quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Dia 27/09 Assembléia Geral da Tuna Luso

Às 19h do dia 27/09, em primeira chamada, acontecerá na sede da Tuna, todos os associados estão convocados. 
Participe e ajude o clube a modernizar seu Estatuto 



 

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Baia do Guajará foi palco da 1a regata de 2021.

Sob forte sol e diante de um público modesto, mas animado e ansioso pelo retorno dessa emocionante competição, aconteceu ontem (domingo), a primeira de três regatas do Campeonato Paraense de Remo. Tuna , Remo, Paysandu e Associaçào Guajará participaram da competição. A Tuna participou de apenas três provas. Uma na categoria Master, outra na categoria Principiante (até 3 vitórias) e outra na categoria Sub-23. Nas duas primeiras, a colocação foi de 4º lugar, enquanto que na última o atleta não conseguiu completar a prova, embora estivesse liderando a prova por 700 metros (alegou caimbras). A esperança maior de uma melhor colocação era na Prova de 4 Com Principiantes. Pelo relato dos atletas, o árbitro autorizou a partida da prova com o barco da Tuna ainda em posição atrás dos outros competidores. 

Romulophotodesign

A largada da prova foi solta, ou seja, sem balizamento fixo e, na minha opinião, faltou um pouco de maturidade do nosso pessoal. Sabemos que não é fácil produzir um atleta em menos de 01 ano, como fizemos. Revelamos três bons valores que precisarão, logicamente, de mais trabalho. Vamos aos poucos e com esperança de dias melhores.

Fotos: Amilcar


Esse foi o resumo da regata de ontem.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

1ª Regata do Campeonato Paraense de Remo será domingo (12).

Após longo tempo de quarentena necessária, os eventos esportivos aos poucos começam a retornar no Brasil e no Pará, com presença limitada de público. A Federação Paraense de Remo (FEPAR), divulgou o retorno do Campeonato Paraense de Regatas. A primeira regata acontecerá neste domingo (12/09). O campeonato terá um total de 45 provas, dividido em 3 etapas nos meses de setembro, outubro e novembro. Os clubes participantes serão: Clube do Remo, Paysandu, Tuna Luso Brasileira e Associação Guajará. Segundo informações do diretor da "Rainha do Mar", João Guilherme, a equipe náutica da Tuna Luso Brasileira alinhará em apenas 3 provas nessa primeira regata (2 sem timoneiro Master D, 4 com timoneiro categoria principiantes e o Skiff Junior B). Desejamos boa sorte a nossa equipe nessa primeira regata nas águas barrentas do Guajará. Calendário do Campeonato Paraense de Remo 2021: http://www.fepar-pa.com.br/doc/2021/CALENDARIO%20FEPAR%202021-Final-12-07-2021.pdf

Na terra do Tango e do Vinho, também tem Tunante!

 Conheça a história de Juan Alberto, argentino, colecionador de flâmulas e um torcedor Tunante desde 1983!


Foto: A flâmula Tunante na coleção de 4816 bandeiras de Juan. 



Hoje batemos um papo com meu querido amigo Juan Alberto. Dono de uma enorme coleção de flâmulas, Juan é um apaixonado pelo futebol desde garoto. Argentino, mora em Buenos Aires, e apesar da distância conhece profundamente e acompanha o futebol brasileiro e paraense. Em seu país, é um grande torcedor do Independiente. A enorme coleção de flâmulas de Juan conta com 4618 bandeiras de diferentes clubes de todo o mundo. Dentre esses, é claro, não poderia faltar do da Gloriosa do Souza. A coleção de Juan pode ser acompanhada pelo seu perfil no Instagram: @losbanderinesdejuan. (https://www.instagram.com/losbanderinesdejuan/). 


Vamos ao papo! 


1) Blog Tunante: Juan, honrado em bater esse papo com você. Primeiro, quem é Juan Alberto e qual sua relação com o futebol? Como você conheceu o futebol brasileiro e paraense? 
  • Juan: Tenho 67 anos, sou contador público, sou casado com Patricia desde 1988 (ano do último campeonato da Tuna) e tenho duas filhas: Bárbara, 28, e María Paz, 16. Sou torcedor do Independiente, mas vou ao campo General Lamadrid (1º C) e ver o Boca e La Bombonera a convite do meu grande amigo Rubén. Conheci o futebol brasileiro, desde criança, com Santos de Pelé e o Futebol Paraense desde 1980 quando comecei a receber a Revista Placar e a ler o Tabelão. 

2) Blog Tunante: O que fez você se identificar e torcer pela Tuna Luso? Qual jogo/momento você acha memorável?
  • Juan: Gostei da bela camisa do Tuna. Me chamou atenção, também, o esquadrão de 1983 com o artilheiro Miltão. A maior memória que tenho com a Tuna foi o lindo jogo em que virou o prato com o Flu de Feira, resultando no Campeonato de 1992. 

3) Blog Tunante: Na sua coleção, há flâmulas de vários times. Como e quando você conseguiu a flâmula tunante?
  • Juan: A flâmula da Tuna Luso foi enviada a mim pelo próprio Clube no ano de 1987.

4) Blog Tunante: Antes do advento da internet, como você fazia para acompanhar as notícias da Tuna? 
  • Juan: Acompanhava essencialmente pela Revista Placar, fiquei impressionado com a quantidade enorme de pessoas que compareceram aos estádios de Belém! 

6) Blog Tunante: Você já veio à Belém? 
  • Juan: Já fui várias vezes ao Brasil (cerca de 20) mas não conheço Belém. Gostaria de conhecer o Teatro da Paz, o mercado Ver o Peso, o Museu Goeldi, a Igreja da Nazaré e os estádios dos 3 clubes, em especial, o Souza! 

7) Blog Tunante: Amigo Juan, te agradeço pela participação. Grande abraço, saúde e te espero pra um jogo no Souza! 

  • Juan: Agradeço muito, Ítalo, pela atenção.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Em tempos de folga no futebol, mascotes voaram pelas terras do Marajó.

  • O casal de mascote da Tuna passou rapidamente pelas bandas do Marajó, terra de gente acolhedora, belezas naturais e de muita fartura. Mas como bons belemenses, a saudade do Ver-o-Peso pesou mais e os fez retornar ao ninho da Águia. Em breve novos vôos!


 

Reforma Estatutária na Tuna Luso

 "Carta magna" da Tuna Luso Brasileira tem proposta de mudança. Ocorrerá votação. 

O CONDEL Tunante se reunirá para deliberar quanto ao novo texto do estatuto. Grandes Beneméritos e Conselheiros eleitos estarão reunidos no próximo dia 13 de setembro para debater sobre a proposta de reforma estatutária. A reunião, convocada pelo presidente do Conselho, Reinaldo Barros, será às 20:00 horas na Vila Olímpica. 


Foto: Sede da Tuna Luso.


1a Regata do Campeonato Paraense de Remo 2021

Será no próximo dia 12 de setembro (domingo), a partir das 07:30h, no Complexo Ver o Rio que a "Rainha do Mar" lá estará. Incentive e participe!

  • Vá com seu álcool gel, use máscara e evite aglomeração.

Falando da Tuna!


Caros amigos torcedores e entusiastas, 

Aqui quem vos fala é Italo Souza, jovem torcedor tunante, e pesquisador da história do clube. Sou leitor do blog há tempos, e agora, colaborador! Juntos, falaremos apaixonadamente da gloriosa. Histórias, memórias, opiniões e 'pitacos' sobre o verde, branco e a Cruz de Malta, que moram em nossos corações. 

Abraço grande, nos veremos em breve! 
Tunaaaa! 
 

Em breve o retorno da Águia Guerreira do Souza. Aguardem!

 

segunda-feira, 14 de setembro de 2020