domingo, 6 de janeiro de 2008






FUTEBOL FEMININO
TUNA LUSO BRASILEIRA
NO CAMPEONATO DE 2008

Estamos iniciando um novo ano e com ele esperamos renovar as nossas esperanças de conquistas de títulos. Além dos tradicionais campeonatos de futebol já disputados pela Tuna, teremos a estréia de um empolgante e muito esperado campeonato de futebol. Trata-se do campeonato paraense de futebol feminino que a FPF coordenará e já divulgou nota oficial (vide abaixo) e que terá a Tuna Luso Brasileira como uma das participantes. O diretor responsável pelo escrete feminino da Tuna é o abnegado e amigo Ismar, que nos dois últimos anos proporcionou muitas alegrias frente ao time de futsal feminino da Tuna. O time de futebol feminino da Tuna já está em formação e treinando. A diretoria conta com a adesão de patrocinadores e colaboradores para formarmos um bom time na disputa deste campeonato e bem representar o nome e a camisa do clube. Segue abaixo o calendário oficial divulgado pela FPF para o futebol femninino em 2008.

CALENDÁRIO OFICIAL DO FUTEBOL FEMININO DE 2008

CAMPEONATO PARAENSE DE CLUBES
PRAZOS INSCRIÇÃO DAS AGREMIAÇÕES: 02 À 15/01
INSCRIÇÃO DE ATLETAS: 02 À 20/01
DE 03/02 À 29/07/08

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL
PRAZOS INSCRIÇÃO DE AGREMIAÇÕES: 05 À 20/01
INSCRIÇÃO DE ATLETAS: 05 À 25/01
DE 03/08 a 10/12/08

COPA FPF DE CLUBES
PRAZOS INSCRIÇÃO DE AGREMIAÇÕES: 10 À 20/07
INSCRIÇÃO DE ATLETAS: 10/07 À 01/08
DE 10/08 a 17/12/08

VII COPA MARABÁ DE CLUBES
PRAZO INSCRIÇÃO DE AGREMIAÇÕES: EM ABERTO
INSCRIÇÃO DE ATLETAS: EM ABERTO
DE 21 a 23/08/08

X COPA NORTE DE CLUBES
CONVITE ÀS AGREMIAÇÕES: 21/01 À 02/06
INSCRIÇÃO DE ATLETAS: 02/10 À 31/11
PRAZO PARA RESPOSTA: 30/10
DE 19 a 21/12/08

Publique-se e se dê conhecimento à imprensa falada, escrita e televisada e aos torcedores em obediência ao que determina o “Estatuto de Defesa do Torcedor”, em obediência ao que determina a Lei nº 10.671 de 15 de maio de 2003.

Belém (Pa) em 12 de dezembro de 2007.
Antonio Carlos Nunes de Lima
Presidente da FPF

Francisco Marques Bastos
Diretor do DFF/FPF

Nota retirada do site oficial da FPF (http://www.fpfpara.com.br/)

