terça-feira, 10 de janeiro de 2012
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Nota de falecimento
Manoel Cristino na "Guarnição dos Bonitões"
(foto: divulgação)
Ao navegar pelo blog Didascália, edição de hoje (09), lamentavelmente tivemos outra triste notícia. Lá estava informando o falecimento do senhor Manoel Cristino, Grande Benemérito da Tuna Luso e um dos maiores abnegados cruzmaltinos, principalmente pela importância de seu longo trabalho em prol da gloriosa “Rainha do Mar”.
No final de dezembro já tínhamos perdido o senhor Manoel Domingues Henriques, e agora no último dia 6 do corrente, sexta-feira, o senhor Manoel Cristino, a quem era carinhosamente chamado por alguns de Seu Manoel, um cruzmaltino daqueles autênticos, tendo sido na sua juventude um grande remador, além de ter ocupado importantes cargos no Clube do seu coração, chegando inclusive à Grande Benerência por merecimento pelos inúmeros trabalhos prestados à Tuna.
De acordo com depoimentos do ex-presidente Marcos Moraes, e de outros freqüentadores da Garagem Náutica, o senhor Manoel Cristino era uma verdadeira lenda na história vencedora do remo do clube. Foi um grande campeão das águas barrentas da Guajará, além de fazer parte do mais sensacional 4+1 do esporte de náutico do Pará, com outros quatro expoentes: Orlandino Ventura, Heronides Moura, Esmeraldo e Buck Jones. Foi este quinteto onde Manoel Cristino era um dos grandes destaques, que fez com que a Tuna Luso Brasileira ganhasse o título de Deca-campeão, de 1948 até 1957. Essa equipe, conhecida na época como a "Guarnição dos Bonitões", até hoje ainda é lembrada pelos veteranos que admiram e respeitam a arte de remar. A Tuna nesse período, só não foi mais melhor na sua escalada de vitórias sucessivas devido as outras equipes de tudo fazerem para que a Águia não vencesse. Só que a equipe era tão forte que vencia sempre, mesmo com as manobras dos adversários.
Muito religioso, o senhor Manoel Henriques, que normalmente frequentava as reuniões do Conselho, gostava de abrir os trabalhos sempre com uma oração. Também frequentador dos jogos de futebol da Tuna, certa feita foi colocado como Presidente da Delegação da Tuna que iria jogar em Marabá. A diretoria da época chegou a balançar em enviá-lo, porque a viagem seria longa e de ôninbus, o que poderia lhe cansar por demais. Ele fez questão de ir, e ainda foi o primeiro a entrar no ônibus. Com sua atitude, deu exemplo de amizade e solidariedade, além de motivar os demais durante a estada em Marabá. Com isso, o grupo gostou tanto de sua companhia que tanto Comissão Técnica como jogadores o cobriram de elogios. Seu Manoel, que já tinha 84 anos, dirigia normamente durante o dia, mas nas reuniões do Condel, que costumavam ser no horário noturno, sempre pedia para o senhor Marcos Moraes ou outro amigo levá-lo em sua casa, no bairro do Umarizal, o que era feito com o maior carinho por todos.
Desejamos às famílias enlutadas o mais sincero conforto e que esses dois Grandes Beneméritos, Manoel Henriques e Manoel Cristino, que muito fizeram pela Tuna Luso Brasileira, descansem em paz e jamais sejam esquecidos. Que suas memórias, assim como a de muitos outros cruzmaltinos autênticos, continuem sendo sempre lembradas como um bom exemplo de amor e dedicação.
fonte: Blog Didascália.
Tuna Luso na imprensa
A Bola no Bola – Giuseppe Tommaso – 08.01.2012
REFORÇO…
De peso conseguiu a Tuna Luso, e começa a temporada jogando forte fora de campo com a chegada para consultoria no Dep. De Futebol do ex-presidente bicolor Arthur Tourinho. Seu “currículo” vitorioso como dirigente vai “turbinar” a Lusa no Parazão. Grande sacada do presidente Fabiano Bastos.
TROFÉU CAMISA 13 !!!!
