domingo, 21 de agosto de 2011

Fafá de Belém é contra divisão do Pará e diz que Estado é "soma dos seus cheiros"

Cantora diz ser "de um 'País' chamado Pará" e que separação enfraquecerá Estado
O plebiscito sobre a divisão do Pará está marcado para 11 de dezembro
Participante ativa do movimento “Diretas Já”, em 1984, a cantora paraense Fafá de Belém (55) pode ter seu nome ligado à mais uma campanha: contra a divisão do Pará, seu Estado de origem. Oficialmente, não existe convite para a cantora, mas ao iG ela não descartou a possibilidade de levantar mais uma bandeira.
Fafá de Belém afirmou que é contra a divisão do Estado, classificando o Pará como uma grande nação. “Eu sou de um ‘País’ que se chama Pará. Juntos somos fortes e separados seremos reféns”, declarou ela por e-mail. “Tornando público o meu ponto de vista, já estou tomando partido de um determinado lado. Com a separação, o Estado do Pará perderia a sua identidade, sua digital”, disse ao ser questionada sobre a possibilidade de fazer campanha contra a divisão do Estado.

Ela ainda acrescentou. “Não somos um produto na prateleira, somos a somatória de todos estes rios, de seus cheiros, seus sabores. Somos o movimento destas marés, a mistura de tudo que por aqui passou e passará. Não somos exclusivos, somos agregadores!”, finalizou Fafá de Belém.

Fafá de Belém foi considerada nos anos de 1980 a “Musa das Diretas” após se apresentar gratuitamente em diversos comícios e passeatas, entoando de forma original o Hino Nacional Brasileiro. Sua participação chegou a ser contestada pela Justiça e emocionou milhares de pessoas na época.
 
“ Eu sou de um ‘País’ que se chama Pará. Juntos somos fortes e separados seremos reféns”

A cantora é, até o momento, um dos poucos artistas consagrados do Pará a falar oficialmente sobre a divisão do Estado. Um outro ícone paraense, Pinduca, “O Rei do Carimbó”, por exemplo, foi orientado por seus advogados a não falar sobre o assunto. Ele disse que somente opinará se é a favor ou contra a divisão do Pará após o dia 30 de outubro, quando começam as campanhas em rádio e televisão.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o paraense Ophir Cavalcante Júnior, já conseguiu a convocação do meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, para fazer campanha contra a divisão do Estado. Outro que prometeu ajudar na campanha é o lateral-direito do Santos, Marcos Rogério Lopes, o Pará. Os dois vão gravar depoimentos pelo “não” à criação dos estados de Tapajós e Carajás.

Se o lado contra a divisão já conta com nomes de peso do esporte e música, do lado a favor da criação dos estados de Tapajós e Carajás os maiores apoios ainda vem da classe política. Deputados federais do Piauí, Tocantins e Mato Grosso já se manifestaram favoráveis à divisão do Pará. A campanha do comitê pró-Tapajós e Carajás terá como marqueteiro Duda Mendonça, responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2002. Mendonça é réu no processo do mensalão.

Foto: Divulgação

Fafá de Belém: "Com a separação, o Estado do Pará perderia a sua identidade"

Regras
Na quinta-feira (18), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu algumas regras para as campanhas pró e contra a divisão do Estado. A principal delas: as duas campanhas terão limite de gastos de R$ 10 milhões. O ministro Arnaldo Versiani, relator das resoluções do plebiscito do Pará, estabeleceu esse teto com base nos gastos previstos para uma campanha ao governo do Estado: entre R$ 5 milhões e R$ 8 milhões.

Outro ponto que ficou definido pelo TSE é que haverá rodízio para as campanhas pró e contra nas inserções de rádio e TV. Durante os 20 dias de campanha haverá um dia destinado à campanha do “não” e outro para o “sim”. A campanha gratuita na televisão vai durar entre 11 de novembro e 7 de dezembro e será veiculadas diariamente, exceto nos domingos e quintas.

Durante da definição das regras, o ministro Arnaldo Versiani rejeitou proposta do jurista Dalmo Dallari de ampliar o plebiscito para todo o Brasil e a votação ocorrerá apenas no Pará. Além disso, o TSE também definiu que todas as cidades paraenses terão direito a voto e não apenas as regiões que pedem a emancipação. Com base no princípio constitucional de que devem participar de um plebiscito “as partes diretamente interessadas”, as frentes favoráveis à divisão do Estado tentavam reduzir a votação apenas aos territórios de Carajás e Tapajós.

Outra regra que ficou definida na sessão de quinta-feira é que somente parlamentares em exercício de mandato podem presidir as frentes pró e contra a divisão do Pará. A consulta popular ocorrerá no dia 11 de dezembro, das 8h às 17h. Os eleitores paraenses são obrigados a votar. Quem não comparecer ao plebiscito terá 60 dias para justificar sua ausência.

fonte:

sábado, 20 de agosto de 2011

Estação das Docas vai receber Campeonato de Regatas neste domingo

Foto da equipe de remo da Tuna Luso Brasileira.

Neste domingo (21) a orla da Estação das Docas estará em festa para receber os atletas e o público em geral que participam da III Regata do Campeonato Paraense de Remo, organizado pela Federação Paraense de Remo com apoio do Governo do Pará. A programação começa a partir das 8h30 com uma solenidade que contará com a participação de atletas, familiares e autoridades. “Estamos com mais de 150 pessoas envolvidas no evento, os clubes do Remo, Paisandu, Tuna e Ciaba terão seus atletas nas competições, esperamos um grande evento”, destaca Luizomar Costa, presidente da Federação Paraense de Remo (Fepar).

Segundo os organizadores do evento, a realização do campeonato de regata já acontece tradicionalmente na Estação das Docas. “Escolhemos a Estação pelo ponto turístico que é de Belém, além de oferecer comodidade, logística e conforto para todos”, ressalta o presidente da Fepar.
Equipe da Tuna Luso preparada para a competição.

No total serão 10 provas de remo com cerca de 7 a 8 minutos cada uma e o público vai poder conferir na Estação o desempenho dos melhores atletas de remo do Pará. Não fique de fora desta, reúna sua família e venha neste domingo prestigiar o esporte paraense direto da Estação.

Isa Arnour - Ascom OS Pará 2000

Time feminino da Tuna empata em Palmas


A equipe da Tuna futebol feminino empatou em 0 a 0 ontem à noite em Palmas, Tocantins, contra o esquadrão local do Atenas. O resultado não foi o desejado, mas mesmo assim foi comemorado, pois não é muito fácil vencer em território alheio. O jogo foi movimentado, com uma leve superioridade por parte da equipe cruzmaltina, que levou muito perigo ao gol adversário. "Atacamos muito, apesar do problema climático, mas a bola insistiu em não entrar", lamentou a técnica Aline Costa por telefone ontem à noite com o escriba.

A Tuna jogou completa e não teve nenhuma baixa que possa prejudicar a partida de volta dia 25, às 16 horas no Souza. Segundo Aline, o clima excessivamente seco do Tocantins prejudicou as jogadoras cruzmaltinas, que tiveram alguns problemas respiratórios e até sangramento pelas narinas. "É complicado jogar num clima muito diferente do nosso, como é na região tocantina. Espero que na partida no nosso campo a gente possa superar as adversidades e vencer, passando assim para a outra fase", disse a técnica.

Time feminino da Tuna, comandado pela Aline Costa, para estréia
em Palmas-TO, contra o Atenas, pela Copa do Brasil:
Rosane, Quequé, Drielli, Elane e Raquel, Cíntia, Lauze e Talita, Cássia, Cristiane e Keila.
por: Blog Didascália

Na partida do dia 25, vencendo a Tuna pula de fase e já garante um prêmio em dinheiro. É importante que o grupo esteja focado nessa partida, pois a vitória, mesmo por 1 a 0, será decisiva para nossas meninas.
Tuna empatou primeiro jogo do futebol feminino. Imprensa daqui não disse nada!!!!!! Se fosse Remo ou Paysandu......Por isso é que me recuso a torcer por eles. Agora segundo jogo da Tuna é em Belém. Importante divulgar!



TUNA! TUNA ! TUNA!
Tuna para sempre te amar!
Em todo lugar!
Nas terras mais distantes
Além do mar
Sempre tunante
A gritar
Tuna!
Vou velejar numa escuna
Com a bandeira
A bandeira da Tuna Luso Brasileira!
Vamos cantar o hino emocionados
Não vamos ficar parados
Tuna, o grande amor dos tunantes
Que por ti são apaixonados!
por: Márcio Rodrigues

Em partida Equilibrada Fla Palmas Empata no Nilton Santos contra o Tuna Luso pela copa do Brasil futebol feminino

A equipe tocantinense Atenas/Flamengo, que representa o Tocantins na Copa do Brasil de Futebol Feminino, empatou a primeira partida contra a equipe paraense Tuna Luso/PA em 0×0 ontem a noite no estádio Nilton Santos em Palmas /TO. Jogando com um esquema cauteloso, pois se perdesse por diferença de dois gols a equipe estaria eliminada.

Segundo o técnico Arnoud Psan, já estava previsto esse esquema, a intenção era não ser eliminada logo jogo de jogo de ida, agora com o empate, as tocantinenses jogam na próxima quinta-feira dia 25 de Agosto em Belém/PA, a vaga estar aberta, mais um empate com gols dará a vaga para equipe tocantinense, já a vitória para qualquer uma das equipes, seguirá na competição.

Arnoud revela ainda que a equipe criou algumas chances, assim como as adversárias, mais quem brilhou mesmo foi as duas goleiras que foram as destaques do jogo. A equipe tocantinense jogou com Roseane, Raiane, Luane, Natália e Lalá, (Jakeline), Valkíria, Karol, Tauana, (Brena) e Dayane, (Jessíca), Elenize e Raíza., técnico Arnoud Psan. A Copa do Brasil está sendo disputado no mata a mata, dentre quais as 32 equipes brigam pelo título, equipes como Vasco, Santos, Atlético Mineiro, o campeão terá direito de disputar a Taça Libertadores de Futebol Feminino.
fonte: Araguaina Notícias

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Tuna Luso faz homenagem aos pais cruzmaltinos

Detalhes da comemoração do dia dos pais na Tuna Luso.

No último domingo (14) o Clube da Tuna Luso Brasileira comemorou a data que homenagea os pais com uma missa em ação de graças e logo depois com um café da manhã. Durante a programação, onde estiveram presentes sócios, colaboradores, torcedores, conselheiros e todos que simpatizam com o clube, houve ainda a entrega de comendas. O presidente do clube, Fabiano Bastos, parabenizou a todos os pais presentes pela data e falou da importancia da presença dos pais no novo modelo familiar em que estamos vivendo.
fonte:SiteOficial da Tuna

domingo, 14 de agosto de 2011

Olimpiadas Rio 2016

CENTRO DE TREINAMENTO DO REMO DO BRASIL

Olimpíada ou Shopping?

Enquanto o STJ em Brasília espera pelo Tribunal do Rio (TJ-RJ) em ação do Ministério Público, o Estádio de Remo da Lagoa em vez de dar lugar ao Centro de Treinamento para as Olimpíadas foi ocupado com salas de cinema, lanchonetes e estacionamento particular.

Esperamos que o presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR) não fuja da raia, lembre de suas manifestações quando era candidato*, dê o exemplo para os presidentes dos clubes de remo, como Botafogo, Flamengo e Vasco, a Federação de Remo (Frerj) e tome atitudes junto às autoridades para evitar que aquele patrimônio público suma da paisagem.

- *Clique aqui veja o que está sendo feito nessa luta, entenda a ocupação do Estádio de Remo e leia antigas manifestações do atual presidente da CBR.

- Se você é a favor da criação do CENTRO DE TREINAMENTO DO REMO DO BRASIL no Estádio de Remo na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde serão realizadas as competições dos Jogos Olímpicos de 2016, manifeste abaixo o seu apoio.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Decisões tomadas na reunião do CONDEL da Tuna Luso

Aconteceu no último dia 04 de agosto (quinta-feira), reunião do Conselho Deliberativo da Tuna Luso Brasileira. A reunião foi realizada na boate refrigerada e teve início às 20:30h, conduzida pelo Sr. Pedro Azevedo, presidente em exercício do CONDEL. 

Detalhes da reunião do CONDEL da Tuna Luso.

Grandes Beneméritos, Beneméritos, Conselheiros e Associados participaram no da reunião que teve como pauta a concessão de títulos honoríficos, deliberação sobre o contrato de locação não residencial entre a TLB e a TIM Celular S.A e a deliberação sobre o contrato de arrendamento de instalações da TLB pela empresa Arthur Café.

Jogadoras da Tuna Luso Feminina felizes pela conquista.

A reunião iníciou com a leitura da ATA anterior e em seguida teve a entrega de medalhas e trofeu para as meninas do futebol feminino que foram campeãs paraense de futebol de 2011 e representarão o Pará na Copa do Brasil desse ano.