sábado, 5 de janeiro de 2008


TODAS AS FRENTES
Clube quer projeção no masculino, feminino e com anões

Tuna se reinventa
Pintar de verde e branco o futebol do Pará é a pretensão da Tuna para a temporada 2008. Só no primeiro semestre, a Águia vai participar de duas competições: a Copa do Brasil e o Campeonato Paraense. Em outros flancos, o esquadrão da Cruz de Malta vai atacar com a equipe Tuna Luso de futebol feminino e com o Gigante do Norte, time de futebol para anões.A Tuna, atual vice-campeã estadual, ainda planeja contar com o suporte de um centro de Reffis (Reabilitação, Fisiologia e Fisioterapia), que pode se tornar referência no tratamento de atletas no eixo Norte-Nordeste do país.E com a possibilidade apoio de um grande banco português batendo os portões do ninho da Águia, a situação pode melhorar ainda mais. Entretanto, o presidente cruzmaltino Marcos Moraes já disse que acha perigoso contar com o ovo não chocado.Os artifícios da Lusa devem chamar a atenção não só da imprensa local, como também da nacional. O técnico tunante Carlos Lucena, por exemplo, despertou a curiosidade de meios de comunicação de vários cantos do país desde a formação do time de anões. O projeto, que tem um cunho social, é considerado inédito trabalho social. A formação do Gigante do Norte que conta com o apoio integral do clube, como já garantiu o presidente tunante Marcos Moraes.Incansável na busca de novos talentos, Carlos Lucena aproveitou ao máximo os jogos do torneio de acesso ao Campeonato Paraense 2008 e da fase preliminar do Estadual para encontrar novas cabeças para o seu rebanho. Das equipes que participaram dessas competições, Lucena selecionou oito jogadores. O técnico luso também promoveu oito jovens do sub-20 cruzmaltino à equipe principal. Somando a esses jogadores os goleiros Jackson (ex-Remo) e Fabrício e o atacante Vanderlei, foram 19 contratações no fim de dezembro.No Campeonato Paraense, a meta da Tuna é terminar pelo menos entre os três melhores, para garantir vaga na Série C do Campeonato Brasileiro de 2008.

VERDADEIRO REFFIS?
Clube imita grandes e promete turbinar departamento médico
A exemplo do que fizeram Santos (SP) e São Paulo (SP), a Águia está prestes a transformar seu departamento médico em um verdadeiro Centro de Reabilitação, Fisiologia e Fisioterapia, o conhecido Reffis, para o atendimento de atletas de todas as modalidades tanto da Tuna quanto de outros clubes.Segundo Bruno Noronha, oficializado, nesta semana, diretor do departamento médico cruzmaltino - apesar de cumprir a função há quase dois anos -, a revitalização do departamento está prevista para o início do próximo mês, quando devem chegar à Vila Olímpica os aparelhos conseguidos pelo clube em parceria com a Esamaz, faculdade local.Outra prática copiada de fora será a substituição, já nos jogos do Parazão 2008, do tradicional massagista pelo fisioterapeuta, como faz o Vasco da Gama (RJ). Além disso, o clube contará com o suporte de acadêmicos de áreas relacionadas à saúde habilitados ao atendimento de urgência e emergência em eventos esportivos para acompanhar os atletas durante os treinos e jogos da Lusa, “para favorecer a execução de um trabalho personalizado para cada atleta ou grupo de atletas com características comuns a fim de garantir melhores resultados para o clube e qualidade de vida para os atletas”, ressalta Noronha.
(matéria do Diário do Pará de 06/01/2008)

Vídeo da Rainha do carnaval da Tuna 2008

Assista ao vídeo da festa de lançamento da candidata da Tuna Luso ao concurso Rainha das Rainhas do carnaval 2008. A festa de lançamento aconteceu no último dia 03 de janeiro, na boite da Tuna Luso. O tradicional concurso será realizado no próximo dia 25 de janeiro e é mais uma promoção do grupo ORM.
http://br.youtube.com/watch?v=xYXp9tq0vEQ
http://www.orm.com.br/

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Maria Lúcia, a Rainha da Tuna 2008.



Maria Lúcia Ribeiro de Azeredo

O Rainha das Rainhas do carnaval de 2008, que acontece no dia 25 de janeiro próximo, terá um mês de janeiro cheio de atividades. As apresentações das candidatas começaram nesta quinta-feira (3) e só terminam no dia 17. O clube que terá a honra de fechar as apresentações será a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), atual vencedor do RR, com a Rainha Aline Reis. Esta semana, 16 clubes já confirmaram as datas das apresentações. Veja abaixo:

CEPE - 03/01 Tuna - 03/01 Monte Líbano - 07/01 Cassazum - 07/01COCB - 08/01 Bancrévea - 09/01 CSSA - 09/01 Pinheirense - 10/1 Clube dos Advogados - 10/1 Aeapa - 14/01 Clube de Engenharia - 14/01 COPM - 14/01 Asbep - 15/01 Pará Clube - 15/1 Clube do Remo - 16/1 Assembléia Paraense - 16/01 AABB - 17/01 Grêmio Literário Português - 17/01.

A Tuna Luso apostou na experiência de quem conhece bem dança e coerografia. O clube centenário terá como representante a bailarina e professora Maria Lúcia Azeredo, de 20 anos. Bons conselhos da família não vão faltar: Maria Lúcia é prima de Sandra Gil Padrão, que venceu o concurso em 1973. Boa notícia para os lusos: a prima venceu pela mesma Tuno Luso. Pé quente não vai faltar na torcida. A candidata pesa 50 quilos, tem 1,55 metro de altura, e muita experiência no Rainhas. 'Eu participei várias vezes do Rainha das Rainhas Mirím, ganhei duas vezes o título e quatro vezes de princesa', revela.Paixão e entrosamento com o clube também não falta. Lúcia Azeredo morou durante o ano de 2006 em Portugal onde fez parte do Companhia de Dança de Aveiro. Para ela, o Rainhas não é um sonho, mas sim um desejo. 'Estou me preparando há três meses, num ritmo intenso de academia e ensaios', conta. A coreografia de Maria Lúcia será assinada por Taís Reis e a fantasia por Jorge Pantoja.

domingo, 30 de dezembro de 2007

Uma paixão chamada TUNA LUSO










Assista o vídeo abaixo e veja que belo exemplo de amor pela Tuna.
A ATAT aproveita a oportunidade para desejar um FELIZ 2008, boas festas, sorte, sucesso e muita saúde para todos os cruzmaltinos e amigos da TUNA LUSO BRASILEIRA.

http://www.youtube.com/watch?v=UxRb4hnJhlc

TUNA LUSO no Rainha das Rainhas do carnaval 2008










FICHA DE CADASTRAMENTO DA RAINHA DO CARNAVAL 2008
Nome: Maria Lucia Ribeiro de Azeredo
NOME: PAI: JOSÉ RONALDO SANTOS DE AZEREDO
MÃE: MARIZE RIBEIRO DE AZEREDO
NASCIMENTO: 30 DE JUNHO DE 1987
IDADE: 20 ANOS
RESIDÊNCIA: BELÉM/PARÁ
ESTUDANTE: SIM
LOCAL: ESMAC
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA
HOBBY: DANÇAR, VIAJAR E SAIR COM AMIGOS
ESTILISTA: JORGE PANTOJA
COREOGRAFO: THAIS REIS
DIRETORIA SOCIAL: ARLINDO E ROSANGELA, JOÃO GUILHERME E GISELA, JOSETE PAVÃO, PAULO PINHO, LARIANE MAYARA E ARNALDO RODRIGUES.
VICE-PRESIDENTE SOCIAL: SALATIEL PEREIRA CAMPOS
VICE-PRESIDENTE DA DIRETORIA: JOÃO RITO
PRESIDENTE DA DIRETORIA: MARCOS MORAES

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Navegando pela net, encontrei:



CLUBES DO BRASIL - POR THIAGO LEAL

Série "Os Lusíadas" - Os portugueses do Norte

02/11

O Norte do Brasil é famoso por dois clubes: o Paysandu e o Remo, ambos do Pará. Os dois monopolizam o estado e há 19 anos se revezam na conquista do Campeonato Paraense de futebol, além de serem responsáveis por lotarem o estádio Mangueirão sempre que se apresentam no principal palco do futebol paraense. O Remo e o Paysandu, suas brigas para jogarem na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sua rivalidade, suas conquistas relevantes acabam abafando "o outro time do Pará": a Tuna Luso Brasileira. A Tuna tem a honra de abrir um espaço que, esporadicamente, aparecerá nos Clubes do Brasil: Sempre que a série "Os Lusíadas" ganhar essa seção, falará sobre as agremiações nacionais que trazem em sua origem heranças portugueses. Os grandes representantes dos nossos patrícios no Brasil são o Vasco da Gama e a Portuguesa. Mas com a colonização portuguesa em massa no território brasileiro, é natural que o fenômeno tenha se espalhado pelo país.E é justamente a Tuna Luso uma das mais ilustres representantes da colônia lusa no Brasil.Caixieiros viajantes. Em 1902, Belém estava movimentada pela visita do cruzador Dom Carlos à cidade. O evento fez com que um grupo de 21 caixeiros viajantes portugueses decidisse montar uma agremiação para perpetuar a cultura lusitana no Brasil. Assim, em 1º de janeiro de 1903, durante as comemorações de ano novo, nascia o clube Tuna Luso Caixeiral. O primeiro grande nome na história da Tuna Luso foi Francisco Vasques. Foi mediante sua iniciativa que o clube abriu o futebol, ainda amador e não filiado à Liga Profissional de Futebol de Belém, apenas como recreação. O caráter só mudou quando, em 1915, em comemoração à Independência e Proclamação da República de Portugal, o Tuna Luso venceu por 1x0 o Grêmio Luzitano e conquistou a Taça 5 de Outubro. A primeira conquista do Tuna Luso deu ânimos ao clube para montar um departamento de futebol profissional. Novamente Francisco Vasques assumiu a responsabilidade da situação para viabilisar o futebol cruzmaltino.As décadas de ouro, o segundo divisor de águas para a Tuna Luso foram os anos 30, já sob o nome Tuna Luso Comercial, adotado em 1926. Em 1935, sempre aos olhares de Francisco Vasques, foi inaugurado o Estádio Cruzmaltino, onde o clube passaria a mandar seus jogos. A importâcia do fato se consumou em 1937, quando a Tuna Luso conquistou seu primeiro Campeonato Paraense, e, de quebra, de forma invicta. Com o time base Licínio, Setenta, Cinco, Aldomário, Pellado, Setenta e Sete, Lulu, Conega, Jango, Pitota e Patesko, a Tuna decidiu o título contra o poderoso Paysandu, campeão em dez ocasiões anteriores, e venceu a partida por 2x1. No embalo da primeira conquista, com o mesmo time-base, os lusitanos conquistaram o bi-campeonato em 1938, jogando sete partidas e vencendo seis delas, levantando o Campeonato por antecipação. O título garantia a Tuna Luso como uma das forças do futebol paraense. E a década de 1940 serviu para ratificar esse posto.Em 1941, vindo de um vice-campeonato no ano anterior, a Tuna Luso venceu pela terceira vez o Campeonato Paraense, sendo pela segunda vez de forma invicta. Os anos 40 ainda viu mais um título da comunidade portuguesa, em 1948, ano em que conquistou também o título de regatas, fazendo com que sua torcida pudesse comemorar como "Campeã de Terra e Mar". Dessa forma, a Tuna Luso entraria mais uma vez forte para década seguinte. Os anos 1950 seriam novamente prolíficos para a Tuna Luso.O time de 1951, com a mesma base de 1948 e o folclórico Miguel Cecim como treinador, conquistou o Campeonato Estadual marcando 40 gols em 12 jogos, sendo nove vitórias, dois empates e uma derrota; e em seguida veio o terceiro Campeonato invicto, em 1955, com mais uma máquina ofensiva poderosa, a ponto de marcar 55 gols em 16 jogos. O time, que mantinha jogadores de 1948 e 51, ainda teve gás o suficiente para conquistar também o título de 1958. China talvez tenha sido o principal jogador dessa geração vencedora da Tuna Luso que, mesmo abaixo de Remo e Paysandu, sempre tinha forças para incomodar os rivais.Tuna Luso BrasileiraOs anos 60 passaram em branco - o título bateu na trave com os vice-campeonatos de 1962, 63 e 64. Mas, mesmo assim, não deixou de ser marcante para o clube: em 1968 a agremiação mudou novamente de nome, desta vez em definitivo, para Tuna Luso Brasileira.Com nova alcunha, a Tuna Luso entrou a década de 1970 sendo campeã já no primeiro ano, após um jejum de 12 anos. O título não podia ter vindo de forma menos emocionante: aos 44 do segundo tempo numa vitória por 3x2 sobre o Paysandu após estar perdendo por 2x0. Mas bastou quebrar esse período de seca que o clube entrou em novo e longo jejum, passando mais 13 anos sem conquistar o Campeonato Estadual.A gloriosa década de 80Em 1983 a Tuna Luso Brasileira quebrou novo tabu e conquistou o Campeonato Paraense. A dupla responsável pelo título foi o treinador Ary Grecco orientado pelo lendário Miguel Cecim. Foi o primeiro passo da última década de glórias da Tuna Luso. Com o título estadual de 83, veio a participação no Campeonato Brasileiro, a Taça de Ouro, de 1984, num grupo com os grandes São Paulo e Vasco da Gama. Os confrontos com esses dois gigantes foram desiguais. Em casa, a Tuna Luso conseguiu segurar empates - respectivamente 0x0 e 1x1. Mas jogando no Morumbi e em São Januário vieram duas amargas derrotas, sendo 3x1 e 9x0.O episódio não parece ter desanimado o Tuna Luso - mais valeu a participação na Taça de Ouro. Tanto que em 1985 conquistou a Taça de Prata, referente à segunda divisão. Três anos depois, em 1988, veio o último título estadual da Tuna Luso.E a última grande conquista do clube lulo-brasileiro foi a Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro em 1992.
Em 2007São quase 20 anos sem título estadual e 15 sem título nenhum. Mesmo assim a Tuna Luso, passando por grandes dificuldades financeiras, se segurou em 2007 e repetiu o vice-campeonato paraense de 2002 e 2003. Com o resultado, ganhou o direito de disputar a Série C, onde foi eliminado, finalizando na 14ª colocação.
Apesar de parecer pouco para a Tuna Luso, o clube, sob o comando do treinador Carlos Lucena, está lutando para se reerguer e conquistando resultados positivos de forma evolutiva, ao passar dos anos. É um longo caminho a ser trilhado pelo clube que está à sombra de Remo e Paysandu, mas até hoje segue a incomodar.


INFORMAÇÕES DO CLUBE
Tuna Luso Brasileira

Apelidos: Tuna; Águia
Mascote: Águia
Localização: Belém, Pará, Brasil
Fundação: 1º de janeiro de 1903
Estádio: Francisco Vasques - Capacidade: 5.000
Presidente atual: Marcos Morais
Patrocinadores: UNIMED / SPA AMAZÔNIA / GLOBO ESPORTE / ARAZÉNS PARAÍBA
Fornecedor de material esportivo: DITTZ
Internet: http://www.tunaluso.net/ (não-oficial)
Torcida organizada: Movimento Uniformizado Cruzmaltino (MUC) e Associação dos Torcedores e Amigos da Tuna (ATAT)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Cobertura concluída!



A associação orgulhosamente entrega mais uma obra realizada no estádio da Tuna. Trata-se da conclusão da cobertura das arquibancadas laterais do Sousa. Prometemos e cumprimos, graças ao empenho e colaboração de muitos abnegados, amigos e anônimos que ajudaram na realização de mais uma obra em favor da Tuna, sem custo nenhum para o clube, pois todo dinheiro usado foi fruto de doação. Agora iniciaremos a pintura das arquibancadas para dar continuidade a revitalização do estádio, preparando-o para o estadual de 2008.

A ATAT agradece a todos que direta ou indiretamente colaboraram com a realização dessa obra. Seguem algumas fotos da nova cobertura.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

ATAT e Tuna Luso Brasileira, uma parceria de sucesso

ASSOCIAÇÃO DOS TORCEDORES E AMIGOS DA TUNA - ATAT

Belém, 10 de novembro e 2007.

