorias de base até o colégio privado em que os garotos estudam.
Concentração das categorias de base
Concentração Celeiro de Ases - O alojamento das categorias de base conta com uma área de aproximadamente 700m², com cozinha própria, salas de descanso com televisão e DVD, climatização do ar, além de uma bancada com computadores conectados à internet que ficam a disposição dos atletas. São sete dormitórios com capacidade para doze garotos em cada, sendo um total de 84 garotos. Os atletas possuem armários com chave, colchões ortopédicos e cortinas anti-alérgicas. Atualmente 252 atletas fazem parte das equipes de base coloradas, desde o Inter B à equipe sub-10. Quatro monitores se revezam 24 horas por dia no atendimento aos jovens, onde acompanham o cotidiano e a organização do local. Além dessa atenção especial, os atletas possuem algumas regras básicas de convivência como: manter o ambiente dos quartos limpos, arrumar armários e camas.
Internet está à disposição dos atletas no alojamento
Alimentação - A alimentação dos jogadores colorados é toda controlada por um serviço de nutricionistas ligadas ao departamento de futebol profissional, que auxilia em uma dieta balanceada de acordo com a atividade e a necessidade do atleta e em conjunto com as comissões técnicas de cada categoria. As refeições como café da manhã, almoço e janta, são realizadas no refeitório do clube. Os lanches da manhã, tarde e a ceia são distribuídos no próprio alojamento pelos minitores. A nutricionista Cíntia Carvalho é a coordenadora da área de nutrição das categorias de base.
Refeitório oferece dieta balanceada aos atletas
Campos de treinamentos - Os atletas das categorias de base tem a disposição quatro campos suplementares, junto ao Complexo Beira-Rio. O clube ainda utiliza os campos do antigo estádio do Inter, os Eucaliptos.
Campos suplementares
Departamento médico - O Departamento Médico e de Fisioterapia das categorias de base do Inter conta com uma estrutura de dois médicos ortopedistas e traumatologistas, dois profissionais da medicina do esporte, dois fisioterapeutas, uma secretaria e nove estagiários de medicina e fisioterapia. No local são realizados exames clínicos básicos. Os tratamentos fisioterápicos são feitos dentro da própria estrutura colorada. Além desses serviços no Beira-Rio, o Internacional possuí um convênio médico gratuito com Unimed.
Departamento Médico e de Fisioterapia contam com estrutura completa para atender os jogadores
Psicologia do esporte - Os profissionais em psicologia do esporte das equipes de base realizam consultas em grupos e individuais de acordo com o perfil do atleta. Os psicólogos Carlos Franzen e Marcio Marques trabalham com perfis individualizados visando a carreira do jogador, as relações humanas, o controle emocional e a segurança do atleta em campo em situações complexas. Tudo visa fazer com que o garoto chegue com maturidade e segurança ao profissional.
Asssistência psicológica está presente nas categorias de base
Serviço social - O Serviço Social das categorias de base. Os atletas do Inter são acompanhados por duas assistentes sociais, uma secretária e seis estagiárias curriculares, que realizam grupos de trabalho com os atletas em dias alternados. O setor tem rotinas de apoio na vida escolar e da organização do alojamento das categorias de base com os objetivos de um equilíbrio na vida pessoal, profissional, familiar e social de cada atleta. Existem meninos que vêem de todo o Brasil, que trazem uma cultura diferente e o trabalho ajuda diminuir a saudade dos pais e a amadurecer os garotos.
Serviço social presta apoio fora de campo
Biblioteca - Localizada no Ginásio Gigantinho, a biblioteca do Inter conta com uma estrutura para leitura, empréstimo de obras e computadores com internet. São mais 80mil livros a disposição numa área de mais de 1500 metros quadrados . Os atletas do clube usufruem a biblioteca para seus estudos.
Biblioteca propicia aquisição de cultura
Biblioteca propicia aquisição de cultura
Colégio - O Internacional tem o compromisso com os estudos dos seus atletas, para isso conta com uma parceria com escolas e com um curso privado de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os garotos mais novos com idade entre 12 e 15 anos estudam no horário diurno em escolas do bairro Menino Deus. Já os jogadores das categorias júnior e juvenil estudam a noite no Colégio Unificado, no centro de Porto Alegre. Os garotos recebem do clube todo o material escolar e passagens para ida e volta da escola.
Jogadores recebem apoio do clube para estudarem
Nenhum comentário:
Postar um comentário