Técnica Aline Costa, recompensa após quatro anos de trabalho.

A reunião prosseguiu com a votação dos três nomes que foram indicados para receberem títulos honoríficos do clube. Por solicitação do associado Barata, foi sugerido para a mesa do Condel que a votação fosse feita por aclamação, visto que a comissão que indicou os nomes já havia dado seu parecer favorável. Atendendo a solicitação do Sr. Barata, a mesa solicitou aos presentes que a votação fosse por aclamação dos nomes indicados. Tivemos porém um protesto por parte do conselhrieo Ismar Araujo que não concordou que a aclamação fosse feita pois achava que mesmo tendo a grande maioria concordado com a aprovação dos nomes indicados, ainda assim o Conselho deveria ter feito a votação. Registrado o protesto, a aclamação dos indicados foi feita.
O segundo tema em pauta foi sobre o contrato de aluguel de um espaço físico de terreno (10,0m X 10,0m) no interior do clube para a instalação de uma antena retransmissora da TIM Celulares. O valor do aluguel mensal ficou em R$4.000,00, reajustável e renovável anualmente. O local escolhido para a instalação da antena foi no final da arquibancada do tobogã, enconstado ao muro que dá para a Sotreq. 
O item mais importante da reunião foi deixado para o final e versou sobre o possível contrato de aluguel com a empresa Arthur Café que deseja arrendar algumas instalações do clube para explorar comercialmente. Entre os locais escolhidos pela empresa Arthur Café para fazer parte do pacote estão a boate refrigerada, as duas malocas da borda da piscina olímpica, o Salão Vermelho, o Castelhinho e o estacionamento principal. A questão desse possível contrato é muito séria e importante para o futuro do clube e precisa ser muito bem pensada para que seja tomada a decisão correta. Algumas perguntas e dúvidas surgiram na reunião, tais como: Por quanto tempo será o contrato? Quanto será o valor do aluguel? A empresa do Arthur Café fará as reformas necessárias para receber o público que esperado? Quem poderá frequentar esses espaçõs? O sócio terá que pagar estacionamento? Os funcionários do Arthur Café serão diferenciados através de uniformes e contratos de trabalho específicos? O ideal não seria deixar para assinar esse contrato pela nova diretoria que assumirá o clube no início de 2012? Essas e outras perguntas surgiram e foram parcialmente debatidas.
Considerando que já existe uma comissão para estudar e examinar os termos desse contrato, a mesa pediu adiamento para a votação da matéria. Foi sugerido pelo conselheiro Gerardo Von que tão logo a comissão de análise tenha um parecer sobre a proposta do contrato, os Conselheiros sejam imediatamente informados para que tenham tempo de estudar a decisão e já cheguem próxima reunião com a decisão formada.  A próxima reunião do CONDEL está prevista para o dia 31/08/2011.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Brasil e Argentina jogam em Belém pela Copa Rocca

Serão dois jogos entre Brasil e Argentina, pela Copa Rocca. O primeiro será no dia 14 de setembro, na Argentina. O segundo será no dia 28 de setembro, em Belém do Pará.

O site oficial da CBF confirmou nesta quarta-feira que os confrontos entre as Seleções do Brasileira e da Argentina , acontecerão nos dias 14 de setembro, na Argentina, e  28 de setembro, no estádio Mangueirão, em Belém do Pará. Os jogos serão válidos pela Copa Rocca. De acordo com informações divulgadas pela CBF, as seleções de Brasil e Argentina usarão apenas jogadores que atuam em seus países. O técnico Mano Menezes terá condições de convocar e observar jogadores que ainda não tiveram chance na seleção.
A convocação para o primeiro jogo, na Argentina , acontecerá no dia 9 de setembro, enquanto que a convocação para o jogo no Mangueirão deverá acontecer no dia 23 de setembro. O Brasil fará o primeiro jogo na casa dos hermanos, em local e o horário ainda por serem confirmados pela Associação de Futebol Argentino (AFA). 

Vista aérea do estádio Mangueirão.

O jogo entre Brasil e Argentina já foi confirmado para o Mangueirão mas agora o governo do estado terá a dificil missão de aprontar o estadio estadual, em menos de dois meses, para receber esse importante clássico do futebol mundial. A imprensa brasileira e mundial estará presente em Belém. Se o governo fizer direitinho a parte dele, talvez seja uma ótima oportunidade de mostrarmos o equívoco que cometeram em deixar Belém de fora da Copa do Mundo de 2014.