Completa nesta temporada Vinte Anos de sucesso e um painel abordando o futebol paraense da atualidade e
perspectivas para o futuro, será a novidade no lançamento dos 20 Anos do Troféu Camisa 13, na próxima sexta feira, 13. A tradicional e democrática premiação do esporte paraense da nossa RBATV, reunirá para o debate autoridades e especialistas do esporte preocupados com o atual momento do nosso futebol. Marcos Eiró, secretário de esporte do Governo, Antônio Carlos Nunes, presidente da FPF, Géo Araújo, presidente da ACLEP e Glauco Lima, profissional do marketing esportivo serão painelistas no encontro que terá como local o espaço empresarial Connext do Tulip Inn Hotel, na Dom Romualdo de Seixas com Domingos Marreiros, no Umarizal. Coordenação da Z&F Comunicação do Zaire Filho.
perspectivas para o futuro, será a novidade no lançamento dos 20 Anos do Troféu Camisa 13, na próxima sexta feira, 13. A tradicional e democrática premiação do esporte paraense da nossa RBATV, reunirá para o debate autoridades e especialistas do esporte preocupados com o atual momento do nosso futebol. Marcos Eiró, secretário de esporte do Governo, Antônio Carlos Nunes, presidente da FPF, Géo Araújo, presidente da ACLEP e Glauco Lima, profissional do marketing esportivo serão painelistas no encontro que terá como local o espaço empresarial Connext do Tulip Inn Hotel, na Dom Romualdo de Seixas com Domingos Marreiros, no Umarizal. Coordenação da Z&F Comunicação do Zaire Filho.
FESTA
De lançamento do Campeonato Paraense de Futebol promete agitar a Sede do Pará Clube na próxima quarta. O presidente Antônio Carlos Nunes será o anfitrião, na programação duas justas homenagens. O ex-atacante Bira até hoje o maior artilheiro do Parazão e o goleiro Inácio, agota na Tuna Luso que irá disputar seu 20º campeonato. Oróximo final de semana já teremos bola rolando em Belém e no interior.
fonte: Blog da Rádio Clube
fonte: Blog da Rádio Clube
domingo, 8 de janeiro de 2012
Tuna Luso na imprensa
(Foto: MÁRIO QUADROS/Arquivo Bola)
Cotado para voltar ao Paissandu para a disputa da Série C 2012, o goleiro Alexandre Fávaro tem seu nome especulado para reforçar a Tuna no Campeonato Paraense. Seria uma das contratações de impacto (junto com Sandro e Landu) que Artur Tourinho pretende fazer para a disputa do certame estadual.fonte: Blog do Gerson Nogueira
Fase de treinamentos da Tuna prioriza físico
Sexta-Feira, 06/01/2012, 10:33:24 - Atualizado em 06/01/2012, 10:33:24
A uma semana da estreia no Campeonato Paraense contra o Independente, em Tucuruí, a Tuna Luso corre, afinal, um início de preparação tardio pode causar problemas. No momento, a prioridade são os treinamentos físicos mais intensos, sob supervisão do fisicultor e Mestre em educação física, Fernando Silva.
Mesmo com o curto tempo até a primeira rodada, Fernando Silva acredita que a Tuna não é a única que está correndo para evitar problemas futuros. Segundo ele, apenas o Clube do Remo que está com alguma vantagem porque treina há cinco meses, porém a base do time cruzmaltino que disputou a primeira fase do estadual está se condicionando rápido e, por isso, não sentirá tanto no começo da competição.
O que realmente preocupa o preparador físico alviverde são os reforços que estão chegando agora. “Seria bom que todos estivessem aqui no fechamento do grupo há duas semanas. Então estamos trabalhando com os atletas que já estavam aqui, esses estão em um nível considerado bom para a estreia do campeonato, mas temos um grupo heterogêneo com atletas que estavam parados. Por isso, nos temos de acelerar o processo de recuperação desses atletas para que eles possam ganhar condições até o dia 14”.
Um dos jogadores que entraram na segunda semana de treinamentos com o grupo de Charles Guerreiro é o meia-atacante Beá, que estava disputando a Série B pelo Salgueiro e agora vestirá as cores da Águia do Souza. “Eles já me mandaram uma ordem de passagem para eu retornar ao Salgueiro no dia sete, mas estou com vontade de ficar”, declarou Beá.
Além dos atletas regionais conhecidos, a Tuna deu oportunidade de teste para o jogador catarinense Ivan. Nascido na cidade de Gaspar, o atacante Ivan, 22 anos, veio a Belém para tentar tornar-se profissional. Jogando no futebol amador de Santa Catarina, o atacante foi uma indicação do lateral Esquerdinha, que disputou a primeira fase do paraense de 2012.
“O Esquerdinha conversou com o presidente Fabiano Bastos e perguntou se a Tuna tinha interesse em dar uma oportunidade a mim para testes, e ele aceitou”, declarou Ivan, que conhece o passado da Tuna. “Vim para um grande clube, e agora só depende de mim para eu conseguir jogar”.
fonte: (Diário do Pará)
Cruz de Malta é 100% paraense
Domingo, 08/01/2012, 05:40:04 - Atualizado em 08/01/2012, 05:57:32
A Tuna vem montando o seu elenco para a disputa da segunda fase do paraense essencialmente com atletas regionais. Não por ser uma questão de filosofia ou crença total no potencial dos atletas da região, mas sim por ter estipulado um teto salarial considerado baixo para a importação de atletas de outras localidades.
Assim, Charles Guerreiro precisa mesclar a jovialidade da base, com o bom futebol de futuras promessas do futebol local que não tiveram espaço nos clubes mais fortes atualmente e também com os experientes jogadores que foram renegados, principalmente, por Remo e Paysandu. Por isso, todo o elenco da Águia Guerreira é formado por jogadores da terra, um time genuinamente paraense.
Assim, Charles Guerreiro precisa mesclar a jovialidade da base, com o bom futebol de futuras promessas do futebol local que não tiveram espaço nos clubes mais fortes atualmente e também com os experientes jogadores que foram renegados, principalmente, por Remo e Paysandu. Por isso, todo o elenco da Águia Guerreira é formado por jogadores da terra, um time genuinamente paraense.
Charles Guerreiro, treinador da Tuna, realizou ontem o primeiro coletivo visando à formatação da equipe base para a estreia contra o atual campeão paraense, o Independente, em Tucuruí, no dia 14 de janeiro. A Lusa não conseguiu marcar um amistoso para este final de semana - o Cametá até acenou positivamente, porém os gastos com viagens e hospedagem seriam altos.
“Pela distância, deslocamento (barco e ônibus para Cametá), você praticamente vai perder dois dias de treinamentos, então nós estamos em um momento bem delicado, jogadores ainda chegando, nós temos uma base que ficou da competição, mas há jogadores que estão chegando e a gente precisa encaixar. Então precisa montar e formatar a equipe e, por isso, ficou inviável. Se não der, vai de coletivo”, completou Charles.
E depois de ter observado a movimentação do apronto, o comandante gostou da atuação do setor ofensivo, principalmente dos meias-avançados Beá e Edilson, que jogaram improvisados no ataque pela carência de um matador nato. O setor defensivo, segundo Charles, precisa de uma atenção maior. “Nós temos um time muito rápido e com muita qualidade, então falta um pouquinho mais de entrosamento dos jogadores que estão chegando, principalmente lá atrás, com o Bruno, o Filho e o Max Melo”.
fonte: (Diário do Pará) sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
LUSA paulistana na Série A em 2012
Essa é a história do torcedor Ricardo Burgos e a tradição de torcer para a Portuguesa em família. Um documento para entender melhor o sentimento e a paixão de um torcedor pelo seu time.
...E essa é a gata Amanda, torcedora da Portuguesa no Paulistão 2012.
Agradecimentos: Família Lusa, Família Burgos e Albertinho dos Reys.
SERÁ QUE NÃO PODERIAMOS SEGUIR ESSE BOM EXEMPLO?
Temos a faca e o queijo nas mãos, falta-nos apenas compartilhar para multiplicar essa ideia!
Opinião do blog
Gostariamos de deixar bem claro para os nossos visitantes e afins que este blog é um instrumento democrático que apesar de ser uma ferramenta de divulgação das atividades desenvolvidas pela ATAT, por consequência um blog não oficial do clube, é considerado pelos seus visitantes como uma fonte fiel e confiável de divulgação das coisas ligadas ao clube Tuna Luso Brasileira.
O blog é totalmente independente e não segue qualquer orientação de vertentes a favor ou contra quem quer que seja, seja da Tuna ou de quaisquer outros segmentos que assim possam ser distinguidos como de interesse da comunidade cruzmaltina.
Procuramos, sempre que possível, imparcialidade na divulgação das notícias, focando o clube como um todo, sejam elas boas ou ruins, mas sempre procurando esclarecer da melhor forma possível os fatos e as necessidades que verdadeiramente acontecem no clube. Agora, jamais iremos permitir a divulgação de baixarias ou palavras que coloquem em dúvida a dignidade das pessoas. Qualquer visitante poderá deixar seu comentário e opinião neste espaço, mas pedimos cautela e respeito.
Recentemente recebemos algumas reclamações verbais de que temos feito neste blog muitas críticas à atual diretoria da Tuna, o que não nos parece ser verdade pois apenas procuramos divulgar notícias verdadeiras ou que a imprensa publica amplamente na mídia local, principalmente em jornais. Temos também alguns links de blogs amigos e independentes que costumam divulgar matérias ligadas ao clube, sendo que essas postagens são de total responsabilidade de seus autores.
Como torcedor e ex-conselheiro do clube, temos nossa opinião própria e visão crítica das coisas que acontecem na Tuna e isso ninguém poderá nos tirar. Se algum dia acharmos que temos de fazer alguma crítica para o bem do clube isso certamente acontecerá, doa a quem doer.
Como o momento é de união e trabalho, iremos nos limitar a divulgar notícias que já estão sendo publicadas pela imprensa local, além de outros acontecimentos que mereçam divulgação.
O Brasil é uma grande nação democrática, amplamente consolidada no mundo globalizado. Nós aqui na Tuna estamos inseridos neste horizonte e não iremos, jamais, abrir mão de nossa liberdade de expressão!
Tuna Luso na imprensa
Esporte
Futebol Pará+ Futebol Pará
Túlio não vai jogar o Parazão
Sexta-Feira, 06/01/2012, 10:24:55 - Atualizado em 06/01/2012, 10:24:551
“Não houve contato algum!”. Foi assim que a empresária do atacante Túlio Maravilha se expressou para falar da possível negociação entre o experiente jogador e os clubes paraenses. Segundo Christiane Rodrigues, a tradicional Tuna Luso Brasileira não fez qualquer contato com intenção de negócio com o jogador, assim também com a diretoria do São Raimundo, que sondou a situação contratual do atleta por meio de um intermediário.
Com essas declarações, praticamente se encerram as intenções de contratação dos diretores de futebol de ambas as equipes, Fernando Chipelo, da Tuna; e Sandro Lopes, do São Raimundo; principalmente pelo valor mínimo salarial estipulado pela empresária para que o clube entre na lista de times que pretendem contar com o futebol de Túlio. “O valor mínimo é de R$ 40 mil para iniciar as negociações. Há várias equipes que já mostraram interesse e mandaram proposta de contrato, agora é fazer uma peneira e ver quais são as que realmente interessam a ele”, completou a Christiane.
A assessoria de imprensa de Tulio Maravilha lançou uma nota na rede social ‘Twitter’, esclarecendo que não há nada oficial. “Realmente não houve nada, mas o Túlio está preste para acertar com algum clube, mas não é do Pará. , disse Ligia Pontes, assessora de imprensa de Túlio Maravilha.
fonte: Diário do Pará
Charles Guerreiro não verá Tuna Luso-Brasileira em amistosos antes da estreia
Edição de 06/01/2012
Faltando exatos nove dias para a estreia do time no Paraense, no dia 14 de janeiro, contra o Independente, em Tucuruí, a diretoria da Tuna Luso descartou qualquer amistoso na fase de preparação da equipe para a competição. A justificativa dos dirigentes é de que não há tempo para a disputa dos jogos. Segundo o diretor de futebol Fernando Chipello, o atropelo na marcação dos amistosos pedido pelo técnico Charles Guerreiro, que pretendia, no mínimo, três partidas, deu-se em função da demora na montagem do elenco. "Tivemos de correr atrás de jogadores, após a primeira fase do campeonato. Isso exigiu tempo e, de certa maneira, acabou prejudicando o agendamento das partidas", explicou.
Desde que começou a trabalhar no Souza, vindo do Independente, Guerreiro só teve a oportunidade de ver seu time em ação em uma vez. Foi contra uma equipe formada por jogadores do futebol local que estão sem clube. O jogo treino, porém, não era o que desejava o treinador. O ideal, segundo informou, seria enfrentar equipes que disputarão alguma competição de cunho oficial. Como não terá aquilo que pretendia, Guerreiro tem dado prioridade aos treinamentos de conjunto do elenco.
O fato de ter passado pelo Independente antes de assumir o comando da Lusa deve facilitar o trabalho de Charles Guerreiro no jogo de estreia da Lusa no Paraense. Conhecendo bem a base do adversário, o treinador poderá montar sua estratégia para deixar Tucuruí com um resultado favorável. O Galo praticamente manteve a base do elenco que se sagrou campeão estadual em 2011 e disputou a Série D do Brasileiro. Os cruz-maltinos sonham em arrancar, logo na estreia do time no campeonato, uma vitória que injete confiança no grupo para a sequência do campeonato.
Ontem, a direção tunante anunciou a contratação do atacante Beá, que vinha negociando com o clube. O elenco alviverde já conta com 22 jogadores, faltando, portanto, apenas mais quatro atletas para que o grupo seja fechado. As últimas aquisições devem ser sacramentadas nesta e no início da próxima semana.
fonte: Amazônia Hoje
BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 06.01.12
POSITIVO – Modesto goleiro Inácio, agora na Tuna, vai para seu 20º Parazão e também será homenageado pela FPF, dia 11. Recordista na competição superou Quarentinha (ex-Paysandu) com 18 estaduais.
NEGATIVO – Jurídico do Paysandu deixando a desejar. E vem mais susto por aí: Jóbson, Balão, Sandro, Fávaro, Cametá, Ari, e quem sabe Lecheva, Vânderson e Zé Augusto. Aguardemos!
fonte: http://blogdaclube.wordpress.com/
BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães – 06.01.12
POSITIVO – Modesto goleiro Inácio, agora na Tuna, vai para seu 20º Parazão e também será homenageado pela FPF, dia 11. Recordista na competição superou Quarentinha (ex-Paysandu) com 18 estaduais.
NEGATIVO – Jurídico do Paysandu deixando a desejar. E vem mais susto por aí: Jóbson, Balão, Sandro, Fávaro, Cametá, Ari, e quem sabe Lecheva, Vânderson e Zé Augusto. Aguardemos!
fonte: http://blogdaclube.wordpress.com/
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Tuna Luso na imprensa
| Silas desiste de defender a Tuna Luso Edição de 05/01/2012 |
A bola ainda não rolou no Campeonato Paraense, mas a Tuna Luso já ostenta pelo menos um título, a de equipe que mais levou "traço" de jogadores que haviam se apalavrado com o clube. O primeiro a aplicar o conto na direção da Lusa foi o zagueiro Preto Marabá, que, depois de ter acertado todos os detalhes de seu contrato, resolveu ir para uma equipe do futebol de Goiás. A mudança de rota do defensor não tardou a ser repetida pelo também zagueiro Darlan, que trocou a Vila Olímpica pelo Paysandu. Ontem, foi a vez dos dirigentes tunantes tomarem conhecimento que o atacante Silas, que já estava a caminho do clube, ter mudado de rota e decidido não vestir a camisa alviverde.
Silas havia acertado os detalhes de um vínculo com a Lusa, logo após o encerramento da primeira fase do Paraense, na qual defendeu o São Francisco, de Santarém. Mas, segundo o diretor de futebol da Tuna, Fernando Chipello, o empresário do atleta decidiu levá-lo para outro clube. "É aquilo que falo, o jogador de hoje, diferente da época do meu pai (Manuel Chipello, histórico dirigente tunante), não tem palavra. Tanto o Silas como os outros dois (Preto Marabá e Darlan) não honraram com o que haviam acertado com a gente", disparou o cartola.
Ontem mesmo a Lusa começou a negociar com centroavante Beá, para substituir Silas. O jogador ficou de ter uma conversa à noite com os dirigentes a fim de sacramentar sua volta ao Souza, onde começou a carreira. O atleta deve começar a treinar a partir de hoje no Souza, caso não seja mais um a passar a perna na direção lusa. Quem vem trabalhando no clube, mas a título de teste é o atacante Bilau, que atuava pela seleção de São Francisco do Pará. O atleta foi levado para a Vila Olímpica pelo ex-jogador Balão. O goleiro Inácio e o atacante Maninho, ambos ex-Águia, assinaram contrato e estão certos para o Paraense.
Ontem o goleiro André Luis, o zagueiro Bruno Oliveira e o lateral-esquerdo Carlinhos Maraú foram submetidos, pela manhã, na Vila Olímpica, a exames cardiológicos com o médico Henrique Custódio. Hoje, outros jogadores passarão pelo mesmo processo. Até o início do Paraense todos os atletas deverão ter sido avaliados pelo departamento médico do clube, que tem à frente o médico Helton Nóvoa.fonte: Amazônia Hoje.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Tuna Luso treina forte visando abertura do Parazão 2012.
Sob o comando do técnico Charles Guerreiro e com a preparação física supervisionada pelo experiente Fernando Silva, os treinamentos visando a estreia da Tuna Luso na fase principal do Parazão 2012 estão de vento em popa no Ninho da Águia. A equipe cruzmaltina vem realizando treinamentos técnicos e táticos diariamente nos dois períodos.
Treinador Charles Guerreiro passando instruções na preleção com os jogadores.
Nomes conhecidos da torcida cruzmaltina como Beá, Inácio e André Luis voltaram e fazem parte do atual elenco que a Tuna pretende apresentar para disputar o Parazão 2012.
Detalhes do treinamento desta tarde na Tuna.
A comissão técnica da Tuna é formada pelo treinador Charles Guerreiro, auxiliado por Marajó, preparador de goleiros Lubrax, preparador físico Fernando Silva, médico Helton Nóvoa, mordomo Alcino e massagista Márcio (ex-Clube do Remo). Chipelinho é o diretor de futebol, enquanto que o supervisor de futebol é o Espanhol.
Nova comissão técnica da Tuna: Fernando Silva (E), Lubrax, Charles Guerreiro e Marajó (D).
Na primeira fase do Parazão 2012, os colaboradores da ATAT assumiram o compromisso junto a diretoria do clube e ajudaram a pagar a metade (R$3.500,00) do salário do técnico Samuel Cândido, que era de R$7.000,00.
Massagista Márcio (E) e mordomo Alcino (D).
A parte que cabia aos colaboradores da ATAT foi integralmente quitada com o treinador, ficando a parte da Tuna para ser acertada diretamente com a diretoria. Na atual fase, os colaboradores da ATAT e outros anônimos que ajudaram no pagamento de Samuel não poderão mais assumir o mesmo compromisso da fase anterior mas certamente continuarão dando o apoio necessário e dentro da realidade de cada um para o fornecimento de materiais de treino além de outras formas de ajuda.
Goleiros da Tuna: Inácio (E), André Luis, Lubrax (treinador), Alexandre e Kleber (D).
Na data de hoje (04), foi entregue como doação na lavanderia do clube uma máquina semi-nova de lavar roupas da marca Electrolux, com capacidade para lavar 8kg de roupa.
No detalhe da foto a colaboradora da Tuna faz o sinal de positivo, feliz da vida com a chegada da nova máquina de lavar doada pela ATAT que ajudará na lavagem das roupas de treino e de jogo dos jogadores.
As próximas doações serão toalhas de banho, ataduras para treino e jogo, além de outros materiais de uso diário.
Tuna Luso na imprensa
Tuna interessada em Inácio Goleiro está treinando no Souza e deve fechar com a diretoria da Lusa para a disputa do Paraense
A Tuna prossegue no trabalho de contratar reforços com vistas à sua participação no Campeonato Paraense, no qual a Lusa estreia dia 14, em Tucuruí, contra o Independente. A bola da vez agora, segundo o diretor de futebol, Fernando Chipello, é o rodado goleiro Inácio, que em 2012 completará 20 anos disputando o certame paraense. O jogador, que teve como último clube o Águia, de Marabá, vem treinando no Souza, mas ainda discute as bases de seu contrato. De acordo com Chipello, 'faltam pequenos detalhes' para que o atleta tenha sua contratação confirmada. Inácio já passou em outras temporadas pela Vila Olímpica e conta com bom relacionamento entre os cartolas tunantes.
A Tuna prossegue no trabalho de contratar reforços com vistas à sua participação no Campeonato Paraense, no qual a Lusa estreia dia 14, em Tucuruí, contra o Independente. A bola da vez agora, segundo o diretor de futebol, Fernando Chipello, é o rodado goleiro Inácio, que em 2012 completará 20 anos disputando o certame paraense. O jogador, que teve como último clube o Águia, de Marabá, vem treinando no Souza, mas ainda discute as bases de seu contrato. De acordo com Chipello, 'faltam pequenos detalhes' para que o atleta tenha sua contratação confirmada. Inácio já passou em outras temporadas pela Vila Olímpica e conta com bom relacionamento entre os cartolas tunantes.
'Trata-se de um grande goleiro e também um homem sério, que costuma cumprir com suas obrigações', elogiou Chipello. 'Daí o nosso interesse em tê-lo em nosso plantel', complementou. Inácio disputará posição com André Luis e Cléber.
Outro jogador que está sendo esperado no Souza é o meia Jean Sá, que já teria fechado a renovação de seu contrato com o clube por mais seis meses. O atleta encontra-se no Rio de Janeiro.
A ausência do lateral e meio-campo Leandrinho nos treinos de anteontem e ontem pela manhã gerou uma onda de especulação em torno da saída do atleta do clube. Mas a assessoria da Lusa informou que Leandrinho estava doente e que ontem à tarde voltaria aos treinamentos junto com o restante do elenco. Os boatos sobre a debandada do jogador deve ter sido gerada pelo fato de a Lusa ter perdido os zagueiros Preto Marabá e Darlan nas mesmas condições. O primeiro foi para Goiás e o segundo transferiu-se para o Paysandu.
Posse - O presidente Fabiano Bastos, de 50 anos, tomou posse na noite de ontem para o seu segundo mandato à frente da Tuna Luso Brasileira, para o biênio 2012-2013. Seu vice-presidente é o advogado Eduardo José Gonçalves. Fernando Chipello é o diretor de futebol eleito.
fonte: Amazônia Hoje - edição 04/01/2012.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Tuna Luso completa 109 anos de fundação
No dia 1º de janeiro de 2012, a Tuna Luso Brasileira completou mais um ano de fundação. Parabenizamos esta grande instituição do nosso estado pelo seus 109 anos de fundação e muitas conquistas. Orgulho do Pará e do Norte do Brasil!!!
Desejamos muito sucesso ao nosso clube no ano que se inicia. O futebol do norte-nordeste precisa manter a tradição de times como a "Águia Guerreira", a "Elite do Norte"!
Aonde quer que estejamos, sempre a teremos em nossos corações! Tuna Luso Brasileira, 109 anos de Glórias!
Viagem para Tucuruí
Informamos aos torcedores interessados que às 06 horas da manhã do dia 14 de janeiro (sábado), sairá um ônibus fretado da frente da sede da Tuna Luso com destino ao município de Tucuruí para transportar os torcedores tunantes que queiram assistir o jogo de estreia da Lusa diante do Independente, atual campeão paraense de futebol, pela abertura da primeira rodada da fase principal do Parazão
A coordenação da viagem está sendo feita pelo amigo Rogério da MUC e o preço individual da viagem (ida/volta) é de R$70,00 (por pessoa). Para maiores informações sobre a viagem solicitamos que entrem em contato com o Rogério da MUC (cel.: 8851-5841).
O retorno para Belém será logo após o jogo.
Tuna Luso na imprensa
Tuna 'passa a sacolinha'
Ainda sonhando em trazer Túlio Maravilha para Belém, Tunantes pedem ajuda de colaboradores
Ainda sonhando em trazer Túlio Maravilha para Belém, Tunantes pedem ajuda de colaboradores
A Tuna segue sonhando em ter o veterano atacante Túlio Maravilha em seu elenco este ano. Mas a contratação do folclórico jogador, segundo informações procedentes da Vila Olímpica, não dependentem apenas do clube e da disposição do atleta em vir para Belém. O diretor de futebol da Lusa, Fernando Chipello, informou, ontem, que Maravilha só será contratado, caso apareçam tunantes dispostos a ajudar a pagar os salários do jogador. "Sem isso fica inviável trazer o atacante", afirmou o cartola. Chipello revelou que o valor dos salários exigidos por Maravilha é desconhecido na Vila Olímpica. "O que se imagina é que ele peça algo em torno de R$ 10 mil", declarou.
Chipello informou que os contatos para a vinda de Maravilha para a Lusa foram feitos pelo treinador Charles Guerreiro com o procurador do atleta, o ex-jogador Gonçalves. "Esse contato houve de fato, mas o Guerreiro não chegou a tocar na questão salarial. O que ele falou foi sobre a disposição do Túlio em vir jogar no futebol do Pará. A disposição do atleta foi a melhor possível, segundo declarou o Gonçalves", comentou Chipello. A vinda de Túlio, que sonha em chegar a mil gols em sua carreira - segundo cálculos do próprio jogador, faltam apenas 26 para ele atingir a marca -, poderá se transformar em mais uma novela no Souza, a exemplo do que ocorreu no ano passado com o também atacante Viola.
Enquanto tenta reunir abnegados para trazer Túlio Maravilha, a Lusa busca acertos com outros jogadores recomendados pelo técnico Charles Guerreiro. Um deles é o meia Jean Sá, que se encontra no Rio de Janeiro, depois de ter disputado a primeira fase do Paraense pelo próprio clube. "Estamos negociando com o atleta, que mostrou vontade de continuar com a gente em 2012", informou Chipello. Ontem que estava sendo aguardado no Souza eram os atacantes Ivan, vindo de Santa Catarina para um período de testes e Silas, jogador que defendeu o São Francisco em 2011. Os jogadores deverão começar a treinar somente hoje. Ontem à tarde o elenco cruzmaltino voltou ao trabalho, depois de ter recebido folga para as festas de final de ano.
fonte: Amazônia Hoje - edição 03/01/2012.
