sexta-feira, 12 de julho de 2013

MANIFESTO DOS CLUBES FORMADORES DE ATLETAS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS

Assessoria de Comunicação Minas Tênis Clube
(31) 3516-1010 ou 3516-1011

Os esportes olímpicos do Brasil historicamente passam por grandes dificuldades de financiamento. Os clubes mantêm quase que heroicamente o processo de formação de atletas, com o suporte dos recursos advindos de escolinhas, patrocínios de empresas e leis de incentivos / convênios oferecidos pelo poder público.
O enorme sacrifício de abnegados atletas e a persistência dos clubes produziram o atual estágio do esporte olímpico brasileiro, apesar da escassez de recursos praticamente para todas as atividades. No clube, todas as sementes são plantadas, desde as escolinhas até o estágio profissional, passando por grandes investimentos nas categorias de base. As seleções, organizadas por federações e confederações, basicamente em épocas de grandes competições, representam apenas uma nata minoritária de um conjunto muito mais amplo que nasce e cresce nos clubes todos os dias. Esses milhares de atletas e profissionais de comissões técnicas, que são apoiados por iniciativas dos clubes, às vezes até fora do conceito de responsabilidade financeira, se transformam, na maioria dos casos, em cidadãos que criaram no esporte sua segunda família.

Em 2009, oito clubes reconhecidamente formadores de atletas - Flamengo, Minas Tênis Clube, Fluminense, Pinheiros, Corinthians, Grêmio Náutico União, Vasco e Sogipa -fundaram o CONFAO (Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos) no âmbito da CBC (Confederação Brasileira de Clubes), iniciando uma árdua luta para conseguir ajuda direta da arrecadação das loterias para o financiamento do desenvolvimento de novos campeões. Foram anos de esforços e peregrinações durante a tramitação e aprovação no Congresso Brasileiro da nova Lei Pelé (março/2011) e mais um tempo extenso até a regulamentação presidencial (abril/2013), que culminou com a conquista do acesso à receita equivalente a 0,5% da arrecadação das loterias federais para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos no Brasil.

No entanto, este fato transformou-se recentemente em preocupação. Durante o período transcorrido entre a aprovação da lei e o decreto regulamentador, foi criada uma comissão para propor regulamentação interna da CBC quanto à distribuição de recursos. Esta comissão enviou aos 170 Clubes associados da CBC um questionário, cuja compilação de todas as informações resultou em uma proposta com critérios justos e abrangentes para todos, contemplando os objetivos da Lei. Este relatório final consolidando as pretensões dos clubes, objetivando a arrecadação de recursos para a formação de atletas em diversos níveis, foi enviado à CBC.  Porém, surpreendentemente, tal documento foi inteiramente desconsiderado pela nova direção da entidade na sua proposta final de distribuição dos recursos.
Neste final de semana, em Campinas, a Confederação Brasileira de Clubes convocou assembleia para a votação dessa proposta para divisão de recursos, em desacordo com alguns princípios que visam a formação de atletas no texto legal e os interesses dos clubes formadores.  O documento aprovado posteriormente será encaminhado ao Ministério dos Esportes. Em função da estrutura corrente de manutenção do poder montada pela direção atual da CBC, será quase impossível reverter a situação. 
Portanto, os clubes formadores:
1- Não reconhecem a atual Diretoria da CBC como representantes dos clubes formadores de atletas olímpicos e paralímpicos. Em processo pouco transparente, com indícios de irregularidades e ao arrepio da verdadeira democracia, essa Diretoria foi eleita em março/13, em sufrágio com chapa única sem a participação da maioria dos clubes formadores de atletas.
2- Receberam, surpreendentemente, somente no dia 8/7/13, a importante e complexa matéria que regulamenta a distribuição de recursos. A situação é agravada pela indefinição de parâmetros objetivos, para aprovação no dia 13/7/13, prazo extremamente exíguo para qualquer tipo de análise, o que faz não concordarmos com este procedimento;
3 - Solicitaram audiência com o Excelentíssimo Ministro dos Esportes Aldo Rebelo, para a exposição dos problemas que os Clubes Formadores de Atletas estão enfrentando, em razão dos aspectos acima relacionados.
Os clubes que investem e sempre formaram atletas continuarão lutando diariamente para o crescimento do Esporte Olímpico e Paralímpico Brasileiro.
Subscrevem os Clubes Fundadores do CONFAO:

Clube Regatas Flamengo
Esporte Clube Pinheiros
Fluminense Football Club
Grêmio Náutico União
Minas Tênis Clube
Sport Club Corinthians Paulista
E a Presidência do Conselho Superior da Confederação Brasileira de Clubes (CBC)
Iate Clube de Brasília

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Remo vence e Tuna leva um "liso" na 3ª Regata

Aconteceu neste domingo (30), nas águas barrentas da Baia de Guajará, a 3ª Regata do ano, valendo pelo Campeonato Paraense de Remo2013. O Clube do Remo saiu campeão ao vencer 09 das 11 provas disputadas, marcando 40 pontos. O Paysandu ficou em segundo lugar ao vencer 02 provas e a Tuna novamente ficou em terceiro, sem vencer nenhuma das seis provas que disputou.
Desorganização e atraso marcaram a regata de ontem. A primeira prova estava prevista para começar 08 horas e chegar próximo de 8h15m mas só chegou às 10 horas, sob intenso sol .
A justificativa pela demora do início, segundo a direção da FEPAR, foi devido o atraso da lancha dos bombeiros. "Na regata passada tivemos um problema sério com uma remadora cujo barco virou. O caso chegou até à polícia, então os juízes disseram que só autorizariam o inicio da regata com a chegada dos bombeiros", alegou o presidente da federação.
Por falta de verba, não houve a distribuição aos presentes do tradicional livreto que indica os páreos, equipes, organizadores, etc. "Os clube devem, não pagam e no final quem paga o pato é o presidente", declarou o presidente Luizomar.
A Tuna Luso Brasileira, só alinhou em seis provas e somou apenas oito pontos, com dois segundos lugares e quatro terceiro.
O técnico Lindão (Tuna), disse que faz o que pode. "Sem  incentivo não podemos fazer esporte nenhum, nem o náutico, que sai barato para qualquer clube". Lindão alega que Remo e Paysandu estão levando os atletas da Tuna em troca de salários que pagam aos remadores. "Como não podemos pagar, perdemos", diz.
Depois da regata de ontem o Clube do Remo passou o Paysandu e agora lidera a competição, com 96 pontos, 84 pontos do Paysandu e 33 pontos da Tuna.
Restam duas regatas mais para finalizar o campeonato deste ano. Remo e Paysndu ainda tem chances de vencer, enquanto que a Tuna nada mais espera desse campeonato. 
Mesmo com sem apois e com tantos problemas a Tuna ainda lidera o quadro de títulos desta modalidade no estado, com 40 títulos ao longo de sua brilhante história. 

domingo, 30 de junho de 2013

Aniversário de associados comemorados na Tuna

Aniversariantes do mês: Gerardo Von (E), Levy, Jô e Ronaldinho (D).
Aconteceu na tarde/noite neste sábado (29), no Senadinho na sede da Tuna Luso, o encontro semanal dos amigos da Confraria da Suna para comemorar o aniversário de quatro associados e frequentadores de carteirinha do clube. Os aniversariantes homenageados foram: Gerardo Von, Ronaldinho, Levy e Jô. O Dr. João Guilherme, que também comemoraria seu aniversário junto aos quatro outros, teve de mudar os planos pata atender uma solicitação especial de uma de suas filhas e mudou a programação para acompanhar seus familiares que optaram em comemorar seu aniversário em Mosqueiro. De qualquer forma, seu nome também foi lembrado no evento feito na Tuna. 

Bolo confeccionado na panificadora da senhora Janete, esposa do ex presidente Marcos Moraes.

Houve troca de presentes entre os participantes e rolou um saudável e amistoso bate papo. Foram consumidas cinco grades de cerveja, refrigerantes, doces e salgados juninos, bolo e o tradicional churrasco semanal. 

Momentos de descontração entre os participantes. No detalhe da foto as senhoras dançam no rítimo de músicas juninas.

Após cantarem os parabéns, alguns participantes pediram a palavra para versar rápidas considerações.
Resumindo, a comemoração foi um excelente motivo de reencontro de amigos que teve início às 16 horas e só foi terminar após as 22 horas.

Confrades reunidos e debatendo sobre assuntos diversos.

Agradecimentos especiais para todos que lá estiveram para compartilharam seis horas de bons momentos.  