TREINAMENTO DA BASE NA TUNA LUSO

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Tuna Luso feminina estréia fora de casa

foto retirada do site da FPF

De acordo com a tabela divulgada pela CBF, a equipe de futebol feminina da Tuna Luso Brasileira fará sua estréia na primeira fase da Copa do Brasil de 2011, no próximo dia 18/08 (5ª feira) às 20:00h, no estádio Nilton Santos (Palmas), contra o time do Atenas-TO.
O jogo de volta deve acontecer no dia 25/08 (5ª feira), no estádio Francisco Vasques (Belém), faltando apenas confirmar o horário do jogo.

COPA DO BRASIL, FUTEBOL FEMININO

CAMPEONATO, COM 32 CLUBES E REPRESENTANTES DE TODOS OS ESTADOS, COMEÇA NO DIA 18 DE AGOSTO. VEJA A TABELA E O REGULAMENTO:

A CBF promove a partir de 18 de agosto a quinta edição da Copa do Brasil de Futebol Feminino. A competição, em sua versão 2011, continua com o caráter de verdadeira dimensão nacional, com a participação de 32 clubes e representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

A Copa do Brasil de Futebol Feminino 2011 terá a primeira rodada no dia 18 de agosto e encerramento no dia 24 de novembro. O campeonato será disputado em cinco fases, no sistema mata mata.

Entre os 32 times estão clubes que disputam o Brasileiro da Série A masculino como Vasco da Gama, Santos e Atlético Mineiro. O clube campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2011 disputará a Libertadores da América de 2012. O Duque de Caxias/RJ foi o campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino de 2010.

Veja os 32 clubes que participarão da Copa do Brasil 2011:
AC-1/AC, Atenas/TO, Atletas de Jesus/GO, Atlético/MG, Canindé/SE, Canoas/RS, Caucaia/CE, Colatina/ES, Comercial/MS, Cresspom/DF, Duque de Caxias/RJ, Flamengo/RS, Força e Luz/RN, Iguaçu/MG, Iranduba/AM, Kindermann/SC, MT-1/MT, Oratório/AP, Botafogo/PB, PI-1/PI, PR-1/PR, Rio Preto/SP, Santos/SP, Santos/RO, São Francisco/BA, São José/SP, São Raimundo/RR, Tuna Luso/PA, União/AL, Vasco da Gama/RJ, Viana/MA, Vitória/PE.

Tabela da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2011:
http://www.cbf.com.br/media/234251/tabela%20-%20cbff%20%281%29.pdf
Regulamento I:
http://www.cbf.com.br/media/234251/tabela%20-%20cbff%20%281%29.pdf

Regulamento II:
http://www.cbf.com.br/media/234251/tabela%20-%20cbff%20%281%29.pdf


fonte: Site Oficial CBF

TUNA LUSO QUER ATLETA DO PINHEIRENSE PARA A DISPUTA DA COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO

A treinadora de futebol feminino da Tuna Luso Brasileira, Aline Costa, revelou hoje (01.08.2011) à tarde, que além das atletas Paula e Wal, do Cruz Azul-Esmac, que já estão integradas ao elenco cruzmaltino, mais uma atleta deverá ser contratada para reforçar o time na Copa do Brasil de Futebol Feminino. Trata-se da lateral direita Kekê, do Pinheirense. A Tuna Luso espera definir essa contratação até o final desta semana.
fonte: FPF

Reunião Extraordinária do CONDEL da Tuna Luso

O presidente em exercício do CONDEL da Tuna Luso Brasileira, Sr. João Ribeiro Rito Nunes, convida Associados, Grandes Beneméritos, Beneméritos e Conselheiros, para participarem no próximo dia 04 de agosto de 2011 (quinta-feira), na sede olímpica o clube (boate), localizada na avenida Almirante Barroso nº 4110, com início previsto para as 20:00h em primeira convocação, e as 20:30h em segunda convocação, para deliberar sobre assuntos em pauta.

Pauta dos trabalhos:
1- Concessão de títulos honoríficos.
2- Deliberar sobre o Contrato de Locação não residencial entre a TLB e a TIM Celular S.A.
3- Deliberar sobre o Contrato de arrendamento das Instalações da TLB pela empresa Arthur Café.