FUTEBOL DO NORTE
Tuna Luso mira a contratação de Túlio Maravilha
A diretoria da Tuna Luso segue em busca da contratação do atacante Túlio Maravilha para a disputa do Campeonato Paraense 2012. Tuna Luso mira a contratação de Túlio Maravilha
O jogador, que conta com 974 gols na carreira, teria demonstrado interesse em se transferir para o futebol paraense.
De acordo com informações na Lusa, um grupo de colaboradores do clube estaria disposto a bancar parte dos salários do atleta, que deve ganhar cerca de R$ 10 mil. A ideia do atacante é encerrar sua carreira no Botafogo, faltando seis gols para atingir a marca fixada.
O condicionamento físico do atleta, apesar dos 42 anos, não seria problema, segundo Charles. "Ele está mais fino que eu", brincou o treinador ao Portal ORM. "Ele chega em qualquer lugar e joga tranquilamente. O Túlio é um cara que se cuida bastante, não tem vícios e nunca fiquei sabendo de problema criado por ele nos clubes por onde passou", comentou o treinador tunante.
A estreia da Tuna Luso está programada para o dia 14 de janeiro diante do Independente, no estádio Navegantão, em Tucuruí.
Tourinho irá prestar consultoria para a Tuna Luso
Uma notícia veiculada na Rádio Clube do Pará pegou muita gente de surpresa na tarde de hoje (3). E especial a torcida do Paysandu. Um dos presidentes mais vitoriosos na história do Papão, Artur Tourinho, disse, em entrevista, que assinou contrato de um ano com a Tuna Luso Brasileira, com o objetivo de prestar assessoria ao clube cruzmaltino.
BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães
Definida a CT da Tuna: Charles Guerreiro, Marajó, Fernando Silva, Lubrax, Tiago Esteves e Alcino. No comando do DM o Dr. Hélton Nóvoa.
fonte: Blog da Rádio Clube - edição 30/12/2011.
Uma notícia veiculada na Rádio Clube do Pará pegou muita gente de surpresa na tarde de hoje (3). E especial a torcida do Paysandu. Um dos presidentes mais vitoriosos na história do Papão, Artur Tourinho, disse, em entrevista, que assinou contrato de um ano com a Tuna Luso Brasileira, com o objetivo de prestar assessoria ao clube cruzmaltino.
Segundo Artur Tourinho, o contrato foi feito junto ao presidente da Tuna, Fabiano Bastos. “Na primeira conversa que tivemos, foi colocado em questão o objetivo de deixar a Tuna Luso entre as quatro equipes que disputarão o Campeonato Paraense em 2013. Mas eu deixei claro que a Tuna tem que disputar o título do Parazão, garantindo vaga na Copa do Brasil e na Série D. A Tuna tem bandeira e torcida para conquistar esse objetivo”, explicou.
Tourinho não deu detalhes com relação ao contrato de consultoria que fechou com a Águia Guerreira do Souza. Ainda nessa semana a diretoria do clube deve divulgar toda a ação. “Não venho fazer milagre na Tuna, pois isso só Deus faz. O que posso adiantar é que prestarei uma assessoria, uma consultoria. Serei remunerado para isso, como faço para outras empresas. Montamos um projeto e ele tem tudo para dar certo”, explicou.
O dirigente também não fugiu da polêmica que essa sua proximidade com os lusos podem causar junto aos torcedores do Paysandu. Para quem não lembra, Artur Tourinho foi o presidente do clube nos títulos da Copa Norte, Copa dos Campeões e na participação histórica na Libertadores da América, em 2003.
“Se esse contrato tivesse acontecido na década de 50, 60, eu não teria coragem, mas hoje estamos na era do profissionalismo. Sei separar o torcedor do profissional. Mas com o contrato que tenho com a Tuna, vestirei a verdinha até o final do ano. Não faço isso porque meu título de sócio proprietário e benemérito foi cassado no Paysandu. Nem porque me chamam de ladrão por lá. Faço porque sou profissional.”, finalizou.
fonte: Gustavo Pêna, DOL, com informações da Rádio Clube do Pará - 03/01/2012.
BLOG DA
RÁDIO CLUBE
BOLA PRA FRENTE – Cláudio Guimarães
Definida a CT da Tuna: Charles Guerreiro, Marajó, Fernando Silva, Lubrax, Tiago Esteves e Alcino. No comando do DM o Dr. Hélton Nóvoa.
fonte: Blog da Rádio Clube - edição 30/12/2011.
Assinar:
Postagens (Atom)


