sábado, 29 de junho de 2013

Tuna fica fora do 8 Com na 3ª Regata de 2013

Acontece neste domingo (30) a 3ª regata valendo pelo Campeonato Paraense 2013. Oevento é uma promoção da FEPAR - Federação Paraense de Remo. Mais umavez neste ano, a Tuna não participará de todos os páreos, já que não alinhará no 4+ (Quatro com estreante),  4- (Quatro sem),  4x (Four Skiff) e 8+(Oito Com), esta última a prova principal da regata. O Paysandu na liderança do campeonato com 71 pontos, seguido pelo Remo  com 57 e a Tuna com apenas 26 pontos. 
De acordo com o técnico cruzmaltino, José Wildemar (o "Lindão"), a Tuna  continua no Campeonato de Remo apenas por puro idealismo de algumas pessoas que ainda apoiam a garagem náutica. 
"É lamentável dizer, mas nossa situação é deveras difícil. Ninguém na diretoria olha pela garagem náutica e posso garantir que vamos fazer o possível para ganhar alguma prova, mas na principal, que é o Oito Com, não vamos participar mais uma vez", diz Lindão. 
A Tuna é a última clocada, e não tem mais chance de ganhar e nem sequer ser vice campeã do ano. Os trabalhos na garagem náutica continuam, mas hoje são poucos os atletas. Somente por abnegados, aqueles que realmente amam a Tuna e o esporte náutico é que aparecem por lá. 
"A gente faz o que pode. São poucos hoje os que colaboram com a garagem da Tuna. A diretoria, infelizmente, não tem feito nada.  Espero que nas eleições que se aproximam, os candidatos, que eu estou sabendo os nomes de alguns e que por sinal nem vêm por aqui, pensem neste esporte que é uma tradição em nosso estado e que tem na Tuna a equipe campeã de títulos, num total de 40", diz Lindão. 
A 3ª Regata começará neste domingo, a partir das 8 horas da manhã, na Estação das Docas.
Fonte: Didascália

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Espaço do torcedor

Você também poderá enviar suas fotos com a camisa ou bandeira da Tuna Luso para serem postadas neste blog.

Enviar para: gerardo.monteiro@gmail.com





Dois jovens potenciais torcedores cruzmaltinos com suas responsáveis, no estádio da Tuna Luso.

Rogério e Armando Mourão, no Mangueirão.


Manuel Américo ao lado do ex jogador Marquinhos Belém, no estádio do Souza.

Concurso Garota Verão 2013

TUNA LUSO BRASILEIRA

Processo de Seleção da representante do clube.
Qual a sua escolha ?


Tuna é campeão paraense juvenil de natação

Equipe juvenil de natação da Tuna Luso.


A Tuna voltou a brilhar e tornou-se campeã paraense de natação na categoria juvenil. A nossa equipe totalizou 440 pontos e ganhou de ponta a ponta, com quebra de recordes e grande esforço por parte dos nossos atletas. A Tuna foi a segunda colocada na categoria infantil, com 298 pontos, na categoria junio-senior, com 335 pontos. Parabéns a todos pela grande conquista. É um marco no renascimento da natação da Tuna. Abaixo a nossa equipe comemora o titulo. 
Treinadores Fernando e Hernani levantando o título de campeão paraense juvenil.
Fonte: Blog Natação daTuna 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Faleceu o cruzmaltino Orlandino Ventura


Guarnição dos Bonitões, com Orlandino e Cristino
Um dos mais importantes cruzmaltinos de todos os tempos, o GB Orlandino Ventura, faleceu no último sábado, 22, pela manhã. Seu Orlandino estava com 86 anos e na história da Tuna Luso Brasileira é considerado um dos nomes mais significantes, tendo sido atleta de remo, diretor e presidente do Clube.
Frequentador de regatas até há poucos anos, seu Orlandino foi um dos remadores mais premiados na história da Tuna e do estado, tendo participado de verdadeiras epopéias com a camisa da Águia, principalmente ao lado do também já falecido remador Manoel Cristino.
Com uma história de dedicação, amor e respeito pela Tuna Luso Brasileira, Orlandino Ventura foi, ano passado, homenageado pela FEPAR na Segunda Regata do ano, ao lado de seu companheiro Manoel Cristino.

O campeoníssimo Orlandino Ventura
Orlandino Ventura como remador,  formou com Manoel Cristino, Heronides Gomes, Esmeraldo e Buck Jones o 4 com 1 mais famoso do estado, a campeoníssima "Guarnição dos Bonitões", que fez muito sucesso e ganhou muitos títulos e medalhas na Baia do Guajará.
Para os cruzmaltinos, que têm por Orlandino Ventura muita gratidão pelos muitos títulos que conquistou, pelo entusiasmo e dedicação como diretor e presidente da Tuna Luso Brasileira, os sinceros sentimentos à família, e que a alma do grande Orlandino Ventura descanse em paz.
Seria importante por parte do presidente da FEPAR, que realizará a terceira regata do ano no próximo domingo, homenageasse o ex-atleta, grande cidadão e desportista dedicado que foi Orlandino Ventura, que com certeza só enobreceria a regata da domingueira. E a diretoria da Tuna Luso, se ainda não o fe\z, no próximo final de semana anunciasse a todos os cruzmaltinos, associados e convidados presentes o falecimento de seu Orlandino. 
O editor do Blog Didascália, que antes de tudo é um Blog cruzmaltino, expressa à família Ventura os votos de sinceros pêsames.
Fonte: Blog Didascália

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Paysandu e Tuna recebem por transferência de Ganso



Os clubes do Pará, Tuna Luso Brasileira e Paysandu, por onde o meia Paulo Henrique Ganso passou nas categorias de base de futsal e futebol de campo, respectivamente, antes de ganhar destaque no Santos, têm, segundo a Lei Pelé, direito a um percentual da venda do jogador do Peixe para o São Paulo e já poderão contar com este dinheiro em caixa nos próximos dias.
 
