sábado, 6 de fevereiro de 2010

PETECA

Peteca é o nome dado a um artefato esportivo, utilizado no jogo também chamado "Peteca", de origem indígena-brasileira. A Peteca é constituída de uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feito de borracha, e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilibrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada. A Peteca era muito utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno. O jogo de Peteca guarda certa semelhança com o voleibol e o Badminton, pelo fato de jogar-se, como estes, em um terreno dividido por uma rede. O elemento principal do jogo é a peteca, que se golpeia com a mão. A popularidade da peteca como jogo de tempo livre tem crescido constantemente em alguns países europeus, como a Alemanha, onde, para o esporte, existem três federações diferentes.

O Esporte
O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que a mesma toque o solo numa área definida. É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

História
Registros históricos indicam que a peteca era utilizada pelos nativos brasileiros como forma de recreação muito antes dos colonizadores portugueses chegarem. Paralelamente aos rituais e festas indígenas o jogo da peteca era praticado, tendo como centro as tribos localizadas no estado brasileiro de Minas Gerais. Através de gerações a tradição de jogar peteca foi se perpetuando, tornando-se enfim o esporte que é hoje.

A V Olimpíada
Os Jogos Olímpicos de 1920, realizados na Antuérpia, foram os primeiros que tiveram a participação de uma delegação brasileira. Alguns dos atletas que representavam o Brasil, carregaram consigo petecas, para fins recreativos. A atividade atraiu a atenção de competidores de outros países, que demonstravam interesse nas regras, ainda inexistentes, desse esporte.

Institucionalização no Brasil
Apesar de já ser comum a prática da Peteca há muito tempo antes, apenas em 1973 começaram a ser fomentadas regras sobre o esporte, culminando com a criação da Federação Mineira de Peteca - FEMPE, em 1975. A oficialização veio através de uma resolução do Conselho Nacional de Desporto - CND, em 17 de agosto de 1985, em sua Deliberação n° 15/85. Finalmente, em 1986, a CBDT (Confederação Brasileira de Desportos Terrestres) criou seu departamento de Peteca, nomeando para a sua direção o desportista Walter José dos Santos, responsável pela codificação e oficialização das regras. Em 1987 aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca, fruto do esforço das federações regionais espalhadas pelo país.

No mundo
Em 26 de maio de 2000 foi fundada uma federação mundial em Berlim, que recebeu o nome de IIA - International Indica Association (Associação Internacional de Indiaca, nome internacional da Peteca). Esta federação se propôs como objetivo regulamentar as diferentes formas do jogo e promover torneios internacionais da modalidade. As maiores federações nacionais do esporte se encontram na Alemanha e Japão, mas também são membros da IAA: Suíça, Estônia, Eslováquia, Brasil e Luxemburgo. Em agosto de 2001 foi realizado na Estônia o primeiro campeonato mundial de Peteca, sendo neste mesmo país-sede o segundo campeonato em 2006.
A Federação Francesa de Peteca (FFP) foi criada em fevereiro de 1999 por Jean-François Impinna, um jogador de rugby.

Regras
Os jogos podem ser de simples ou duplas, nos moldes de uma partida de tênis. A quadra apresenta dimensões de 15,0m x 7,5m para duplas e 15,0m x 4,0m para individual, dividido em duas metades, cada uma para o uso de uma das equipes rivais. A altura da rede é variável e depende da idade e do sexo dos participantes. Para jogos da categoria masculino, a rede deverá apresentar uma altura de 2,43m e 2,24m para o feminino e categoria até 12 anos. Detalhes como as dimensões dos quadrados da malha também são especificados: aproximadamente 4 cm por 4 cm. A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o solo. Atualmente utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos. Cada partida é disputada em sets, que chegará ao fim quando uma das equipes alcançar 12 pontos ou após 20 minutos de jogo. O componente que ganhar dois sets primeiro, ganha a partida. Outro detalhe importante é que após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 30 segundos, ou senão a vantagem será revertida. As regras completas são muito mais específicas e podem ser encontradas nos sítios das federações de peteca (algumas são listadas na última seção). A mão é a raquete








PETECA EM ALTO MAR
Para quem acha que a Peteca é um esporte que só pode ser jogado em terra firma, como em praias, praças ou quadras esportivas está enganado. O esporte é bem dinâmico e divertido e pode compartilhar bons momentos de descontração e ser jogado em diversos outros locais, inclusive em plataformas de petróleo ou navios.

A plataforma de petróleo P-48, da Petrobras, é a segunda do projeto Barracuda e Caratinga, que começou a produzir em janeiro de 2005. O complexo é constituído por campos de petróleo e gás em águas profundas, localizados a 160 km a leste de Macaé, no nordeste do Estado do Rio de Janeiro, e cobre uma área de 493 quilômetros quadrados na bacia de Campos, a profundidades de que variam de 600 a 1.350 metros.

Na P-48, em alto mar, os jogadores de Peteca formaram uma associação de Tenistas e Petequeiros denominada ATP-48 (Associação de Tenistas e Petequeiros da P-48) para a prática do esporte.

Fonte:
http://www.fempemg.hpg.ig.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário