terça-feira, 6 de maio de 2014

Valdão está de volta à TV

Por: Expedito Leal

Com sua inegável simpatia que herdou do rádio esportivo, seu desembaraço verbal recheado de sinonímia que faz questão de sobressair ao falar e sobretudo preenchendo a tela com seu carisma de comunicador versátil, meu amigo Valdo Souza está e volta à TV. Agora, pelo SBT onde comanda um programa repleto de trações, ao meio dia.
Valdo passou pela Record onde teve rápida ascensão em um veículo com o qual não tinha intimidade. O vídeo tem essa dificuldade inicial. Pois requer postura, colocação da voz no momento certo e um improviso que não perdoa vacilo. Com a imagem à frente do telespectador, um erro banal ganha às vezes dimensão muito maior do que no rádio. O "escorregão" não mostrou a imagem de quem errou. Pode-se até conhecer a pessoa, mas sua imagem naquela ocasião fica preservada por não estar ao vivo” .Sobrou apenas para a vocalização equivocada. Na televisão isso não acontece, pois é como se imagem reforçasse o erro e às vezes até estigmatizando a pessoa que fica com a imagem associada "aquela bobagem" dita no vídeo.
Comentar, analisar um fato, emitir opinião sobre o assunto, quando não há script antecipado, requer segurança sobre o que se vai falar.Ainda que não aprofundando o assunto enfocado, mesmo que expressando opinião apenas rasa, é recomendável a prudência, a sobriedade sobre a análise.Ao arroubo da indignação, a repulsa pelo que não concorda ao mostrar o fato na tela, o apresentador tem que ter o equilíbrio de não se deixar trair pelas palavras.Depois que forem ditas, é inútil querer consertá-las,pois a emenda como sabe, soa por vezes pior que o soneto.
Valdão retorna à TV com mais experiência, mas precisa ter por por trás e si uma produção segura, atenta ao desenrolar do programa, para depois discutir, mostrar equívocos cometidos e assim corrigir e ajustar pequeno deslizes que, se repetidos, comprometem o programa em seu conteúdo geral.

Tô na grande torcida a favor do Valdão e sei que na emissora anterior ele foi "fritado" por quem desejava substituí-lo por um "afilhado" importado.O que terminou acontecendo.
Olho vivo na trairagem, Valdão. E leva o barco devagar que você já é um marinheiro experiente.
 

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Corrida do SESI atraiu mais de 4 mil pessoas no Dia do Trabalho


Recebemos do Sr. José do Socorro Campos, integrante da equipe de atletismo da Tuna Luso, informação da participação da equipe cruzmaltina na Corrida do Dia do Sesi, ocorrida no dia 1º de maio.
Segundo José Campos, mesmo sem apoio, a equipe de Atletismo da Tuna Luso Brasileira vem participando de todos os eventos de corridas em Belém, principalmente na Corrida do Círio,  sempre com o objetivo de bem divulgar o nome da Tuna Luso. José também lembra que dentre os tradicionais clubes de Belém, somente a Tuna Luso está com uma equipe de Atletismo (Clube do Remo e Paissandú não possuem atletas e nem equipes).
Talvez esteja na hora da diretoria do clube dispensar uma maior atenção para essa modalidade esportiva. No que depender da edição desse blog, o mesmo estará sempre aberto para receber e divulghar notícias ligadas ao atletismo tunante.
Parabéns!

domingo, 4 de maio de 2014

Tuna Luso goleia o Independente no futebol feminino

Confirmando a boa fase, a equipe de futebol feminino da Tuna Luso conseguiu outro grande resultado na manhã deste domingo (04). Diante do Independente, as meninas da Tuna Luso venceram pelo elástico placar de 9 a 1, em jogo valendo pela 2ª rodada do Campeonato Paraense de Futebol Feminino 2014, realizado no Estádio do Souza.
Parabenizamos a equipe pelo trabalho e pelos resultados!

sábado, 3 de maio de 2014

Tuna Luso e Independente jogam domingo no Souza

NESTE DOMINGO (04/05), ÁS 9 HORAS NO ESTÁDIO FRANCISCO VASQUES  TEREMOS TUNA LUSO X INDEPENDENTE, JOGO VÁLIDO PELA SEGUNDA RODADA DO PARAENSE FEMININO 2014, A EQUIPE TUNANTE VAI COM FORÇA MÁXIMA PARA A PELEJA E A ATLETA LEILA (IMAGEM ABAIXO), ESTARÁ PRESENTE EM CAMPO, ELA QUE FEZ  PRIMEIRO GOL TUNANTE NESTE PARAZÃO 2014 NO JOGO CONTRA O TIME NEGRA NO QUAL O TIME FOI VENCEDOR POR 5 A 0, QUE VENHAM MAIS GOLS DE SEUS PÉS.
Foto divulgação Facebook da Tuna Luso.

Neste domingo (04/05), a partir das 9 horas, no Estádio do Souza, Tuna Luso e Independente jogam pela segunda rodada do Campeonato Paraense de Futebol Feminino 2014. 
O escrete tunante deve entrar em campo com a força máxima. A jogadora LEILA (foto), que fez o primeiro gol no jogo de abertura contra o Time Negra, pede a presença da torcida cruzmaltina.


terça-feira, 29 de abril de 2014

Futebol feminino

Foto divulgação Facebook.
A Tuna Luso iniciou bem o Campeonato Paraense de Futebol Feminino de 2014. A boa estréia aconteceu neste domingo (28/04) no Estádio do Souza diante do Time Negra. O placar final do jogo foi de 5 a 0 para o escrete tunante. O gol de abertura da peleja foi feito por Leia.

Do blog TUDÃO e Tudinho

"IRRESPONSABILIDADE

Presidente da Tuna, Charles Tuma, diz que houve irresponsabilidade

Desde o dia 3 de janeiro deste ano que o sociólogo Charles Tuma, 36, é o presidente da Tuna Luso Brasileira.
Sabia que havia 4 meses os salários dos funcionários e alguns jogadores estavam atrasados.
Mas não sabia o tamanho da “naba” que o esperava no TRT – Tribunal Regional do Trabalho.
São ações trabalhistas que beiram R$ 1,5 mi. E o pior: a Tuna não tem como pagar e pode ter bens leiloados.
Quando a Tuna mais precisa, os lusos de carteirinhas estendem às mãos e ajudam o clube. Foi o que aconteceu com o presidente Tuma, que já pagou salários atrasados dos funcionários, reformou a boate, recuperou a piscina olímpica e trabalha a fim de aumentar o número de sócios adimplentes.
 
O blog conversou com o presidente Charles Tuma

TT – Sócios.
CT – Em 3 meses conseguimos triplicar: hoje a Tuna tem 500 sócios pagando seus títulos de sócios proprietários.
TT – Salários.
CT – De janeiro prá cá estão todos em dias. Os atrasados, com alguns, já negociamos.
TT – TRT.
MT – De dez a onze processos em Varas do Tribunal Regional do Trabalho de ex-jogadores e chegam a 1 milhão e meio de reais.
TT – Pagamentos.
CT – Se a Tuna for penalizada, parcelaremos..Mas o nosso jurídico está revendo essas ações, porque tem muita coisa que não é verdade.
TT – Jogadores trabalharam e não receberam.
CT – É verdade. Isso foi uma irresponsabilidad e não conduziram a Tuna com os pés no chão. É preciso zelar com os recursos dos sócios.
TT – Zé Carlos.
CT – Sem dúvida. Já conversamos com o treinador Zé Carlos. É um bom nome. Mas não fechamos nada com ele. O Zé Carlos faz parte de um grupo de pessoas que está tentando restruturar nossa base.
TT – A base.
CT – A nossa base está sendo mantida.
TT – Perdeu jogadores.
CT – Infelizmente, perdemos dois: Lucas e Júnior sairam por conta de empresário sem a Tuna saber de nada.
TT – Terceirização do futebol.
CT –Não é terceirizar: é um grupo de parceiros que possa investir no futebol da Tuna.
TT – Percentuais divididos.
CT – É verdade. Essa é a lógica.
TT – Sérgio, o ex-zagueiro.
CT – Ele faz parte do grupo que passa a vestir a camisa da  Tuna.
TT – Jobson.
CT – Fizemos convite… Ele está pensando.
É o que há!"

Notícias da Natação Tunante

Mais medalha na Copa Amazônia

A nossa Fernanda Rodrigues acaba de ganhar medalha de bronze no 100 metros costa na Copa Amazônia. Parabéns a nossa atleta!!!

FernandaCopaAmazonia

Maria Antônia é ouro na Copa Amazônia

A nossa Maria Antônia Araújo ganhou a medalha de ouro na prova dos 200 m livres e prata nos 50 m costas, categoria Juvenil 2. Estas são as duas primeiras medalhas da Tuna Luso Brasileira na competição. Três atletas representam a Tuna. A Copa Amazônia realiza-se em Boa Vista, Roraima, hoje e amanhã. Parabéns para nossa atleta, sua família e seu treinador. A foto abaixo mostra Maria Antônia feliz da vida com a vitória.

TonicaCopaAmazonia
Fonte: http://natacaodatuna.com/2014/04/18/mais-medalha-na-copa-amazonia/

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Timemania: Tuna é o Time do Coração

Enquanto todos estão uma tristeza de dar dó, a Tuna foi escolhida no último sorteio da Timemania, o Time do Coração.
O sorteio, de número 566, teve em torno de quase seis mil tunantes que apontaram a Águia Valente do Souza como "Time do Coração", uma prova de que mesmo estando fora de qualquer competição (lamentavelmente até no Paraense estamos na Segunda Duvisão), ninguém muda de time, somos e seremos sempre Tuna Luso Brasileira!
A Tuna, além de mostrar ao país de que sua torcida é apaixonada, desfaz também o mito de que sua torcida é muito pequena. Nada a ver. Vejam a votação da Timemania. 5.840 tunantes de fé!
Na mesma Almirante Barroso, de um lado uns choram por uma terrível derrota de 3 a 0 para uma equipe do interior. Do outro, uma outra torcida também chora o leite, aliás o pênalti perdido e consequentemente o título que foi para o beleléu. 
A Águia Valente do Souza comemora a escolha do "Time do Coração da Timemania e a certeza de que ainda este ano estará nas cabeças, subindo para a Primeira e disputando o Parazão 2015.
 
Fonte: Didascália

domingo, 20 de abril de 2014

Campeonato paraense feminino luta para sobreviver


Apesar de, em nível nacional, o futebol feminino do estado estar fazendo bonito com boas campanhas de Tuna, Esmac e Pinheirense nas últimas Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, o reconhecimento ainda não chegou ao torneio doméstico. Sem muito alarde ou divulgação, começa na próxima semana o Campeonato Paraense de Futebol Feminino 2014. Enquanto o Parazão masculino já tem mais de 100 edições disputadas, o das meninas irá apenas para sua décima quarta disputa. Enquanto o torneio masculino é interiorizado, recebe televisionamento e pesado investimento estatal, o das meninas é disputado em Belém, com poucas datas e sem nenhum grande patrocínio, no peito e na raça.
Apesar das dificuldades, alguns ainda veem no futebol feminino uma oportunidade. “Este ano o investimento do Pinheirense será dividido entre o time masculino sub-20 e o feminino. Já fomos o sexto clube do país no ranking feminino, chegar lá com o time masculino é muito mais complicado, então vamos apostar nas meninas”, afirmou o presidente do Pinheirense de Icoaraci, Raimundo Santos.
Desapontado com os resultados obtidos e as dificuldades do futebol profissional masculino, o dirigente enumera que o time feminino é querido e recebe apoio da torcida, embora lamente a pouca disposição de patrocinadores e empresários. “Na semifinal do ano passado, colocamos mais de mil torcedores no Abelardo Conduru, com ingresso a 10 reais. A torcida nos recebe muito bem, infelizmente falta apoio parecido por parte dos empresários, que no geral não querem investir”, lamenta o dirigente.
Para Raimundo, o Pinheirense vem para brigar pelo título e garantir sua participação nas competições nacionais, e o clube investiu em reforços. “Estamos trazendo a Isa e a Letícia, do Picos, a Érika, do São Raimundo de Roraima, e Corrêa, do Viana, além de algumas atletas que já haviam passado por aqui antes e estão retornando, como a Pelé e a Pingo. Mas é isso, pela falta de investimento você precisa ir buscar fora senão o campeonato acaba sendo disputado pelas mesmas atletas todo ano”, diz.
Histórico
 Embora a primeira edição organizada do Campeonato Paraense de Futebol Feminino tenha 31 anos, o campeonato passou a maior parte da sua história mais “não existindo” do que sendo disputado. Foram 13 disputas, com predominância de títulos do Independente, vencedor em seis ocasiões.

Primeira Rodada
 A primeira rodada estava agendada para amanhã, mas a pedido dos clubes deve haver adiamento para o dia 27, domingo. Os exames clínicos solicitados pela federação para inscrição dos times não ficaram prontos a tempo. Na primeira rodada, o Pinheirense enfrenta o Estrela, Esmac enfrenta o Independente e Time Negra a Tuna.

Regulamento
São seis equipes - Tuna, Estrela, Esmac, Independente, Pinheirense e Time Negra. Todas jogam entre si em turno único e as quatro primeiras colocadas se enfrentam em partidas eliminatórias de semifinal e final. Havendo empate nos jogos eliminatórios a decisão será nas penalidades.
Fonte: Diário do Pará

domingo, 13 de abril de 2014

Café da manhã para a garagem náutica

Foto: Gerardo Von

Em 11 de abril (sábado), entregamos na sede náutica da Tuna Luso o complemento alimentar para uso no café da manhã dos atletas remadores da garagem, referente ao mês de abril. Entregamos também outros produtos básicos de limpeza e higiene para uso nas dependências da garagem náutica. 

Agradecemos aos colaboradores da sede náutica por garantirem mais esse mês de reforço alimentar aos nossos atletas.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Nota de falecimento


Professor Pericles (E) deixará saudades!

Lamentamos informar aos amigos cruzmaltinos que faleceu nesta sexta-feira (11), às 16:15h, o professor e historiador Péricles Oliveira, sócio e Grande Benemérito da Tuna Luso Brasileira. 

O professor Péricles deixará saudades aos amigos que com ele conviveram em décadas de trabalho e dedicação pela Tuna Luso, clube de seu coração. Um dos grandes tunantes que o clube teve. 
Seu corpo está sendo velado no Recanto da Saudade da Alcindo Cacela com Diogo Moia. O enterro acontecerá na manhã deste sábado às 10h.
Que Deus ilumine sua alma.

GB Péricles Oliveira, da Tuna, está internado

O professor e GB da Tuna Luso Brasileira, Péricles Oliveira, está internado já há alguns dias e, segundo sua filha, não está muito bem.

O professor e GB Péricles, de acordo com sua filha Eglandina, já se encontra doente há praticamente um mês, mas somente nos últimos dias apresentou problemas mais sérios, tendo que ir para o CTI, o que está deixando a família Oliveira mais apreensiva.
GBs da Tuna Péricles Oliveira e Álvaro Rodrigues

Intelectual, professor de geografia, com uma longa carreira de serviços prestados ao magistério, o GB Péricles Oliveira é uma figura das mais carismáticas na Tuna. Conhecedor da história do clube, o professor Péricles, de 83 anos, sempre foi uma pessoa saudável, ele próprio dirigindo seu carro e fazendo suas tarefas normalmente, sem apresentar nem um prolema de saúde.

Seu repentino internamento tem deixado sua família e os cruzmaltinos preocupados. "Estamos nos revezando, eu, meu irmão, minha filha, no sentido de dar todo o apoio ao papai. Nunca ele teve um problema que necessitasse um internamento tão demorado. Mas estamos nos empenhando, ele está num hospital de referência. Agora mesmo vou pra lá e espero boas notícia, se Deus quiser", disse a sra. Eglandina Oliveira.

O Professor e Grande Benemérito Péricles Oliveira, tem mais de 50 anos de Tuna, já exerceu várias funções no Conselho Deliberativo, na Assembléia Geral e na Diretoria Executiva. É figura querida por todos os cruzmaltinos e neste momento necessita de nossas orações pelo seu total e rápido restabelecimento.

Fonte: Didascália 
http://moraesdidascalia.blogspot.com.br/2014/04/gb-pericles-oliveira-da-tuna-esta.html