segunda-feira, 28 de março de 2011

Ver-o-Peso completa 384 anos

Ver-o-Peso é um mercado situado na cidade brasileira de Belém, no estado doPará, estando localizada na Avenida 16 de novembro. Símbolo da cidade, é sua maior atração turística e a maior feira livre da América Latina. O mercado do ver-o-pesoabastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi eleito entre as 7 Maravilhas do Brasil.
Localizado na área da Cidade Velha e diretamente às margens da baía do Guarajá, foi construído em 1625 no porto do Pirí, assim chamado na época. Enquanto um entreposto fiscal, seu nome faz jus às chamadas Casas do Ver-o-Peso, projetadas no Brasil, em 1614, para conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa. A partir de então foi popularmente denomindo lugar de Ver-o-Peso, dando origem ao nome do mercado, já que era obrigatório ver o peso das mercadorias que saiam ou chegavam à Amazônia, arrecadando-se os impostos correspondentes. No final do século XIX e XX, o local que temos hoje por Complexo sofreu uma série de modificações tanto funcionais quanto em sua paisagem se adaptando às necessidades e gostos da Belle Époque. Foi nessa época que houve aterramento da Baía do Guajará, amplicação do Mercado de Carne, construção do porto e o Mercado de Ferro.
O mercado faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas, dentre elas o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, aLadeira do Castelo e o Solar da Beira e a Praça do Pescador. O conjunto foi tombado pelo IPHAN, em 1997.
fonte: Wikipedia

Belém-Pa, Mercado Ver-o-Peso. Amazônia, Brasil.

O editor do blog da ATAT também costuma dar umas voltinhas por lá pelo Ver-O-Peso. Sempre que pode, costumo ir acompanhado de amigos para bater um bom bate-papo e saborear aquele peixinho frito junto de uma cerveja geladinha na barraca do Val. 
O melhor horário para esse tipo de programa costuma ser entre 10h e 12h, quando o volume de usuários não chega a ser tão grande e dá para ver melhor os acontecimentos do dia-a-dia da feira. É bastante interessante passar uma manhã no velho Ver-O-Peso, um local democrático e popular, onde a cultura amazônica está sempre presente e todos caminham livremente.  
Em comemoração aos 384 anos do Ver-O-Peso, desejos de muitos anos mais de bom funcionamento e muito peixe frito com gelada, é claro!!! 
O editor Gerardo Von acompanhado de amigos degustando o prato mais tradicional do Ver-O-Peso, 
peixe frito acompanhado de açaí ou cerveja bem gelada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário