domingo, 30 de junho de 2013

Aniversário de associados comemorados na Tuna

Aniversariantes do mês: Gerardo Von (E), Levy, Jô e Ronaldinho (D).
Aconteceu na tarde/noite neste sábado (29), no Senadinho na sede da Tuna Luso, o encontro semanal dos amigos da Confraria da Suna para comemorar o aniversário de quatro associados e frequentadores de carteirinha do clube. Os aniversariantes homenageados foram: Gerardo Von, Ronaldinho, Levy e Jô. O Dr. João Guilherme, que também comemoraria seu aniversário junto aos quatro outros, teve de mudar os planos pata atender uma solicitação especial de uma de suas filhas e mudou a programação para acompanhar seus familiares que optaram em comemorar seu aniversário em Mosqueiro. De qualquer forma, seu nome também foi lembrado no evento feito na Tuna. 

Bolo confeccionado na panificadora da senhora Janete, esposa do ex presidente Marcos Moraes.

Houve troca de presentes entre os participantes e rolou um saudável e amistoso bate papo. Foram consumidas cinco grades de cerveja, refrigerantes, doces e salgados juninos, bolo e o tradicional churrasco semanal. 

Momentos de descontração entre os participantes. No detalhe da foto as senhoras dançam no rítimo de músicas juninas.

Após cantarem os parabéns, alguns participantes pediram a palavra para versar rápidas considerações.
Resumindo, a comemoração foi um excelente motivo de reencontro de amigos que teve início às 16 horas e só foi terminar após as 22 horas.

Confrades reunidos e debatendo sobre assuntos diversos.

Agradecimentos especiais para todos que lá estiveram para compartilharam seis horas de bons momentos.  

sábado, 29 de junho de 2013

Tuna fica fora do 8 Com na 3ª Regata de 2013

Acontece neste domingo (30) a 3ª regata valendo pelo Campeonato Paraense 2013. Oevento é uma promoção da FEPAR - Federação Paraense de Remo. Mais umavez neste ano, a Tuna não participará de todos os páreos, já que não alinhará no 4+ (Quatro com estreante),  4- (Quatro sem),  4x (Four Skiff) e 8+(Oito Com), esta última a prova principal da regata. O Paysandu na liderança do campeonato com 71 pontos, seguido pelo Remo  com 57 e a Tuna com apenas 26 pontos. 
De acordo com o técnico cruzmaltino, José Wildemar (o "Lindão"), a Tuna  continua no Campeonato de Remo apenas por puro idealismo de algumas pessoas que ainda apoiam a garagem náutica. 
"É lamentável dizer, mas nossa situação é deveras difícil. Ninguém na diretoria olha pela garagem náutica e posso garantir que vamos fazer o possível para ganhar alguma prova, mas na principal, que é o Oito Com, não vamos participar mais uma vez", diz Lindão. 
A Tuna é a última clocada, e não tem mais chance de ganhar e nem sequer ser vice campeã do ano. Os trabalhos na garagem náutica continuam, mas hoje são poucos os atletas. Somente por abnegados, aqueles que realmente amam a Tuna e o esporte náutico é que aparecem por lá. 
"A gente faz o que pode. São poucos hoje os que colaboram com a garagem da Tuna. A diretoria, infelizmente, não tem feito nada.  Espero que nas eleições que se aproximam, os candidatos, que eu estou sabendo os nomes de alguns e que por sinal nem vêm por aqui, pensem neste esporte que é uma tradição em nosso estado e que tem na Tuna a equipe campeã de títulos, num total de 40", diz Lindão. 
A 3ª Regata começará neste domingo, a partir das 8 horas da manhã, na Estação das Docas.
Fonte: Didascália

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Espaço do torcedor

Você também poderá enviar suas fotos com a camisa ou bandeira da Tuna Luso para serem postadas neste blog.

Enviar para: gerardo.monteiro@gmail.com





Dois jovens potenciais torcedores cruzmaltinos com suas responsáveis, no estádio da Tuna Luso.

Rogério e Armando Mourão, no Mangueirão.


Manuel Américo ao lado do ex jogador Marquinhos Belém, no estádio do Souza.

Concurso Garota Verão 2013

TUNA LUSO BRASILEIRA

Processo de Seleção da representante do clube.
Qual a sua escolha ?


Tuna é campeão paraense juvenil de natação

Equipe juvenil de natação da Tuna Luso.


