sábado, 6 de dezembro de 2008

Tuna Luso, Uma Paixão







Estamos reproduzindo abaixo uma poesia e uma carta que recebemos do colaborador Márcio Rodrigues destinadas a diretoria da Tuna Luso.

Poesia enviada em 25/03/2004 para a diretoria cruzmaltina:
"Desde pequenino,
Aprendi a amar a Tuna,
Assim posso dizer
Que a Tuna foi a minha primeira namorada.
Em 1983,
Esbaldei-me de champanhe,
Nacional, sim senhor,
O que valia era meu amor
E a alegria de ver meu time campeão.
A partir de então
Comecei minha rotina de torcedor
Gritar, sofrer, sorrir, chorar,
Ver minha Tuna perder
E ganhar.
Tive a felicidade
De estar em grandes finais
Quando a Tuna conquistou dois nacionais.
Tuna, Tuna, Tuna,
Teu futebol está um tanto alquebrado eu sei,
Mas tenho esperança,
Sonho com tua recuperação,
Para o bem de tua pequena, porém apaixonada torcida,
E para o bem de meu coração
Cruzmaltino desde meu tempo de criança.
União, disposição, força de vontade,
Sei que precisas muito.
Alguns hão de te querer humilhada,
Aqueles que já desdenharam tanto de ti.
Despreze-os!
Lembra-te que existem os que te adoram,
E a esses hás de animar com vitórias.
A águia voará bem alto novamente!
Lembra-te que a Fênix renasceu,
Quando já era cinzas,
E tu és muito mais que cinzas,
Em ti há toda uma grandeza que não se apaga.
Que teus sócios, tua torcida, tua diretoria, teus amigos,
Formem a corrente da solidariedade.
Estás mal,
Mas não estás terminal.
Não!
É só uma fase maldita!
Ainda há o que sonhar!
Ainda há vida!
Outros campeonatos virão!
Bate, bate coração tunante,
Anima-te, não fiques tão desolado e ofegante,
Terás de novo alegria,
Serás mais uma vez vibrante!
Minha Tuna reinará de novo
Nas águas, nas quadras e no campo!
Márcio José Matos Rodrigues"


Carta enviada em 04 de março de 2008 ao presidente da Tuna Luso:
"Prezado Sr.
Tenho acompanhado a trajetória do futebol cruzmaltino neste início de ano. Acho que é preciso melhorar ainda bastante. Estamos numa situação de altos e baixos, sem uma regularidade. Sinceramente pensei que teríamos um desempenho melhor em Curitiba. Tenho assistido alguns jogos no “Souza”. O realizado contra o Vila Rica não pude ir. Mas penso que há muita coisa a se consertar. Como é que se perde um jogo desses em pleno Francisco Vasques, depois de se estar ganhando de 2 a 0 ? O que pode ser feito? Há possibilidades de contratação de reforços ainda neste primeiro turno? Preocupa-me a possibilidade de voltarmos a ter de disputar ano que vem o seletivo para o campeonato paraense. Seria ruim para a Tuna. Um verdadeiro desprestígio!
Nos demais esportes seria também muito bom que a Tuna conseguisse bons resultados em 2008. Fiquei bem esperançoso com aquele projeto de revitalização do clube. Mas não soube de mais nada a respeito. Não há mais chances de realiza-lo? Por que não criar um site da Tuna? Ou pelo menos colocar à disposição de sócios e torcedores um e-mail?
Desejo-lhe novamente sucesso. Que a nossa Águia do Souza possa voar bem alto este ano!
Um abraço cruzmaltino.
_________________________
Márcio José Matos Rodrigues
Sócio remido e torcedor
Belém, 04 de março de 2008"

Nenhum comentário:

Postar um comentário