domingo, 25 de maio de 2008

GP BRASIL CAIXA DE ATLETISMO LEVA MAIS DE 30 MIL AO MANGUEIRÃO













FOTO - Maurren Maggi (acima), Sherri-Ann Brooks (foto 2 - à esquerda) ganhou os 100 m e os 200 m em Belém, pelo segundo ano consecutivo
http://www.orm.com.br/video_restrito/video/video.asp?video=8390

Belém - O 24º Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo foi disputado na manhã deste domingo (25) no Estádio Olímpico do Pará, em Belém. Nada menos que 30.872 pessoas foram ao Mangueirão para ver 149 atletas de 27 países disputarem 17 provas. O público foi mais de 10 pessoas superior ao registrado na edição anterior do Meeting. Dos países participantes, 15 colocaram atletas no pódio e sete destes conquistaram a medalha de ouro.
Um dos resultados mais expressivos foi o registrado por Gilbert Kipchoge (Quênia), que venceu os 800 m cm 1:44.52, segunda melhor marca da temporada e recorde do GP. O anterior era 1:44.89 e pertencia desde 1998 a Mark Everett (Estados Unidos). "Estou feliz com a vitória, mas sei que preciso correr abaixo de 1:43.00 para conquistar uma medalha olímpica (nos Jogos de Pequim, em agosto)", disse Gilbert.
Outro recorde da competição foi obtido por Korene Hinds (Jamaica), ganhadora dos 3.000 m com obstáculos feminino, com 9:36.12. Ela melhorou em mais de cinco segundos a marca anterior, de Carrie Messner (Estados Unidos), que fizera 9:41.55 em 2006. Outros atletas obtiveram destaque. Sherri-Ann Brooks (Jamaica), por exemplo, ganhou pelo segundo ano consecutivo os 100 m e os 200 m, respectivamente com 11.18 e 22.70. "Nos 200 m foi minha melhor marca na temporada, acho que tive um grande dia", disse a velocista.
Do Brasil, o melhor resultado foi o de Maurren Maggi, campeã do salto em distância feminino com 6,83 m. "Foi bom voltar ao Pará, competir neste estádio. Belém é uma coisa boa, algo à parte", disse a saltadora, medalha de prata no Mundial Indoor de Valência (Espanha) em março último.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, assistiu a competição da Tribuna de Honra do Estádio Olímpico, ao lado do campeão olímpico e vice-presidente da IAAF Sebastian Coe, que esteve em Belém para a festa dos 90 anos da Confederação Sul-Americana (CONSUDATLE), realizada na véspera.
"Mais uma vez o público do Pará mostrou sua hospitalidade e o interesse pelo atletismo", disse Roberto Gesta de Melo. "Tanto que mais 30 mil pessoas vieram aplaudir atletas de toda a parte do mundo", afirmou o dirigente. "Também é fundamental observar que 15 países colocaram atletas no pódio, o que comprova o caráter internacional do evento", completou.
O GP Brasil Caixa de Belém foi o quinto Meeting internacional organizado pela CBAt neste mês de maio. Os anteriores foram realizados em Uberlândia (11), Fortaleza (14), Rio de Janeiro (18) e São Paulo (22). O patrocínio foi da Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial do atletismo nacional. Em Belém, o GP contou com o apoio do Governo do estado do Pará. O secretário de Esportes e Lazer, José Otávio Carepa, representou a Governadora Ana Júlia Carepa.
Mais informações no site do evento, no endereço abaixo:

Maurren ganha único ouro do Brasil em Belém
A saltadora Maurren Maggi foi responsável pelo melhor resultado brasileiro no GP de Belém, disputado neste domingo. Último dos cinco meetings autorizados pela IAAF no Brasil, a competição teve apenas um ouro nacional conquistado no salto em distância, com a marca de 6,83m.
Com este resultado, Maurren manteve 100% de aproveitamento nas etapas em casa, depois de vencer em Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Ela só não disputou o GP de Uberlândia, primeiro do calendário. Keila Costa não completou a prova.
Outro resultado expressivo foi conquistado pelo queniano Gilbert Kipchoge nos 800m, vencendo com o tempo de 1min44s52, segunda melhor marca da temporada na distância. "Estou feliz com a vitória, mas sei que preciso correr abaixo de 1min43 para conquistar uma medalha Olímpica", avaliou o meio-fundista.
No salto com vara, Fabiana Murer teve um mal estar estomacal e parou com a marca de 4,35m. A vitória ficou com a norte-americana April Steiner, saltando 4,45m.
Nos 3.000m com obstáculos, o brasileiro Celso Ficagna foi prata com 8min51s92. O queniano Julius Nyamu venceu em 8min27s06 com o peruano Mario Bazan em terceiro.
No salto triplo, Jadel Gregório repetiu a quarta colocação da etapa paulista, saltando 16,82m. Mais uma vez, o campeão foi Randy Lewis, de Granada, com 17,15m. Leevan Sands, das Bahamas, ficou em segundo (17,12m), seguido pelo norte-americano Aarik Wilson com 16,98m.
Fonte: Rádio Clube do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário