quinta-feira, 23 de julho de 2009

Jogos Mundiais


Os Jogos Mundiais, ou World Games, é um importante evento internacional poliesportivo, onde são disputadas modalidades esportivas não-olímpicas. São organizados pela Internacional World Games Association (IWGA), e apoiados pelo Comitê Olímpico Internacional.

Alguns dos esportes que já fizeram parte do programa dos Jogos Mundiais tornaram-se Olímpicos, como badminton, beisebol e triatlon. Para se escolher novos esportes olímpicos, o COI leva em consideração sua participação em Jogos Mundiais passados, sendo este evento uma espécie de "laboratório" para futuros esportes Olímpicos. Entretanto, muitos desses esportes tem dificuldade em entrar no programa Olímpico, devido a limitações no número de participantes pelo COI e por ter uma quantidade de federações nacionais abaixo do limite.

Entre os esportes que hoje fazem parte do programa dos Jogos Mundiais, estão a Orientação, Punhobol, Esqui Aquático, Patinação, Boliche, Squash, Netball, Hóquei, entre outros. A inclusão de esportes nos Jogos Mundiais devem ser limitados pelas facilidades das instalações já existentes na cidade-sede: não costuma-se construir instalações para disputas das mesmas. Assim como os Jogos Olímpicos, os Jogos Mundiais acontecem a cada quatro anos (sempre um ano depois dos Jogos Olímpicos de Verão). Sua primeira edição aconteceu em 1981, em Santa Clara, Estados Unidos.

Na edição de 2005 dos Jogos Mundiais, em Duisburgo, Alemanha, participaram ao todo 3.400 atletas de 89 nações. O Brasil obteve nesta edição 2 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze. A edição de 2009 acontece em Kaohsiung, em Taiwan.

ESPORTES OFICIAIS


CORFEBOL

Corfebol em holândes korfbal, é um esporte coletivo praticado principalmente na Holanda e na Bélgica. Ele difere de outros esportes semelhantes pois é praticado por equipes mistas, formadas por quatro homens e quatro mulheres.


O número de países praticantes tem vindo a aumentar progressivamente. Atualmente estam presentes os países lusófonos que praticam a Corfebol que são Portugal e Brasil respectivamente.

Handebol de Areia do Brasil é campeão no masculino e bronze no feminino
20/07/2009

As Seleções Brasileiras de Handebol de Areia encerraram nesta segunda-feira suas participações nos Jogos Mundiais da China com duas medalhas. O time feminino conquistou o bronze ao vencer a Macedônia e a equipe masculina, que disputou a final do campeonato, levou a melhor sobre a Hungria e se sagrou campeã. A Seleção Feminina fez dois jogos no dia de hoje. No primeiro, válido pela semifinal, o Brasil foi superado pela Croácia por 2 sets a 1 (10-15,16-4 e 6-8) e seguiu para a disputa de terceiro lugar, contra a Macedônia, quando assegurou a medalha de bronze na vitória por 2 a 0 (18-12 e 12-1). Croácia e Itália se enfrentaram na final, com vitória da seleção italiana. A Seleção Masculina jogou primeiro contra a Croácia e venceu por 2 a 1 (20-22, 19-17 e 11-10), garantindo a vaga na final. Na disputa pelo título, o Brasil enfrentou a Seleção da Hungria e, com uma grande performance, venceu por 2 sets a 0 (9-14 e 14-15) sem dar chances ao adversário. Os resultados de hoje diferem dos conquistados pelo Brasil na última edição dos Jogos Mundiais, em 2005, na Alemanha. Naquela ocasião, a Seleção Feminina foi campeã, enquanto a Masculina ficou com a oitava colocação.

Capoeirista piauiense participa de Jogos Mundiais
20.07.2009

O Capoeirista Rômulo Wagner Trindade, o professor "Borracha" do Abadá Capoeira, irá disputar os jogos mundiais de Capoeira que será realizado na cidade do Rio de Janeiro no período de 24 a 30 de agosto. Borracha chegará a Cidade Maravilhosa no dia 05 de agosto para treinar com o mestre Camisa, José Tadeu Carneiro Cardoso, o maior nome nessa arte brasileira que é patrimônio imaterial da humanidade. O capoeirista cita as empresas apoiadoras da cultura, educação, saúde, inclusão social através da Capoeira que o ajudarão em sua viagem ao Rio de Janeiro. Borracha divulga todas essas empresas durante todas suas viagens pelo Brasil e pelo mundo. São elas: CJFlash, Distribuidora Multimed(Estela e Rotherdan), Blue Shark(Alexis), Pupa Confeções(Lamartin e Fausto), Word of Sport(Felipe), Mafuá Service(Garcia e Luiz), Neon Buffet(Uchôa), Alternativa Modas, Minas de Prata (Riverside), A Cigana no Riverside, Casas Regente, Morais Motos(Ronaldo), Academia Eugênio Fortes(Prof. Eugênio), Academia Medley (Marcelo), http://www.deltaclube.com/ (Yuri Cavalcante), Portal 45graus(Junior e Cyntia), Autobahn(Flávio), Posto Carvalho (Junior), Lojas Paralelas (Riverside e Centro), SNC - Sports Nutricion Center (Riverside), Casa da Cerâmica (Carlos Luigi), Homem do Campo (Mercado Central), Teresinese Tur (Tiago Noronha). Borracha destaca que a capoeira tem cerca de cinco milhões de praticantes pelo mundo. "Essa estimativa é feita por universidades federais e estaduais do Brasil, da América e da Europa", comenta Rômulo Vagner. Rômulo espera um bom resultado nos Jogos Mundiais de Capoeira sempre representando esse patrimônio pelo Brasil e pelo mundo e diz está sendo preparado um documentário, um livro, um CD que será divulgado pelo mundo afora. O capoeirista solicita também o apoio do governador do Piauí, Wellington Dias e do prefeito de Teresina, Silvio Mendes, para a construção do Centro de Formação do Capoeira, Abadá Capoeira Piauí, onde serão ministradas aulas de capoeira, das 6h da manhã às 22h para as cinco mil pessoas que assinaram um abaixo assinado a favor do centro de capoeira em nome de Borracha. "O centro não precisa do terreno, precisa apenas do material de construção". O terreno já foi comprado pelo professor,através do seu trabalho com a capoeira. "Ele será composto de um galpão para o treinamento, uma biblioteca, uma sala de vídeo", comenta Rômulo Trindade. O espaço será um local ecológico e de realização de campanhas sociais,"Vamos fazer uma campanha de preservação da natureza, doação de sangue,campanha da paz, contra as drogas, antitabagismo, preservação do rio poti através de plantações de árvores, doação de alimentos para pessoas carentes, aulas de defesa pessoal e corporal", finaliza. capoeirista, rômulo vagner, jogos mundiais de capoeira, rio de janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário