sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Tuna bate o Japiim e volta a respirar














Gol solitário garantiu o primeiro triunfo da Lusa neste campeonato

Com um gol de Zé Augusto, o 'Zé da Águia', a Tuna Luso conseguiu, ontem à tarde, a sua primeira vitória em jogos oficiais na temporada, derrotando o Castanhal, por 1 a 0, no Souza. Com o resultado, valendo pela 3ª rodada do Parazão, a Lusa manteve-se invicta no Estadual e, de quebra, chegou aos cinco pontos, dando um salto na classificação, ultrapassando, inclusive, o Japiim, que soma um ponto a menos e decidiu afastar o técnico Luis Carlos Apeú. Um novo treinador será anunciado hoje pela diretoria do clube, segundo o diretor Wanderley Melo.
No primeiro tempo, o Castanhal foi um pouco superior a Lusa. As equipes mostravam forte marcação no meio-campo, impedindo a criação de jogadas de ataque. Mas aos poucos, o Japiim foi superando o cerco inimigo e chegando com perigo à área tunante. A equipe da casa tentava explorar as jogadas pelas laterais, com Hugo Deleon e Johnny, mas os alas também eram bem vigiados. Superior, o Japiim teve duas boas chances desperdiçadas por Helinho.
A partir do momento que passou a marcar mais Gian e Jóbson, a Lusa sofreu uma pequena melhora, mas ainda assim era inferior ao adversário, que voltou a criar perigo. Gian cobrou escanteio e Sérgio, de cabeça, quase abre o placar. Nos últimos minutos a partida caiu de produção, com ambas as equipes mostrando cansaço em função do sol escaldante que fazia em Belém.
A Lusa voltou para o tudo ou nada no segundo tempo. Nem bem a bola rolou e o lateral-esquerdo Johnny sentiu a virilha e foi substituído por Cassiá. A mudança não alterou em nada os planos do técnico Lucena, que mandou ordenou a seu time ir para cima do visitante. Visivelmente superior, a Águia chegou a criar algumas boas jogadas de ataque, mas todas elas concluídas sem pontaria.
O técnico Luis Carlos Apeú sentindo que o Japiim era inferior, tratou de colocar Luis Carlos Trindade e Amaral nos postos de Jóbson e Jorginho, que não estavam bem. Mas a expulsão de Gian acabou prejudicando o time da estrada. Com um jogador a menos, o Japiim passou a ser ainda mais envolvido pelo adversário. Aos 24 minutos, Zé Augusto, que acabara de entrar no lugar de Fabinho colocou a Lusa na frente.
O atacante recebeu a bola e, depois de adiantá-la, mandou um chute certeiro: Tuna 1 a 0. Em vantagem, a Lusa recuou e passou a jogar nos contra-ataques. O Japiim entrou em desespero e ainda conseguiu anotar um gol por intermédio de Sérgio. Mas o árbitro, atendendo marcação da bandeira Rosely Amador, anulou o tento, marcando falta em João Gomes.
'Zé da Águia' é o destaque mais uma vez
Mais uma vez o atacante Zé Augusto, de 19 anos, saiu de campo como o grande nome da Tuna Luso no Parazão. Depois de deixar o banco de reservas para substituir Fabinho, o 'Zé da Águia', como vem sendo apelidado, tirou a Lusa do sufoco, ontem, no Souza, anotando o gol da vitória de sua equipe, por 1 a 0.
Na saída de campo rumo aos vestiários, Zé foi bastante festejado pelos torcedores e assediado pela imprensa. Como de costume, o jogador procurou economizar palavras e esbanjar sorrisos, sinal claro de seu contentamento com a atuação que teve diante do adversário da estrada.
'Tive a felicidade de entrar e marcar aquele gol', disse. 'Quando estava no banco de reservas vivia a expectativa de entrar em campo e marcar gol. Graças a Deus fui feliz na minha entrada', disse. O jogador assegurou que não cobrará de Lucena a titularidade na onzena alviverde. 'O Lucena sempre sabe a hora que devo entrar para ajudar o time.
Hoje ele voltou a ser feliz tirando o Fabinho para a minha entrada', elogiou.
O atacante admitiu que ainda precisa de um melhor condicionamento físico para poder se igualar aos demais companheiros de clube.
'Venho de uma lesão e o meu condicionamento ainda não é o ideal. Tenho certeza que quando estiver em forma aí vou poder lutar pela condição de titular', disse. Aliviado pela vitória, o técnico Carlos Lucena era só elogios ao seu comandando.
'Ele entrou para salvar o nosso time', disse. 'Mas os grupo todo foi muito aguerrido e não poderia sair de campo sem essa vitória', arrematou Lucena.
Resultado derruba o primeiro técnico
A derrota sofrida diante da Tuna Luso causou estragos no Castanhal. Após a partida Hélio Leite, presidente de honra, e Wanderley Melo, diretor de futebol, conversaram demoradamente nas arquibancadas do Souza. O encontro selou a sorte do técnico Luis Carlos Apeú, que vinha balançando no comando da equipe. O veredito foi dado por Melo durante a viagem do time de volta a Castanhal.
'A gente conversou e achou por bem mudar de treinador, já que os resultados não vinham sendo os esperados', contou, por telefone, o diretor aurinegro. Apeú é o primeiro treinador a cair no Parazão.
Wanderley informou que por todo o dia de hoje o nome do novo técnico será anunciado à torcida do Japiim. A idéia inicial, segundo ele, era contratar um profissional local, mas já surgiram especulações sobre a vinda de alguém de fora. Mas não está descartada a ida de um técnico que esteja disputando o Parazão para o 'Ninho do Japiim'.
'Não posso adiantar quem estamos pretendendo contratar, mas já definimos que ser um treinador que esteja em atividade aqui mesmo', disse Melo ontem, antes das novas informações aparecerem.
O novo comandante já pegará o Japiim com dois desfalques para encarar o difícil compromisso de domingo, contra o Remo, no Mangueirão. O zagueiro Anelka levou o seu terceiro cartão amarelo frente a Lusa e cumprirá suspensão automática.
O meia Gian, expulso na partida de ontem, também ficará de fora do confronto com os azulinos. Curiosamente, os dois jogadores já passaram pelo Baenão em temporadas passadas.
Três ex-remistas na mira do Castanhal
Após ter demitido ontem o técnico Luís Carlos Apéu, depois da derrota da equipe castanhalense para a Tuna por 1 a 0, no Souza, a diretoria do Castanhal pode investir alto na contratação do substituto do técnico Luís Carlos Apeú. Ao contrário do que disseram logo após o final do jogo, de que investiriam em algum treinador local, os dirigentes do Japiim têm três opções, os três ex-remistas: Giba, ídolo da torcida azulina, que treina o Paulista; Flávio Campos, que comandou o Leão na campanha invicta no Paraense de 2006; e Charles Guerreiro, que recentemente saiu do Cardoso Moreira, time da primeira divisão do Campeonato Carioca. O novo comandante do Japiim poderá ser anunciado ainda na manhã de hoje, dependendo da evolução dos contatos.


Tuna Luso
Jackson Souza; Hugo Deleon, João Gomes (Reinaldo), Alex Rrava e Johnny (Cassiá); Wilson, Jackson Braga, Pelezinho, Marcelinho; Róbson Alex e Fabinho (Zé Augusto). Técnico: Carlos Lucena


Castanhal

Régis; Ceará, Sérgio, Anelka e Emerson Fitti (Ânderson Moura); Analdo, Jóbson (Luis Carlos Trindade), Rogerinho e Gian; Helinho e Jorginho (Amaral).
Técnico: Luis Carlos Apeú
Local: Francisco Vasques
Renda: não fornecida
Público: não fornecido


O GOL: Tuna Luso 1 a 0: Zé Augusto aos 24’/1º tempo
Árbitro: Andrey da Silva e Silva.
Assistentes: Salsy Maria Tavares e Roseny Amador Aguiar
Cartões amarelos: Hugo Deleon, Cassiá, Wilson, Fabinho (Tuna Luso), Anelka, Emerson Fitti, Rogerinho, Jóbson, Gian e Amaral (Castanhal)
Cartão vermelho: Gian (Castanhal)

(Fonte: Amazônia Hoje - 21/02/08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário