domingo, 26 de julho de 2009

Samuel Torres faz parte da história da Tuna Luso Brasileira

Samuel Torres
Ex treinador de futsal Samuel Torres

Samuel com sua esposa e a filha caçula, futura atleta da TLB

Samuel Torres é licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física do Pará, em 1991.

Em janeiro de 1995 concluiu curso de Pós-graduação em Treinamento Desportivo e Condicionameno Físico, pela Academia Estatal de Cultura Física da Rússia realizado na cidade de São Paulo, SP.
Em Janeio de 2000 concluiu o curso de Mestrado nos USA, em Master of Arts in Phisical Education, pela Harrington University com Sede oficial em Londres, Inglaterra.

Vida e História na Tuna L. Brasileira
Em janeiro do ano de 1988, Samuel Torres exercendo a função de professor de Educaçã Física do Instituto Adventista Grão Pará, com uma equipe completa de futsal mirim (faixa etária até 12 anos), solicitou da diretoria, na época Prof. Jacyntho Campina, que exercia a função de diretor da modalidade de futsal, o nome e o uso das instalações do Ginásio da Tuna Luso Brasileira. O motivo seria principalmente pela excelente fase em que esta agremiação passava naquela época nas categorias juvenil e principal, haja vista que não haviam categorias de base neste desporto naquela ocasião.

De imediato, a diretoria com apoio do Presidente Genésio Manginni, aceitou que Samuel e sua equipe representassem a Tuna no futsal Mirim. O ano de 1988 foi uma preparação para esta equipe conseguir com méritos no ano seguinte, 1989, o campeonato Estadual na categoria infantil, e por conseguinte, pela boa fase que esta equipe se encontrava, o bi-campeonato em 1990. Neste mesmo ano a equipe infantil de futsal, como um dos prêmios, participou de um torneio interestadual na cidade de São Luis, Ma. Vencendo o torneio de forma invicta e trazendo o troféu de campeão do torneio para a sede do clube cruzmaltino.

Em julho de 1990, Belém sediou a Taça Brasil de Futebol de Salão Infantil, zonal Norte. Representando nosso Estado do Pará, participaram Tuna Luso, por ser a atual campeã e o Clube do Remo como convidado por ceder e patrocinar o torneio. Em primeiro lugar foram classificados Tuna Luso Brasileira (Pará) e AABB (Ceará) com 6 pontos; em segundo ficou o Cruzeiro do Anil, do Maranhão com 3 pontos e em terceiro lugar o Clube do Remo. Viajaram classicados para fase final da competição Tuna e AABB, que foi realizada em Belo Horizonte, MG, onde conseguimos um honroso terceiro lugar.
Em virtude de mudanças nas gestões do presidente e diretores de futsal da Tuna Luso na época, Samuel Torres foi contratado pela Combronzem Atlético Clube, conseguindo naquela agremiação os seguintes títulos como técnico:

Campeão Infanto – 1990
Bi-Campeão Adulto (principal) – 1990 / 1991
Campeão Juvenil – 1991

Em 1992, Samuel Torres retornou ao clube cruzmaltino dirigindo a categoria Adulto/principal com total apoio da diretoria de Jacyntho Campina e com uma equipe aguerrida com muita vontade de ganhar conseguiram com méritos, num ano de glórias à Tuna Luso, o almejado título de campeão. Samuel conceitua esta temporada como a mais difícil de todas as competições disputadas devido as equipes participantes estarem em alto nível para a disputa do título. Neste mesmo ano a TLB disputou a Taça Brasil de clubes em Fortaleza conquistando o quarto lugar dentre as feras do Brasil inteiro.
No ano seguinte a Tuna Luso foi Vice-campeã da categoria Adulto/principal.

Em 1993, por obrigações profissionais, Samuel Torres transferiu-se para São Paulo, convidado para coordenar o departamento de esportes e Educação Física do IASP (Instituto Adventista São Paulo).

Em 1995 concluíu seu curso de Pós Graduação Pela Academia Estatal de Cultura Física da Rússia.

Em 1998 viajou para os USA, onde reside até hoje em Richmond, estado da Virgínia, com sua esposa Gisele Torres e filhas Kimberly, 13 anos, e Amy, com apenas 6 meses de idade.

Em 2000, concluiu seu curso de mestrado em “Master of Arts em Phisical Education”, pela Harrisson University de Londres, Inglaterra, com sede em Washington, DC, USA.

Esposa e filhas de Samuel Torres

Por email, em conversa com Jacyntho Campina, Samuel ainda sustenta a idéia, quem sabe, de retornar ao Brasil, e trabalhar defendendo as cores da gloriosa Tuna Luso Brasileira.

fonte: Professor Jacyntho Campina (atual diretor da Sede Náutica da TLB)

2 comentários:

  1. Grandes amigos da Tuna Luso .. muitas saudades dos grandes momentos que tivemos juntos. Somos graots por termos trabalhado num grande clube como a Tuna. Ao amigo e ex-diretor de futsal Jacyntho Campina, meu muito especial obrigado pela matéria, e queria completar dizendo que todos os dias gloriosos que tivemos na nossa Tuna foi também por responsabilidade da sua atuação como diretor e apoiador do futsal Tunante. Deus continue abençoando seu trabalho. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gente, sou amigo do Samuel, na verdade irmão de um ex atleta dela ai na tuna. . Preciso do contato dele. . . . Algm pode passar? Emails:
    decoceano@gmai.com e andre@teambrazil.com.br

    ResponderExcluir