quinta-feira, 21 de agosto de 2008

CERPA GOLD "ESSA VALE OURO!"



Publicado em 3 Junho, 2008 publicidade

A propaganda paraense foi sacudida recentemente com a campanha para o lançamento da Cerpa Gold. Foi, de longe, o melhor lançamento de um produto paraense em anos. Criatividade, conceito, oportunismo, planejamento e outros que deveriam sempre caminhar de mão dadas com a propaganda, acordaram do sono profundo com a chegada dos piratas.
Para quem dormiu no ponto ou não reside em Belém, a Cerpa é uma tradicional marca de cerveja paraense, voltada para o público C e D, que tem perdido constantemente espaço para as grandes marcas nacionais. A comunicação da marca tinha um forte apelo popular, com campanhas tipo pastelão, abusando de mulheres seminuas e com teor machista. Juntamente com a tradicional Cerpa de 600ml, a empresa comercializava também a Cerpinha, em formato longneck, tipo exportação. (continue lendo no link abaixo)
O lançamento da Cerpa Gold é uma espécie de reestréia no segmento premium depois que a Cerpinha desapareceu do mercado (desapareceu?). O “ouro paraense” agora pode ser comprado em embalagem longneck com um rótulo totalmente redesenhado e “gold” escrito em dourado com letras imponentes.
A campanha dos piratas invadindo a cidade de Belém em busca do ouro contou com uma grande ação de expectativa apoiada em informes publicitários de jornal e rádio que noticiavam a invasão da cidade por piratas sedentos. Quem andava pelos shoppings e ruas da cidade também se deparava com piratas perguntando onde os paraenses escondiam o ouro. Foi um oba-oba geral, não se falou em outra coisa durante duas semanas. Num golpe certeiro de oportunismo, até outras empresas tiraram uma casquinha dos piratas para vender seus produtos: “Que pirata que nada, informática com garantia é aqui na …” Mas isso já é outra história.
A agência Dahás, responsável pela campanha, mostrou que com criatividade e um conceito muito bem amarrado, não é preciso muita pirotecnia para transmitir com eficiência uma mensagem curta e direta: “onde está o ouro?” na boca dos piratas ou, traduzindo, “a nova Cerpa Gold é uma cerveja de características especiais, tipo premium, para agradar os paladares mais exigêntes”.
A produção gráfica das peças eram simples e novamente ancoradas principalmente na mensagem. Em formatos de informe publicitário, o que deve ter dado mais trabalho foi uma fotomontagem tipo “1, 2, 3 e pronto” de um navio pirata chegando no porto da cidade.

A Cerpa Gold não é longneck e nem substitui a Cerpinha, que no site da empresa ainda consta no portfólio de produtos. Trata-se de um produto apenas no formato 600ml (a Cerpa não possui envase em lata, anos atrás a empresa tentou emplacar uma Cerpa em lata, mas fala-se que o envase numa fábrica de outra cerveja no Nordeste tornava o produto muito caro).

Comercial de Lançamento Cerveja Cerpa Gold:

Comercial Cerpa Gold invadindo a Doca:

Beba com moderação e responsabilidade.
Se beber, não dirija, chame um taxi!

2 comentários:

  1. fiz uma foto com os piratas no sabado dia 8/11 no bar do gilson, onde encontro a foto?
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Qual o nome da musica de fundo alguem pode me dise?!?!?!?!?! quero baixa pra curti

    ResponderExcluir