A Tuna voltou a brilhar e tornou-se campeã paraense de natação na categoria juvenil. A nossa equipe totalizou 440 pontos e ganhou de ponta a ponta, com quebra de recordes e grande esforço por parte dos nossos atletas. A Tuna foi a segunda colocada na categoria infantil, com 298 pontos, na categoria junio-senior, com 335 pontos. Parabéns a todos pela grande conquista. É um marco no renascimento da natação da Tuna. Abaixo a nossa equipe comemora o titulo. 
Treinadores Fernando e Hernani levantando o título de campeão paraense juvenil.
Fonte: Blog Natação daTuna 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Faleceu o cruzmaltino Orlandino Ventura


Guarnição dos Bonitões, com Orlandino e Cristino
Um dos mais importantes cruzmaltinos de todos os tempos, o GB Orlandino Ventura, faleceu no último sábado, 22, pela manhã. Seu Orlandino estava com 86 anos e na história da Tuna Luso Brasileira é considerado um dos nomes mais significantes, tendo sido atleta de remo, diretor e presidente do Clube.
Frequentador de regatas até há poucos anos, seu Orlandino foi um dos remadores mais premiados na história da Tuna e do estado, tendo participado de verdadeiras epopéias com a camisa da Águia, principalmente ao lado do também já falecido remador Manoel Cristino.
Com uma história de dedicação, amor e respeito pela Tuna Luso Brasileira, Orlandino Ventura foi, ano passado, homenageado pela FEPAR na Segunda Regata do ano, ao lado de seu companheiro Manoel Cristino.

O campeoníssimo Orlandino Ventura
Orlandino Ventura como remador,  formou com Manoel Cristino, Heronides Gomes, Esmeraldo e Buck Jones o 4 com 1 mais famoso do estado, a campeoníssima "Guarnição dos Bonitões", que fez muito sucesso e ganhou muitos títulos e medalhas na Baia do Guajará.
Para os cruzmaltinos, que têm por Orlandino Ventura muita gratidão pelos muitos títulos que conquistou, pelo entusiasmo e dedicação como diretor e presidente da Tuna Luso Brasileira, os sinceros sentimentos à família, e que a alma do grande Orlandino Ventura descanse em paz.
Seria importante por parte do presidente da FEPAR, que realizará a terceira regata do ano no próximo domingo, homenageasse o ex-atleta, grande cidadão e desportista dedicado que foi Orlandino Ventura, que com certeza só enobreceria a regata da domingueira. E a diretoria da Tuna Luso, se ainda não o fe\z, no próximo final de semana anunciasse a todos os cruzmaltinos, associados e convidados presentes o falecimento de seu Orlandino. 
O editor do Blog Didascália, que antes de tudo é um Blog cruzmaltino, expressa à família Ventura os votos de sinceros pêsames.
Fonte: Blog Didascália

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Paysandu e Tuna recebem por transferência de Ganso



Os clubes do Pará, Tuna Luso Brasileira e Paysandu, por onde o meia Paulo Henrique Ganso passou nas categorias de base de futsal e futebol de campo, respectivamente, antes de ganhar destaque no Santos, têm, segundo a Lei Pelé, direito a um percentual da venda do jogador do Peixe para o São Paulo e já poderão contar com este dinheiro em caixa nos próximos dias.
 
O Paysandu afirmava ter direito a receber em torno de R$ 600 mil, enquanto que a Tuna ficaria com R$ 110 mil dos R$ 23,9 milhões da venda de Ganso. O Santos, no entanto, ofereceu um acordo para reduzir os valores pela metade e, assim, evitar o processo.
 
Pela chamado “mecanismo de solidariedade”, incluído na Lei Pelé em 2011, o clube ganha 1% do valor da transferência por cada ano que o jogador tenha passado por lá dos 14 aos 17 anos. Depois, dos 18 aos 19, o percentual cai para 0,5% por ano, totalizando 5%, teto para o mecanismo.

Nesta terça-feira (18), representantes de Santos, Paysandu e Tuna entraram finalmente em um acordo. O Peixe determinou que deve pagar à vista o valor correspondente a cada clube paraense. O Presidente bicolor, Vandick Lima, viaja neste fim de semana para a cidade de Santos para tratar das negociações. O presidente da Tuna Luso foi procurado para saber como a diretoria está tratando do caso referente ao recebimento da quantia que é de direito do clube do Souza, mas a reportagem não conseguiu retorno às informações solicitadas.

Fonte: Ronald Sales/DOL

terça-feira, 11 de junho de 2013

Tuna no Campeonato Brasileiro Juvenil

O Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação foi encerrado neste sábado (8 de junho) no Parque Aquático da Universidade do Estado do Pará. A Tuna terminou em décima-oitava posição, marcando 19 pontos. Com esse resultado a Tuna é o segundo clube do norte-nordeste mais bem colocado no campeonato brasileiro e, de longe, também o melhor clube paraense na competição. Andreza dos Remédios foi vice-campeã nos 100 m borboleta. Além disso, Klaus Araújo foi finalista nos 100 m borboleta e Hecklin Machado finalista nos 200 m borboleta. Ficamos muito orgulhosos do nosso revezamento feminino (composto por Andreza, Hecklin, Maria Antônia e Mayra) que conseguiu terminar em oitavo lugar em duas provas e marcou pontos importantes para a Tuna. Parabéns a todos os nossos atletas e ao treinador Fernando.


Parabéns aos atletas do Pará classificados para as finais do segundo dia do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação 2013, em Belém. São eles:
 
100 METROS BORBOLETA - JUVENIL 2
- Andreza dos Remédios - TUNA

 
100 METROS BORBOLETA - JUVENIL 1
- Klaus Araujo - TUNA
 

 
Parabéns, Andreza dos Remédios (TUNA), medalhista de prata, primeira medalha pro Pará.

Andreza dos Remédios é vice-campeã brasileira

A nossa Andreza dos Remédios acabou de conquistar a medalha de prata na prova dos 100 metros borboleta, categoria juvenil 2, no campeonato brasileiro juvenil, que está sendo realizado em Belém. Ela fez o tempo de 1:03.84, o melhor tempo de sua vida. O nosso grande Klaus Araújo também fez final nos 100 metros borboleta, categoria juvenil 1, e chegou em sexto lugar, com o maravilhoso tempo de 1:00.03. Os dois marcaram pontos importantes para a Tuna no campeonato. A Tuna é a melhor equipe paraense no campeonato. Parabéns aos nossos dois atletas e ao seu treinador Fernando!


fonte: blog Natação da Tuna, Natação do Pará 06/jun/2013

10 de junho - Dia de Portugal


O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é celebrado todo dia 10 de junho e é o dia em que se assinala a morte de Luis de Vaz de Camões (1850), além do Dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal. Para quem vive fora de Portugal e tem "Saudades" de sua pátria fica a celebração é importante.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Dia 15 de junho (sábado) acontecerá em Belém a primeira partida oficial de futebol americano realizada em nosso estado. 


O confronto histórico será uma partida amistosa e de apresentação do esporte entre as equipes do Titans, de Belém, e o Black Hawks, de Manaus. 
O jogo será realizado no estadio do Souza (Tuna Luso), na Almirante Barroso. Contamos com a presença da Torcida Uniformizada do Yan Marron T.U.Y.M e de todos que desejem conhecer as emoções deste esporte ainda pouco conhecido entre nós. Levem seus amigos e familiares. 
Escrete do Titans com uniforme com as cores do Pará.

Os ingressos para esta partida serão vendidos no local e apenas no dia do jogo ao preço simbólico de R$3,00.

domingo, 26 de maio de 2013

Natação Cidadã e Tuna Luso, parceria que dá resultados


No dia sete de setembro de 2012, aconteceu o CINQUENTENÁRIO de inauguração do "Complexo Olímpico do Souza”, que segundo informações do professor e historiador Péricles de Oliveira,  recebeu o nome de "Parque Aquático Maria Lenk", inaugurado ainda na década de 60 com a presença da referida atleta, que na ocasião doou um Trampolim Social especialmente confeccionado na Inglaterra (atualmente desaparecido do clube) para ser usado nas plataformas de saltos ornamentais que existiam no início do complexo. Coisa que poucos sabem! 

Devido a falta de manutenção adequada no parque, o tempo encarregou-se de deixá-lo em condições críticas para o uso social e prática do esporte aquático.

 Biografia de Maria Emma Hulga Lenk Zigler (São Paulo, 15 de janeiro de 1915 — Rio de Janeiro, 16 de abril de 2007). http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Lenk


Flâmulas comemorativas do dia de inauguração do Parque Aquático da Tuna Luso, denominado "Parque Aquático Maria Lenk".  Foto do Parque Aquático da Tuna Luso quando de sua inauguração, em 07/09/1962.



Parque Aquático da Tuna servindo como palco para a apresentação das seleções russa e brasileira de nado sincronizado, neste domingo (6/02/2011), no Parque Aquático da Tuna Luso-Brasileira.


A NATAÇÃO DA TUNA LUSO

A natação paraense é organizada pela Federação Paraense de Desportos Aquáticos e representa a natação paraense junto a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, buscando o desenvolvimento integrado da natação paraense promovendo a cooperação entre os clubes afiliados. O Programa Natação Cidadã colabora com a Federação Paraense de Desportos Aquáticos para o desenvolvimento da natação paraense, com especial ênfase à natação de base.

Os clubes sociais são o esteio da natação paraense. Por causa disso, o Programa Natação Cidadã tem como uma das suas estratégias fundamentais apoiar os clubes para que estes possam manter suas escolhinhas de natação funcionando plenamente, abrindo oportunidades para que crianças carentes possam participar de suas atividade e, assim, revelando talentos para a natação paraense. Atualmente a Tuna Luso Brasileira é um dos clubes do projeto.

A Tuna Luso Brasileira é um dos clubes sociais mais tradicionais do Pará. Fundada em 1 de Janeiro de 1903, localiza-se na Av. Almirante Barroso 4.110, no Bairro do Souza. A Tuna foi uma grande potência nos mais variados tipos de esportes amadores e profissionais, tendo colecionado importantes títulos ao longo de sua história. Possui um dos melhores parques aquáticos de Belém e já teve uma das equipes mais fortes de natação do Pará e do Norte-Nordeste, revelando grandes atletas. Após um triste período de paralisação, a natação da Tuna Luso Brasileira volta com força total, com novas lideranças e disposta a resgatar o tempo perdido. O Programa Natação Cidadã tem o orgulho de contribuir com esta nova fase da natação tunante. Desde 2010, cerca de cem crianças do Programa Natação Cidadã estão inscritas para iniciar a prática de natação no clube.


PROGRAMA NATAÇÃO CIDADÃ


Nos três anos do Programa Natação Cidadã (2010-2012), a iniciativa recuperou a natação competitiva da Tuna Luso Brasileira e colocou novamente o clube entre as melhores do norte-nordeste. Veja os principais resultados no site www.natacaodatuna.com

O que é o projeto? 
O Programa Natação Cidadã foi criado em 2010 por meio da parceria entre o setor empresarial (Sol Informática, Alcoa e Agropalma) e o terceiro setor (FIDESA) visando criar um novo modelo de projeto social que promovesse a inclusão social de crianças e adolescentes carentes do Estado do Pará por meio da prática da natação. O Programa Natação Cidadã tem como missão melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes de baixa renda do Estado do Pará por meio da oferta de oportunidades para a prática regular da natação.

Como funciona o projeto?
O Programa oferece apoio para que crianças e adolescentes de 7 a 17 anos pratiquem natação na Tuna Luso Brasileira. Estas crianças e adolescentes devem pertencer a famílias com renda de até três salários mínimos e estarem regularmente matriculados em escola pública. O nosso apoio inclui todo o processo desde a aprendizagem básica do esporte até o apoio para que a criança participe de competições regionais e nacionais. O Programa é gerenciado pela FIDESA, uma das mais modernas fundações de apoio do Estado do Pará, e operacionalizado por uma equipe dedicada de profissionais altamente qualificados e experientes no ensino e treinamento de natação.

O Programa Natação Cidadã tem cinco valores fundamentais que orientam toda as  nossas atividades:
·         Paixão: somos apaixonados pela natação e acreditamos que a prática regular deste esporte pode melhorar as vidas de crianças e adolescentes;
·         Respeito e Justiça: trabalhamos com respeito e confiança um nos outros, valorizando a diversidade de opiniões e agindo sem discriminar as pessoas, tratando-as de forma personalizada, com imparcialidade e respeitando as diferenças individuais; 
·         Integridade: o nosso programa é desenvolvido com uma postura íntegra, justa, honesta, valorizando a verdade, o respeito e o diálogo;
·         Confiabilidade: trabalhamos para ser um programa que inspire segurança e credibilidade nas crianças e suas famílias, da qual todos tenham orgulho de participar;
·         Otimismo: somos otimistas em relação ao futuro da juventude do nosso Estado do Pará e do Brasil.
Quais os resultados positivo para a Tuna até agora?
Os resultados obtidos pelo Programa Natação Cidadã para a Tuna Luso Brasileira são expressivos. Em 2009, a natação da Tuna praticamente não existia, pois a equipe era representada por poucos atletas nas competições. O Clube seria proibido de participar das competições pois tinha uma dívida grande com a Federação Paraense de Desportos Aquáticos e a tendência era encerramento das atividades de natação competitiva no clube.
O Programa Natação Cidadã trouxe uma nova dinâmica a este setor do clube. Os principais resultados podem ser resumidos em dez pontos principais. Primeiro, conseguimos atrair e manter profissionais de qualidade para liderar a escolhinha e equipe. Segundo, conseguimos resgatar o espírito de equipe no clube, criando um mascote, uma música e um uniforme padronizado. Terceiro, resgatamos todas as dívidas com a FPDA e desde então conseguimos manter todos os nossos compromissos em dia. Quarto, atraímos e formamos 40 novos atletas de diversas categorias para a natação paraense e brasileira, sendo que destes 10 foram campeões estaduais e 5 foram medalhistas em torneios norte-nordeste. Quinto, o Programa Natacão Cidadã mostrou-se muito eficiente atendendo cerca de 650 crianças nestes três anos de trabalho, o que faz o Natação Cidadã o maior programa de natação social do Brasil. Sexto, o Programa transformou-se em um grande sucesso na mídia estadual e nacional, atraindo cada vez mais atenção para a natação da Tuna. Sétimo, a nossa home-page (www.natacaodatuna.com) está entre as mais visitadas da natação brasileira (mais de 40.000 visitas até agora) e já virou uma referencia para notícias e dicas para atletas de natação de todos os recantos do Brasil. Oitavo, com a visibilidade do programa, novos clientes foram atraídos para a Tuna, que reajustou as suas mensalidades e arrecadou mais devido a significativa melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Nono, o Programa adquiriu a bomba e filtro que ajudou a melhorar a qualidade da água da piscina de 25 metros beneficiando todos os sócios e frequentadores do clube. Décimo, a Tuna sagrou-se novamente campeã estadual em uma das categorias (Infantil) e vice-campeã norte-nordeste (categoria petiz 1), depois de vários anos sem nenhum título significativo. Em síntese, o Programa Natação Cidadã é uma dádiva para a Tuna Luso Brasileira, pois é um programa bem estruturado, com resultados sociais e esportivos concretos, administrado de forma bem profissional e com excelentes retornos de imagem para a Tuna Luso Brasileira.

Como o projeto é administrado?
O Projeto é gerenciado financeiramente pela Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia – FIDESA, entidade privada sem fins lucrativos, foi instituída em 1997 pela União de Ensino Superior do Pará, pelo Centro de Educação Técnica do Estado do Pará e pela Sociedade Civil Colégio Moderno, com o objetivo de fomentar atividades de pesquisa, extensão e de capacitação de recursos humanos, especialmente na Amazônia, e o de promover o ensino à distância e atividades artístico-culturais, visando o desenvolvimento da qualidade de vida e o saber do homem da Região.
Ao longo de sua existência, a FIDESA já executou mais de 70 projetos de pesquisa, extensão e integrados de pesquisa e extensão. A FIDESA gerencia o Programa Natação Cidadã desde o seu inicio em 2009. A FIDESA é considerada a mais conceituada e mais efetiva fundação privada sem fins lucrativos em Belém, com um amplo conjunto de parcerias com governo, sociedade civil e setor privado. Esta facilidade de interação com todos os setores da sociedade faz com que a fundação se destaque na sociedade como a mais credenciada para gerenciar projetos como o Natação Cidadã.
O gerente geral do projeto é o Dr. José Maria Cardoso da Silva, que mesmo morando nos Estados Unidos, continua definindo as metas e objetivos do projeto, além de fazer a captação de recursos para o programa. Ele é auxiliado pelo Prof. Hernani Júnior, que trabalha em tempo integral interagindo com a Diretoria de Natação da Tuna Luso Brasileira, com a FIDESA, com os doadores e com os nossos clientes.

Quem financia o Programa?

O Programa é financiado por empresas que operam no Pará por meio de doações voluntárias ao programa. Até o momento, nossos parceiros foram a Agropalma, Sol Informática e Alcoa. Também conseguimos durante um ano o apoio da Petrobras. Estas empresas firmam contratos de patrocínio com a FIDESA. Estes contratos possuem metas bem rigorosas tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista técnico. O projeto é auditado e todas as prestações de contas são detalhadamente avaliadas pelos setores de contabilidade e jurídico das empresas parceiras.

O quanto foi investido até agora e como estes recursos foram gastos?

Nestes três anos (2010, 2011 e 2012) foram investidos R$ 342.900, ou cerca de R$114.300 por ano ou R$ 9.525 por mês. Estes recursos foram destinados principalmente para: (a) pagar a equipe de profissionais que trabalha no clube (atualmente 5 profissionais), (b) cobrir despesas com taxas de competição dos atletas do programa; (c) pagar a anuidade da Tuna junto a Federação Paraense de Desportos Aquáticos; (c) comprar vestuário para as crianças que participam do projeto; (d) cobrir viagens e diárias de treinadores e alguns atletas para a participação em campeonatos brasileiro e norte-nordeste; e (e) comprar material permanente necessário para melhorar a qualidade da piscina (maior investimento foi o filtro para a piscina de 25 metros) mais material para o ensino de natação e hidroginástica nas escolinha do clube. A FIDESA cobra 10% de taxa de administração para gerenciar o projeto, fazer os contratos de patrocínio, fazer as prestações de contas e ajudar na captação dos recursos.

Qual a situação atual do Programa?

Com o apoio que temos da Alcoa e da Agropalma, podemos afirmar que  o programa está totalmente coberto até dezembro de 2013. Temos recursos para custear a equipe técnica, pagar as despesas de competição e da federação, cobrir as viagens dos treinadores e fazer modestos investimentos em materiais de treinamento. Nesta época de crise financeira, este é um excelente indicador da qualidade e credibilidade do programa junto aos seus parceiros.

Considerações
Em 2009, não tínhamos nada. Em 2013, somos sérios candidatos ao título paraense, sem contar as inúmeras medalhas de ouro no norte-nordeste. Até o final de 2013 o projeto natação cidadã está com patrocínio garantido. Dependendo do nível de apoio e interesse da nova diretoria, o projeto pode continuar ou não na Tuna em 2014.
Atualmente, o clube é responsável pela manutenção e limpeza do parque aquático. Estas atividades são mantidas pela arrecadação da escola de natação (jovens e adultos) mais os recursos obtidos do convênio da SEEL, que concede espaço do parque aquático para atividades com grupos da boa idade.
Um fato que é pouco conhecido é que a manutenção de pelo menos três esportes olímpicos na Tuna é fundamental para que o clube obtenha isenção do IPTU. Somente tendo em conta a isenção do IPTU, a manutenção da natação da Tuna produz, portanto, um retorno financeiro enorme para o clube.
Quanto a recuperação da histórica piscina olímpica do clube, a situação é crítica. Uma reforma geral do Parque Aquático exigiria investimentos em torno de pelo menos 500 mil reais. Para o clube, talvez seja mais prático construir um novo parque aquático, moderno e com manutenção mais fácil e barata, seguindo os modelos das piscinas norte-americanas. Isto exigiria colaboração de muitos e um projeto junto a Lei de Incentivo ao Esporte.

Momentos da Natação da Tuna Luso
Na foto abaixo está parte de nossa equipe com o seu treinador Moisés se preparando para a competição (12/05/2013).


Mirim
100_504412/05/2013
Uniforme06/05/2013
O Pará, com grande colaboração dos atletas da Tuna, sagrou-se campeão do Torneio Regional Milton Medeiros (Norte-Nordeste Interfederativo) na categoria Juvenil, deixando Pernambuco em segundo lugar. Na categoria Infantil, o Pará foi quarto lugar e na categoria junior-senior, a nossa seleção obteve o segundo lugar. No geral, o Pará foi segundo lugar, ficando atrás somente da seleção de Pernambuco. Isto é um progresso visível quando comparado com três anos atrás, quando a Tuna tinha uma equipe muito pequena e pouco competitiva. Se algum esporte avançou significativamente na Tuna, este foi a natação.

Foto 1. Os nossos atletas e o seu treinador, Fernando, no Parque Aquático em Fortaleza.
Grupo Tuna


Foto 2. Victor Moraes e a sua medalha de ouro nos 50 m costas. 04/05/2013
VictorCostasPodium


Foto 3. A nossa campeã Andreza dos Remédios com a sua medalha de ouro e quebra de recorde nos 100 m borboleta.
AndrezaPodium