O Paysandu afirmava ter direito a receber em torno de R$ 600 mil, enquanto que a Tuna ficaria com R$ 110 mil dos R$ 23,9 milhões da venda de Ganso. O Santos, no entanto, ofereceu um acordo para reduzir os valores pela metade e, assim, evitar o processo.
 
Pela chamado “mecanismo de solidariedade”, incluído na Lei Pelé em 2011, o clube ganha 1% do valor da transferência por cada ano que o jogador tenha passado por lá dos 14 aos 17 anos. Depois, dos 18 aos 19, o percentual cai para 0,5% por ano, totalizando 5%, teto para o mecanismo.

Nesta terça-feira (18), representantes de Santos, Paysandu e Tuna entraram finalmente em um acordo. O Peixe determinou que deve pagar à vista o valor correspondente a cada clube paraense. O Presidente bicolor, Vandick Lima, viaja neste fim de semana para a cidade de Santos para tratar das negociações. O presidente da Tuna Luso foi procurado para saber como a diretoria está tratando do caso referente ao recebimento da quantia que é de direito do clube do Souza, mas a reportagem não conseguiu retorno às informações solicitadas.

Fonte: Ronald Sales/DOL

terça-feira, 11 de junho de 2013

Tuna no Campeonato Brasileiro Juvenil

O Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação foi encerrado neste sábado (8 de junho) no Parque Aquático da Universidade do Estado do Pará. A Tuna terminou em décima-oitava posição, marcando 19 pontos. Com esse resultado a Tuna é o segundo clube do norte-nordeste mais bem colocado no campeonato brasileiro e, de longe, também o melhor clube paraense na competição. Andreza dos Remédios foi vice-campeã nos 100 m borboleta. Além disso, Klaus Araújo foi finalista nos 100 m borboleta e Hecklin Machado finalista nos 200 m borboleta. Ficamos muito orgulhosos do nosso revezamento feminino (composto por Andreza, Hecklin, Maria Antônia e Mayra) que conseguiu terminar em oitavo lugar em duas provas e marcou pontos importantes para a Tuna. Parabéns a todos os nossos atletas e ao treinador Fernando.


Parabéns aos atletas do Pará classificados para as finais do segundo dia do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação 2013, em Belém. São eles:
 
100 METROS BORBOLETA - JUVENIL 2
- Andreza dos Remédios - TUNA

 
100 METROS BORBOLETA - JUVENIL 1
- Klaus Araujo - TUNA
 

 
Parabéns, Andreza dos Remédios (TUNA), medalhista de prata, primeira medalha pro Pará.

Andreza dos Remédios é vice-campeã brasileira

A nossa Andreza dos Remédios acabou de conquistar a medalha de prata na prova dos 100 metros borboleta, categoria juvenil 2, no campeonato brasileiro juvenil, que está sendo realizado em Belém. Ela fez o tempo de 1:03.84, o melhor tempo de sua vida. O nosso grande Klaus Araújo também fez final nos 100 metros borboleta, categoria juvenil 1, e chegou em sexto lugar, com o maravilhoso tempo de 1:00.03. Os dois marcaram pontos importantes para a Tuna no campeonato. A Tuna é a melhor equipe paraense no campeonato. Parabéns aos nossos dois atletas e ao seu treinador Fernando!


fonte: blog Natação da Tuna, Natação do Pará 06/jun/2013

10 de junho - Dia de Portugal


O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, é celebrado todo dia 10 de junho e é o dia em que se assinala a morte de Luis de Vaz de Camões (1850), além do Dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal. Para quem vive fora de Portugal e tem "Saudades" de sua pátria fica a celebração é importante.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Dia 15 de junho (sábado) acontecerá em Belém a primeira partida oficial de futebol americano realizada em nosso estado. 


O confronto histórico será uma partida amistosa e de apresentação do esporte entre as equipes do Titans, de Belém, e o Black Hawks, de Manaus. 
O jogo será realizado no estadio do Souza (Tuna Luso), na Almirante Barroso. Contamos com a presença da Torcida Uniformizada do Yan Marron T.U.Y.M e de todos que desejem conhecer as emoções deste esporte ainda pouco conhecido entre nós. Levem seus amigos e familiares. 
Escrete do Titans com uniforme com as cores do Pará.

Os ingressos para esta partida serão vendidos no local e apenas no dia do jogo ao preço simbólico de R$3,00.