sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Jornada dupla na domingueira esportiva no Souza

Neste domingo (20), teremos jornada esportiva dupla no estádio Francisco Vasques (Souza), onde dois jogos de futebol importantes acontecerão. Logo pela manhã, a partir das 10h, com ingressos ao preço de R$10,00, teremos o tradicional clássico amistoso de futebol profissional masculino entre Tuna Luso e Clube do Remo. Na parte da tarde, a partir das 16h, a Tuna Luso enfrenta o São Francisco-BA, valendo pelo grupo 5 da 2ª fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, com ingressos ao preço único de R$5,00. 
Nesse caso, a domingueira esportiva está com local marcado. Pela manhã o clássico TU X RE, enquanto que pela tarde teremos futebol feminino pra fechar com chave de ouro. Entre um evento e outro os sócios do clube poderão curtir a sede social da Tuna Luso. 

TUNA LUSO - PA
X
SÃO FRANCISCO - BA



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Direto do Facebook


Kelvin Santiagopublicou emTuna Luso
há 18 minutos próximo a Belém · Editado
HOJE FOI UM DIA MUITO EMOCIONANTE PRA MIM.. DESDE DE FEVEREIRO DESTE ANO EU NAO TINHA IDO NA TUNA REVER VELHOS E BONS AMIGOS E SENTIR AQUELA SENSAÇÃO DE ESTA NO CLUBE QUE AMO. PASSOU UM FILME NA CABEÇA... LEMBRANÇAS DE UM PASSADO TÃO PROXIMO QUE ME DEIXOU EMOCIONADO. MUITO FELIZ POR VOCE MINHA TUNA !!!
Curtir · 
 
 
 

Time provável da Tuna Luso

Provável time da Tuna Luso para o jogo amistoso deste  domingo (20), contra o Clube do Remo, a partir das 10h no Souza. 

Tuna Luso: Paulo Wanzeller; Gleicinho, San, Cristovam e Gabriel; Dudu, Tayson, Rondinelli e Pedrinho Mossoró; Adriano Miranda e Diego Silva.
Técnico: Lecheva Adriano Miranda e Diego Silva.



Domingo é dia de clássico no Souza

Foto: Facebook da Tuna Luso

Neste domingo, 20/10, será dia de j]clássico no estádio do Souza. O tradicional estádio cruzmaltino receberá, depois de muitos anos, o clássico entre Tuna Luso e Clube do Remo. O jogo servirá de preparação, principalmente para o time cruzmaltino, para disputar a primeira fase do campeonato paraense de 2014. 
Será o segundo jogo entre os dois times, onde o primeiro foi vencido pelos azulinos por 1 a 0, em jogo realizado no estádio do Baenão, na última sexta-feira (11), ante-véspera do Círio.
O técnico Lecheva, da Tuna, convoca o apoio dos torcedores tunantes e espera poder contar com um número maior de jogadores para trabalhar o conjunto e a parte tática. 
Apesar de ser um amistoso, espera-se um bom público visto que os dois times estão fora de competições oficiais desde o final do campeonato paraense deste ano. Os ingressos para o jogo já estão sendo vendido nas bilheterias do Baenão e na sede social da Tuna.
O encontro esportivo será uma boa opção para o domingo e servirá para rever velhos amigos. Após a partida, para quem for sócio do clube, a domingueira tunante é a pedia.
Todos lá no Souza domingo (20/10)! 

Continua a peneirada da Tuna Luso. Participe!




quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Tuna passa de fase no futebol feminino

Após o fechamento da última rodada do grupo 4, valendo pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2013, Pinheirense-PA e Viana-MA empataram pelo placar de 3 a 3, jogando em São Luis-MA, enquanto que Iranduba-AM e Tiradentes-PI jogaram em Manaus-AM, com o placar de 4 a 2 para o time piauiense. Com esses resultados, os classificados do grupo 4 para a 2ª fase fase são Tirandentes-PI (1º) e Tuna Luso-PA (2º). 

Foto: Facebook Tuna Luso.

O Pinheirense-PA até que poderia ter se classificado caso vencesse o Viana-Ma por uma diferença de mais de dois gols. Com o empate em 3 a 3, o time da "Vila Sorriso" não conseguiu passara para a fase seguinte. Já o Tiradentes –PI  venceu bem fora de casa, chegou aos 9 pontos e ficou com a primeira colocação do grupo. 

As meninas cruzmaltinas só ficaram tranquilas quando terminou o jogo em São Luis, visto que dependendo do resultado do Pinheirense, apesar do time tunante ter feito uma excelente campanha até aqui, poderia ter ficado de fora da próxima fase. 

A Tuna Luso fará sua estréia na próxima fase dia 20/10, jogando no Souza, contra o vencedor de São Francisco (BA) e Vitória (PE).

A segunda fase (quartas-de-final) do brasileiro deve começar domingo (20/10), com final previsto para o dia 24/11. Oito clubes, divididos em dois grupos (5 e 6), devem jogar entre si (ida e volta) em seus respectivos grupos. Serão 6 rodadas e muita emoção. Os dois primeiros de cada grupo se cruzarão já pela fase semifinal (1º [5] x 2º [6]; 1º [6] x 2º [5]). As semifinais acontecem dias 27/11 e 01/12. Dias 4 e 7/12 acontece as finais do campeonato.

CLASSIFICAÇÃO (GRUPO 4)
1º Tiradentes-PI – 09 Pts (saldo de 10 gols)
2º Tuna Luso – 09 Pts (saldo de 07 gols)
3º Pinheirense – 07 Pts
4º Iranduba-AM  – 03 Pts
5º Viana-MA – 01 Pts

GRUPOS DA 2ª FASE (QUARTAS-DE-FINAL):

Grupo 5:
1º Grupo 1: Centro Olimpico-SP
2º Grupo 2: São José-SP
1º Grupo 3: São Francisco-BA ou Vitória-PE*
2º Grupo 4: Tuna Luso (PA)

Grupo 6:
1º Grupo 2: Foz Cataratas (PR)
2º Grupo 1: Rio Preto (SP)
1º Grupo 4: Tiradentes (PI)
2º Grupo 3: Vitória (PE) ou  São Francisco (BA) * 

* Aguardar o fechamento da última rodada do grupo (16/10) onde o São Francisco (BA) está com 10 Pts (saldo de 09 gols) e Vitória-PE está com 07 Pts (saldo de 04 gols).
Fonte: CBF

Tuna Luso na imprensa

Lecheva pede três jogadores


Com mais um jogo marcado contra o Clube do Remo, a Tuna Luso treina forte para melhorar seu desempenho. Apesar da derrota no primeiro clássico amistoso, o técnico Lecheva viu qualidade no grupo, que se prepara para disputar a primeira fase do Parazão 2014 “Os treinos seguem em rito acelerado. Gostei da movimentação da equipe no jogo contra o Remo, ainda mais com pouco tempo que tivemos para treinar, mas sempre tem algo que podemos melhorar”, explica.
O treinador ainda aguarda por novos contratados. “Nas próximas semanas devem chegar pelo menos três atletas para integrar o elenco para disputa do campeonato paraense”.
Para o segundo encontro com o Leão, o desafio de Lecheva será melhorar o desempenho do ataque tunante. “Sempre gostei de jogar ofensivamente. O time até criou boas oportunidades, tivemos um bom desempenho no geral, mas precisamos melhorar esse parte ofensiva”.
Amanhã e nos dias 18, 23 e 25 deste mês, o comandante da Águia do Souza vai supervisionar uma peneira no estádio da Lusa, na tentativa de garimpar novos talentos para o clube, historicamente conhecido por revelar craques. Apenas jovens 16 a 20 anos poderão participar.
Os interessados devem comparecer à secretaria do Souza.

Fonte: Diário do Pará

Memória Tunante

Eis o Boné mais famoso do Parazão


Trocar os campos de futebol pelas salas de aula não foi decisão fácil para Luis carlos Machado Leal, o Lula do Boné, hoje aos 53 anos. Mas a idade, na época, presta e completar 32 anos, o forçaram a deixar de lado a bola e a viver de lembranças da ex-profissão, algumas boas, outras nem tanto. O ex-jogador começou a carreira no juvenil da Tuna, clube pelo qual torce até hoje. “Inclusive se jogar contra a Seleção Brasileira”, fala sério o ex-jogador, que figura entre os artilheiros da historia do Campeonato Paraense.
Em 1988, Luis Carlos anotou 15gols jogando pela Tuna, terminando a competição como o principal goleador e, de quebra, levantando o titulo estadual pela Lusa, o que só veio a ser reconhecido anos mais tarde, no “tapetão”. O apelido o ex-atacante ganhou por usar com frequência bonés, que ele comprava por atacado. “Acho que o apelido me foi dado pelo Nonato Santos”, conta Lula, referindo-se ao recém-falecido radialista.
Entre as boas lembranças que tem do futebol, Lula não esquece a conquista da taça de Prata de 1985, pela Tuna Luso, titulo que representa hoje o da Série B do Brasileiro. “Foi uma campanha maravilhosa, algo que realmente não dá pra sair da memória”, diz.
Outro fato marcante na carreira do ex-jogador, que atuou também por Remo, Paysandu e Izabelense, no futebol local, e Amapá-AP e Ceará-CE fora do Estado, foi a decisão do Torneio Tancredo Neves, na década de 80, quando ele jogava na Lusa. O Remo vencia por 1 a 0, mas o ex-jogador acabou com a festa azulina no ultimo minuto, empatando o jogo com um gol de cabeça.
“Essa era a minha marca, os gols de cabeça, embora fosse um jogador sem grande estrutura. O negócio é que eu sabia   me colocar para receber a bola”, diz. Nascido em Castanhal, Lula tem em sua história de ex-jogador um feito que pode ser inédito no futebol brasileiro e talvez mundial. Ele conseguiu ser artilheiro de um campeonato jogando apenas duas partidas. Foi em 89, quando ele anotou 11gols, sendo 9 contra o Tambés e mais mais 2 contra o Remo.
Formado em sociologia pela Unama, o ex-atacante conta que ainda sonha consigo mesmo jogando futebol. “Só fico triste quando acordo e entro na realidade”, brinca Lula, que hoje trocou o boné pela bandana. O ex-matador, que é um verdadeiro “pé de valsa”, sendo frequentador assíduo de bales da saudade, hoje leciona sociologia em duas escolas de Marapanim. Mas as lembranças da carreira de jogador não saem de sua cabeça. “Nem podem sair, afinal de contas, acho que deixei meu nome marcado na história do nosso futebol”, afirma Lula, que evita falar de dirigentes, dos quais ele diz guardar as piores lembranças da época em que ganhava a vida marcando gols e fazendo a alegria do torcedor, principalmente dos tunantes.
Fonte:
Nildo Lima - Especial para o Bola
Diário do Pará - 06/10/2013

segunda-feira, 14 de outubro de 2013


Memória Tunante

ESTANISLAU - O maior artilheiro paraense, treinou muito bem ontem, prometendo uma grande exibição domingo

Jornal A Província do Pará de 7 de março de 1956

ESTANISLAU - O maior artilheiro paraense, treinou muito bem ontem, prometendo uma grande exibição domingo
Jornal A Província do Pará de 7 de março de 1956
  Flagrantes da decisiva - A foto apresenta um flagrante do choque sensacional de domingo último, no Souza, decisivo do título máximo de 55. Com uma tarde bonita de sol, toda uma verdadeira e incomputável multidão repletou as dependências todas do estádio cruzmaltino, 

Flagrantes da decisiva - A foto apresenta um flagrante do choque sensacional de domingo último, no Souza, decisivo do título máximo de 55. Com uma tarde bonita de sol, toda uma verdadeira e incomputável multidão repletou as dependências todas do estádio cruzmaltino,          

 UMA ZAGA QUE É UMA BARREIRA - Aí está Mario Nei e Nonato que formam a grande zaga do esquadrão titular da Tuna dia a dia mais se firmam como das melhores da cidade, resistente, vigorosa. Domingo Mario Nei e Nonato, barreira sem dúvida das maiores aos intentos dos avanços do Paisandú, estarão em ação na Curuzú contra os alvi-azuis na primeira da melhor de três decisivas do título máximo de 55. Aliás a Tuna ontem encerrou seus preparativos para o choque sensacional que aí vem e vai levar a campo o mesmo poderoso esquadrão com que cumpriu sua brilhante jornada no certame


A Província do Pará de 24 de fevereiro de 1956

UMA ZAGA QUE É UMA BARREIRA - Aí está Mario Nei e Nonato que formam a grande zaga do esquadrão titular da Tuna dia a dia mais se firmam como das melhores da cidade, resistente, vigorosa. Domingo Mario Nei e Nonato, barreira sem dúvida das maiores aos intentos dos avanços do Paisandú, estarão em ação na Curuzú contra os alvi-azuis na primeira da melhor de três decisivas do título máximo de 55. Aliás a Tuna ontem encerrou seus preparativos para o choque sensacional que aí vem e vai levar a campo o mesmo poderoso esquadrão com que cumpriu sua brilhante jornada no certame
A Província do Pará de 24 de fevereiro de 1956
Fonte: Blog Memória Tunante