Caros amigos,
Quem viu a Tuna Luso há dois anos atrás, mais precisamente no final de 2005 e início de 2006, nem imagina como na verdade encontramos essa tradicional agremiação, tão logo iniciamos o nosso serviço de apoio ao clube. Naquela época de vacas magras, quando poucos apareciam por lá para ajudar, alguns fiéis torcedores abnegados e simpatizantes da Tuna, reuniram-se para no início de 2006 fazerem algo que pudesse realmente ajudar a Tuna Luso Brasileira a sair da situação em que se encontrava. Foi então marcada e realizada uma primeira reunião na residência do Sr. João Araujo (atual presidente da ATAT) que contou inclusive com a presença do atual presidente da Tuna Luso, Sr. Marcos Moraes. Iniciamos alí nossas atividades e em seguida outras reuniões vieram para selar definitivamente a fundação da ATAT. Em abril de 2006 nosso estatuto já estava pronto e registrado em cartório. Antes mesmo de protocolarmos o nosso registro em cartório, já estávamos agindo e ajudando a Tuna Luso de forma indireta.
Inicialmente voltamos nossas atenções para o futebol profissional e posteriormente fomos ficando presentes também em vários outros setores do clube, incluindo a área social e esportes amadores.
Informamos que todos os serviços e obras que a ATAT já realizou na Tuna desde sua fundação, foi fruto de doações, pagamentos de mensalidades da ATAT e vendas efetuadas pela boutique da ATAT , sem onerar em nenhum numerário os cofres do clube.
Seguem algumas das realizações da ATAT nos anos de 2006 e 2007:

O que a ATAT realizou em 2006:
1) Instalação de um aparelho de ar condicionado doado pelo Sr. Marcos Moraes para ser colocado na sala de imprensa;
2) Aquisição e substituição de 4,0m2 de lajota no banheiro do vestiário das categorias de base (no ginásio Miranda Sobrinho) e instalação de um mictório de inox;
3) Cobertura do bar do estádio, substituição do madeirame e colocação de telhas Brasilit novas; 4) Ampliação da área construída em alvenaria do banheiro do estádio do Sousa, com reparo na parte hidráulica e cobertura do mesmo com telhas Brasilit;
5) Lavagem e pintura das arquibancadas e muros dos alambrados do estádio do Sousa;
6) Recuperação e substituição da fiação e das tomadas de telefone das cabines de imprensa do estádio do Sousa;
7) Pintura do nome Tuna Luso Brasileira na borda (fundos) da piscina olímpica;
8) Reativação da boutique da ATAT na sede olímpica;
9) Gerenciamento, por um período limitado, do bar do estádio durante os jogos da Tuna na Série C de 2006;
10) Confecção de Banner promocional com os patrocinadores da Tuna na Série C de 2006;
11) Ajuda financeira ao pessoal da sede náutica para viajar e disputar o campeonato brasileiro, no Rio de Janeiro, tendo um atleta da Tuna Luso vencido e se tornado campeão brasileiro, no segundo semestre de 2006;
12) Aquisição e doação de cestas básicas para complemento alimentar dos atletas da sede náutica (café, leite, açúcar, biscoito, aveia, etc...);
13) Ajuda com doação de cestas básicas higiênicas para os atletas das categorias de base que moram nos alojamentos do estádio Francisco Vasques (papel higiênico, sabonete, sabão, pasta de dente);
14) Fornecimento de frutas para os jogadores profissionais durante os treinos oficiais do campeonato da Série C de 2006;
15) Fornecimento de café da manhã nos dias de jogos da Tuna na Série C de 2006;
16) Substituição de um registro do chuveiro da guarita de entrada da piscina olímpica, 06 chuveiros plásticos da borda externa da piscina olímpica, 04 chuveiros plásticos dos banheiros da sede social e do Castelinho;
17) Ajuda de custos para transportes dos atletas e comissão técnica do futsal em 2006;
18) Confecção de bandeiras da Tuna para uso nos jogos do clube na Série C de 2006;
19) Substituição de tubulação e colocação de chuveiros novos no banheiro externo do campo de futebol do estádio;
20) Ajuda em algumas refeições (almoço) dos jogadores durante o período de jogos da serie C de 2006;
21) Fornecimento de material de suporte para o departamento médico (bolsa para remédio, garrafa térmica para água, bolsa de gêlo, garrafão de 20 litros para água mineral, etc);
22) Colocação de 02 ar-condicionados nos apartamentos da concentração dos jogadores profissionais no estádio em 2006 (sendo dois posteriormente transportados para uso a boite); 23) Divulgação do clube junto a imprensa local e internet através de criação de blogs informativos;
24) Recuperação de parte da jardinagem em frente da área administrativa da sede social e na parte interna do campo de futebol do Sousa;
25) Fornecimento de água mineral para a imprensa e fornecimento de suco e bolo para os árbitros nos jogos da Tuna na Série C de 2006;
26) Pintura das marcas do campo de futebol do estádio em dias de jogos;
27) Venda de ingressos e gerenciamento da bilheteria em jogos da Tuna na Série C de 2006;
28) Supervisão do estacionamento, para não sócios, em dia de jogos da Tuna Luso na série C de 2006;
29) Doação de R$600,00 para ajudar no pagamento da conta de luz que estava atrasada e iria ser cortada no segundo semestre de 2006;
30) Fornecimento de garapa (caldo de cana) como energético para os treinos solicitado pelo departamento médico;
31) Fornecimento de uma bola de voley para uso no departamento social;
32) Ajuda de custo em espécie, fruto de doações, para os jogadores profissionais após os jogos da série C de 2006;
33) Doação de mais de 60 cestas básicas p/funcionários e atletas da Tuna no final de 2006;
32) Outras realizações não computadas, etc...
O que a ATAT já realizou em 2007:
1) Efetuamos o pagamento da transferência de alguns jogadores, junto a CBF/FPF e outras federações (Sérgio/Hallace/Felipe Mamão);
2) Ajudou na promoção de almoço de confraternização para os funcionários da sede social;
3) Colaboramos com a atual pintura da sede social, incluindo as arquibancadas da piscina olímpica, meio-fio das alamedas, jardineiras da árvores das alamedas, bases das mêsas do guarda-sol e salão vermelho;
4) Nivelamento das traves para altura padrão e replante de 120,0m2 de grama nas áreas próximo aos goleiros;
5) Aquisição e colocação de 50,0m2 de piso de borracha, substituição de lajota das paredes, substituição de vidros quebrados dos balancins e pintura geral do vestiário das categorias de base, no ginásio Miranda Sobrinho;
6) Aquisição de bolas de futebol: 05 Penalty p/profissionais, 08 Nike p/profissionais e 02 Nike p/sub-20;
7) Aquisição de 36 coletes (18 verde e 18 vermelho) para treinamento dos profissionais;
8) Aquisição e doação de duas luvas profissionais para uso dos goleiros em jogos oficiais;
9) Aquisição e doação de 40 pares de meiões para treinamento dos jogadores profissionais;
10) Aquisição e doação de 12 cones de borracha para uso em atividades físicas;
11) Aquisição de material e confecção de duas traves metálicas móveis, com rede, para treino dos goleiros;
12) Aquisição e instalação de uma caixa nova para suporte de ar condicionado para a sala do departamento médico;
13) Aquisição e instalação de dois ventiladores grandes para uso fixo nos vestiário dos jogadores profissionais;
14) Aquisição e doação de um adaptador de voltagem (120v/12v) para instalar na balança do departamento médico que estava parado há mais de dois meses;
15) Tratamento e pintura dos alambrados do estádio Francisco Vasques, que há mais de trinta anos não eram revitalizados;
16) Concluída a instalação das ferragens de sustentação da cobertura das arquibancadas laterais do estádio Francisco Vasques (falta colocar apenas 50 telhas metálicas tamanho 6,00X1,07m);
17) Apoio aos eventos da área social promovidos pela diretoria do clube.
Enfim, estamos diretamente ligados aos interesses da Tuna Luso Brasileira, em todos os sentidos e independente do setor. Somos fiéis colaboradores da área social, dos esportes amadores, do futebol profissional, da sede náutica, etc... O trabalho, até o presente momento, foi muito grande e os obstáculos maiores ainda mas graças ao apoio de alguns amigos que acreditaram em nossa proposta e a dedicação dos membros da diretoria e demais colaboradores da ATAT, estamos conseguindo muitas vitórias, porém a mais importante foi o resgate da nossa dignidade e a grande conquista do título do primeiro turno do campeonato de futebol de 2007.
A luta continua e esperamos compartilhar esse sucesso com todos os nossos colaboradores.

Sds,
Gerardo Von (conselho fiscal da ATAT e colaborador)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Entrevista do Presidente da Associação ao jornal Diário do Pará (Cláudio Guimarães), em 12 de novembro de 2.007

Personagem da semana

João Araújo Evangelista Araújo, representante comercial e presidente da Atat (Associação de Torcedores e Amigos da Tuna).

Como surgiu a Atat?
Foi após a fatídica derrota para o Castanhal em 2005, naquele jogo de um tempo em cada dia e que perdemos. Reunimos eu, Paulo Ferrer, Gerardo Von e Manoel Fonseca (Maneco), debaixo do jambeiro no Souza e veio a idéia.

Quando ela foi fundada oficialmente?
Dezembro de 2005. Antes, aconteceram várias reuniões, sempre com número crescente de participantes.

Além do que já fez, qual o futuro grande projeto da Atat para ajudar a Tuna?
Iluminação do Estádio Francisco Vasques.

O que falta para a Atat relacionar-se melhor com Atar e Amap?
Estranhei declarações sobre nosso afastamento. Já conversamos várias vezes com membros das associações congêneres e vamos nos aproximar mais.

Quem são os dirigentes da Atat?
Eu, Fernando Gouveia, Manoel Fonseca, Procópio Soares, Gerardo Von, Paulo Araújo e José Campos.

Qual melhor jogador que viu na Tuna?
No passado, Fefeu. E agora admiro Paulo de Tárcio.

E o melhor técnico?
Aloísio Brasil.

Qual dirigente foi ou é nota 10?
Antes, Manoel Chipelo. E agora Marcos Moraes.

O que é ser cruzmaltino?
É a maior felicidade de um desportista como eu. Herdei o amor pelo clube do meu pai, Manoel Firmino Araújo, quando ainda estava em Santarém.

Vitória tunante que mais o emocionou?
1 a 0 sobre o Paysandu, gol de Gonzaga, na Curuzu, na conquista do título paraense de 1970.

Qual a grande tristeza proporcionada pela Lusa?
A humilhante derrota para o Castanhal a que já me referi nesta entrevista.

O que falta para a Tuna voltar aos bons tempos?
Dinheiro e bom diretor de futebol. Ainda bem que já contamos agora com os extraordinários Armando Tavares e Armando Mourão. E tudo deverá se encaminhar para dias melhores.

É a favor da ampliação do Estádio Francisco Vasquez?
Com certeza.

Tuna é discriminada?
Em todos os segmentos, inclusive por parte da imprensa.

É freqüentador assíduo da sede?
Nem tanto.

Acompanha Tuna nos jogos fora de Belém?
Nem sempre. Mas sempre vai alguém da Atat.

Quantos anos de amor verdadeiro pela Cruz-de-Malta?
37 anos.

Atat ajuda também os esportes amadores da Tuna?
Temos apoiado a natação e o departamento náutico.

Como é a relação da Atat com a diretoria?
Excelente.

Um sonho?
Ver a Tuna de novo campeã paraense e brasileira.

sábado, 3 de novembro de 2007

Cobertura quase pronta!


Quem for ao estádio do Souza amanhã, para o jogo do Sub-20, verá os trabalhos feitos pela Associação. A arquibancada lateral, está em reforma, para ser toda coberta. Desde que foi construída, recebia muitas críticas, quando os jogos eram realizados sob o sol forte da manhã ou quando chovia. Desta forma, a Associação atenderá um pedido de todo tunante, de um estádio mais confortável. A estrutura metálica, para receber a cobertura está quase pronta e muito em breve, concluída.